Farmácia

Professoras do curso de Farmácia representam a Unesc na Alesc

Professoras do curso de Farmácia representam a Unesc na Alesc
Flávia Rigo, Sílvia Dal Bó, Marília Schutz Borges e Carla Maragno, estiveram participando da mostra de resultados do Observatório da PICS (Foto: Divulgação) Mais imagens

As professoras do curso de Farmácia da Unesc, Flávia Rigo, Sílvia Dal Bó, Marília Schutz Borges e Carla Maragno, representaram,  através do Núcleo Sul, a Universidade na mostra de resultados do Observatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-PICS), realizada na última quinta-feira (16/12) no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina(Alesc). 

Na oportunidade foram apresentados os avanços alcançados pelo OC- PICS entre os anos de 2019- 2021, assim como foram traçadas as estratégias para 2022 e 2023. A ideia principal do OC-PICS é divulgar as práticas integrativas como uma estratégia integral de saúde e promover capacitações em equipes de saúde pública junto às Secretarias municipais de saúde da região Sul.
Em 2019, a Alesc aprovou a Lei 17.706 que regulamenta as PICs no Estado e impulsiona o que já estava previsto em nível federal. A autoria da proposta foi do deputado Padre Pedro Baldissera, que atua como coordenador do Fórum das Práticas Integrativas e Complementares do Legislativo, além de participar da articulação do observatório.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, o evento deixou as integrantes do Núcleo Sul, motivadas com muita energia. “As conexões que realizamos foram muito proveitosas. Tivemos a nítida impressão de que estamos todos caminhando juntos e trabalhando em equipe, em prol de um cuidado integral e mais humanizado aos pacientes. É um orgulho representar a nossa Unesc no OC-PICS”, declarou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2021 às 14:15
Compartilhar Comente

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde

Unesc forma 56 novos profissionais da área da Saúde
A noite foi especial para os formandos e formandas de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia / Fotos: Décio Batista / AgeCom Mais imagens

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade…”.

“Prometo que, ao exercer a profissão de bacharel em Farmácia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência…”.

“Juro por Deus e minha família, diante dos meus mestres, que me dedicarei à Fisioterapia com honra e dignidade respeitando a vida humana…”.

Com esses três princípios de juramentos acima evocados pelos recém formados, a Unesc realizou na noite desta segunda-feira (13/12), de forma híbrida, no auditório Ruy Hulse, a colação de grau especial de sete formandos e formandas do curso de Enfermagem, 28 bacharelandos e bacharelandas do curso de Farmácia e 21 graduandos e graduandas do curso de Fisioterapia. O evento teve transmissão pela Unesc Tv no You Tube.

Toda formatura é um momento especial aos estudantes que atingem a conclusão do curso escolhido e a profissão almejada. Nessas horas de felicidade extrema, junto aos pais e mestres, se encerra mais uma etapa e inicia outra nova nas trajetórias pessoais e profissionais. Novos horizontes, novos rumos os aguardam agora, fora do campus da Universidade. Entre salas de aula, laboratórios e Clínicas integradas, muito conhecimento foi repassado pelos docentes para a capacitação de cada um.

No discurso das três turmas, realizado em duas vozes pelas oradoras bacharelandas Luana Budny Niero (Farmácia) e Vitória Lessa Ribeiro (Fisioterapia), o teor mesclou orgulho, despedidas, recordações e futuro.

“Hoje, estamos aqui formalmente para fechar mais um ciclo de nossas vidas, mas também para abrir um mundo de possibilidades. Hoje também é o dia de relembrarmos nossa trajetória e de fazer planos para o futuro. Tudo parece um sonho, um filme que assistimos e não vimos a hora passar! Lembramos da primeira prova, do primeiro trabalho, da primeira amizade e do primeiro contato com o paciente. Esse tão esperado por muitos, e tão temido por outros”, discursou Luana.

