Nutrição

Unesc na comunidade

A atuação da Unesc na comunidade se dá também por meio de ações nos municípios. Nesta terça-feira (1º/10), a Universidade, em parceria com o Cras da Santa Luzia, realizou, na praça do bairro, atendimentos de Nutrição e Farmácia, com a participação de professores e estudantes. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e avaliação e orientações nutricionais e IMC fizeram parte das atividades.

Já no dia 28 de setembro, profissionais do Setor de Relacionamento e acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia estiveram atendendo os moradores de Lauro Müller.

No mesmo dia, estiveram presentes na ação comunitária em Ermo, o Setor de Relacionamento e os cursos de Farmácia (orientações referentes ao uso racional de medicamentos), Biomedicina (tipagem sanguínea), Odontologia (orientações de saúde bucal e sobre atendimento nas Clínicas da Odontologia da Unec), Fisioterapia (terapia manual e auriculoterapia), Enfermagem (orientações sobre saúde e aferição de pressão), Nutrição (avaliação nutricional, IMC e orientações nutricionais) e Psicologia (avaliação do estresse, depressão, qualidade de vida e prevenção ao suicídio).

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados

Parceria entre Unesc e CloseToMe promove visibilidade de profissionais