Futuro

As oradoras lembraram, ainda, a busca incessante pelo novo. "Foram anos de dedicação, e agora seguiremos em frente. Que sigamos em busca da zona de desconforto, pois é lá que iremos nos manter no caminho da evolução. É lá que iremos lembrar das pessoas que nos abriram caminhos e pensar naquelas que estão contando conosco para abrir os seus caminhos também. Lembrem-se, se o medo se instaurar, apegue-se a tudo que passamos para estarmos todos aqui hoje. Busquem possibilidades e não deixem que o medo os impeçam de tentar. A maior recompensa que podemos ter não é a financeira. Ela nos oferece, sim, infinitas possibilidades. Porém, são as conexões e os encontros que vamos somando durante a nossa trajetória que fazem tudo na vida valer a pena”, concluiu Vitória.

A professora e paraninfa de todas as graduandas e graduandos da noite, Flávia Karine Rigo, emocionada com o convite, iniciou a sua fala agradecendo. “Quando penso na responsabilidade deste discurso, me pergunto quais os motivos que os fizeram acreditar, que algo que eu possa pensar, falar ou expressar pode ser relevante nesse momento tão especial. Penso que a farmacologia, a fisiopatologia e a Enfermagem, nos uniu e fico muito feliz, porque isto me faz acreditar que eu consegui passar a importância delas na profissão de vocês, mas além disso, penso que nossa relação de respeito e de amizade, me trouxeram até aqui. Queridos bacharéis e bacharelandas, vocês escolheram trabalhar com saúde. E promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e amor.  A incerteza da continuidade da vida amedronta, fragiliza e vocês terão o poder de amenizar esse sofrimento, além de renovar a esperança da vida. O dia que pudermos entender que a promoção da saúde depende de uma equipe multiprofissional, só aí compreenderemos o real significado da palavra humildade”, avaliou.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho Lopes, presidente da sessão solene, no uso da palavra, buscou refletir com todos sobre a conclusão de um ciclo. “A vida é feita de ciclos. Cada ciclo é orientado por propósitos que norteiam as nossas vidas. Hoje, todos vocês encerram um ciclo. A felicidade tem relação direta com os propósitos. São eles que sedimentam o seu caminhar, suas escolhas, seus objetivos e metas. A felicidade está estritamente vinculada ao significado que você dá a tudo o que te envolve e faz parte da sua estrutura de vida, Seja a familiar, a amorosa, a espiritual e a profissional. Porém, o que promove a consciência do significado da felicidade, é o conhecimento acumulado ao longo da sua vida e o que você se apropriará daqui pra frente", afirmou.

Ela foi adiante, com dicas muito claras aos novos profissionais. "São palavras que me representam muito como pessoa e profissional: sejam a diferença e façam a diferença; tenham propósitos! Uma vida sem propósito é vazia e sem cor; enxerguem o amanhã com otimismo e perseverança; planejem-se e construam uma história de vida alicerçada em valores e objetivos; e sejam conscientes que os desafios da vida nos preparam para enfrentar novos desafios amanhã e nos fortalecerem", elencou a pró-reitora.

Homenagens

A noite ainda foi reservada para as prestar o reconhecimento de gratidão prestados pelos formandos e formandas aos seus professores. Foram agraciados :

A paraninfa, Flávia Karine Rigo

Homenagens do curso de Enfermagem

Professores Jacks Sorato, Mariana Freitas Comin e Karina Cardoso Gulbis.

Homenagens do curso de Farmácia

Professores Silvia Dal Bó, Angela Erna Rossato, Larissa de Oliveira de Baptista e Hugo da Silva Dal Pont.

Homenagens do curso de Fisioterapia

A patronesse Hérica Salvaro Fernandes e as professoras Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal, Évelin Vicente e o professor Fernando Schmitz Figueiredo.

Relação de Formandos


Enfermagem:

Bruna Aparecida Ferreira de Lima
Daniele de Souza Justin
Eduarda de Souza Fontana
Géssica Justo Behenck
Ismael Gessé Cittadin
Juliana Madeira

Farmácia:

Aline Jeremias
Amanda Premoli Serafim
Ana Paula Luz Pinto
Bárbara da Costa Pereira
Cláudia Dagostin Thomasi
Cláudia Santos de Oliveira
Cristiéli de Oliveira dos Santos
Cristina Sabino Batista
Eduarda Bettiol
Eduardo Machado
Elianara Cardoso Motta
Gabriel Paulino Luiz
Gabriela Schaukoski
Gustavo Garbeloto Comelli
Júlia Amaral Paganini
Julia de Sá Garcia
Júlia Lisbôa dos Santos
Julia reiser tramontin
Kaline Bittencourt Nola
Laura Olivio Mondardo
Luana budny niero
Maria Eduarda Magnus Bauer
Mirela da Silva Rodrigues
Monique Rodrigues Nascimento
Pâmela Pereira Ramos
Rackel Machado Santini
Vitória Barreto Almeida
Viviane Aparecida da Silva

Fisioterapia:

Alessandra Langer Scheffer
Brenda Silvestre Rodrigues
Caroline Francisco Savi
Daniel Gustavo Trindade
Fernanda Tavares Pereira
Josilene Martins Fernandes Patricio
Larissa Fernandes Furlan
Laura de roch casagrande
Letícia Monteiro Bettiol
Leticia Sangaletti Elias
Luana Madeira
Luana Manoel Vieira
Luana Réus Garcia
Marina Nowasco da Silva
Natália dos Santos Marcelino
Patrícia Maria Fontanella Sachet
Pietra de Souza Trombin
Ramilla Rosso Possamai
Renata Gripaldi Liesch
Suélen dos Santos Nazário
Vitória Lessa Ribeiro

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de dezembro de 2021 às 13:58
Compartilhar Comente

Novembro Azul: Semana intensa de atividades pelos homens

Novembro Azul: Semana intensa de atividades pelos homens
As ações acontece no hall da reitoria e nas Clínicas Integradas / Fotos: Daniela Savi / AgeCom Mais imagens

O bem estar e os cuidados com a saúde do homem estão sendo prioridade em mais um Novembro Azul. A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, em parceria com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humanos (DDH) da Unesc, estão promovendo nesta semana diversas ações para alertar os homens sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como a importância dos cuidados com a saúde. 

Na manhã desta terça-feira (23/11), a Clínica Escola de Enfermagem realizou em suas dependências ações de testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sifílis e HBsAG (Hepatite B). Aqueles que perderam a oportunidade de realizar a testagem ainda poderão procurar na próxima sexta-feira (26/11), na Clínica Escola, nos seguintes horários: pela manhã, das 8h30min às 11h15min e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para fazer os exames é necessário apresentação de um documento oficial com foto.

Também na manhã de sexta, às 10 h, nas Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação. 

Bem estar

Para propiciar o bem estar aos homens que passarem pelo hall da reitoria, muitas ações estão programadas para a tarde desta quarta-feira (24/11), a partir das 13h30min. O Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares, preparou atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reike, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial e muito mais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:32
Compartilhar Comente

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc

Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc
Várias ações foram oferecidas aos homens que passaram pelo hall da reitoria(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Os homens da Unesc e aqueles que transitaram pelo hall da reitoria na tarde desta quarta-feira (24/11) tiveram uma oportunidade única. Foi uma chance especialmente preparada para que eles cuidassem da saúde. As acadêmicas do Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares ofereceram atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reiki, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial.

Segundo a professora Flávia Rigo, do curso de Farmácia, o momento é de reflexão, conscientização e orientação em alusão ao Novembro Azul, visando a prevenção do câncer de próstata. 

“Oferecemos várias práticas integrativas que ajudam a diminuir estresse, e ajudam a relaxar. O homem precisa de um cuidado especial neste Novembro Azul, já que é muito desligado com relação aos cuidados com a saúde. Queremos alertá-los sobre o risco do câncer de próstata, por isso estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível”, explicou.

Para o colaborador do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, Rodrigo Ribeiro de Freitas, a iniciativa é extremamente interessante e importante, tendo em vista que o homem não se cuida tanto quanto a mulher.

“Quando se tem a oportunidade de estar sendo beneficiado, com várias atividades aqui no campus,  isso é muito importante até pela facilidade. Isto também mostra a preocupação da Universidade com a saúde do seu funcionário, da sua comunidade acadêmica e de todos que acabam passando por aqui. É uma oportunidade única de fazer vários tipos de tratamentos, aqui neste mês importante para o homem”, comentou.

Testagem rápida

As ações do Novembro Azul continuam na próxima sexta-feira (25/11), na clínica da Escola de Enfermagem. Haverá testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sífilis e HBsAG (Hepatite B), pela manhã, das 8h30min às 11h15min, e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para a realização desses exames é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Ainda na manhã de sexta, às 10 horas, nas dependências das Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação. 

A promoção do Novembro Azul é uma parceria da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:24
Compartilhar Comente

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia

Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia
A farmacêutica Bruna Wessler estará representando a categoria e a Universidade a partir de 2023 no CRF-SC (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

A professora e egressa do curso de Farmácia da Unesc, Bruna Giassi Wessler, foi eleita neste mês para ocupar uma cadeira de titular no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC). Bruna foi a mais votada na disputa estadual com 3.647 votos, 7,83% dos votos válidos, entre 21 candidatos. A posse está marcada para 10 de dezembro.

Ela contou, em entrevista ao programa Nossa Unesc que vai ao ar às 20h15min desta quinta-feira (25/11), detalhes da eleição, os planos para o mandato que exercerá no CRF/SC e algumas das pautas que pretende levar para as discussões dos farmacêuticos em nível estadual. O programa, que é exibido em TV aberta pela RTV Criciúma, canal 19.1 digital, já está disponível no canal Unesc Oficial no Youtube.

A eleição

Conforme o regimento interno do CRF/SC, Bruna toma posse neste ano, mas só começa a exercer o cargo no triênio 2023 a 2026. Sua bandeira de campanha foi baseada na aproximação da entidade com os associados. “Quanto mais o CRF estiver próximo, mais a gente consegue verificar quais os principais pontos precisamos melhorar para beneficiar os profissionais da nossa região”, explicou Bruna.

Segundo a futura conselheira, o Sul catarinense estava sem representatividade dentro da instituição há muito tempo. “Vamos recuperar este tempo e trabalhar para ampliar as ações. Estão surgindo várias áreas de atuação para o farmacêutico, como a farmácia clínica, a dupla Responsabilidade Técnica (RT), e também estamos pleiteando junto às prefeituras a contratação de profissionais para as farmácias das unidades de saúde”, acrescentou.

Presidente do CRF, Marco Koerich, também em campanha, esteve na Unesc para apoiar a candidatura da Bruna.A professora Bruna fez parte da chapa da situação, que saiu vencedora do pleito. “Temos muitas ações e muitas propostas que já vêm sendo desenvolvidas, algumas questões que agora por conta da pandemia a gente teve que tirar do papel. Vamos buscar resolver as questões de documentação para facilitar a inscrição dos profissionais e orientá-los sobre as outras áreas de atuação do farmacêutico que estão sendo regulamentadas e evoluindo através das consultas públicas", frisou. 

Farmácia clínica

Uma das principais bandeiras abordadas por Bruna no período eleitoral do CRF foi a adoção da farmácia clínica em Santa Catarina. Trata-se de uma política de conciliação terapêutica, já regulamentada em nível nacional, que permite aos farmacêuticos oferecer consultas a pacientes em farmácias.

"É como se fosse uma consulta farmacêutica. Dentro desse atendimento, a gente pode realizar diversas ações, dependendo do que o paciente necessitar. A gente pode fazer prescrição de alguns tipos de medicamentos, tudo já regulamentado. Podemos fazer encaminhamentos, solicitar exames e, principalmente, fazer análise dos medicamentos que o paciente já utiliza", comentou.

Ela apontou os diversos casos de pacientes polimedicados, "muitos que tomam de 10 a 20 medicamentos, para os quais, na consulta, a gente conseguirá analisar os medicamentos que tomam, os melhores horários, as relações entre um e outro e eventuais excessos". Bruna observou que, caso problemas sejam detectados, o farmacêutico pode procurar o médico responsável pela prescrição para rever o receituário.

Momento de fiscalizar

Para a conselheira eleita, a fiscalização do exercício profissional também estará em pauta quando estiver em atuação no CRF/SC. “Vamos fiscalizar e orientar aqueles que estão em atividades, mas não estão em dia com o Conselho. Também estaremos verificando carga horária, estabelecimento funcionando sem farmacêutico e mostrar a importância do Conselheiro para a categoria”, destacou.

Assista  a íntegra da entrevista no Programa de TV "Nossa Unesc":

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 14:04
Compartilhar Comente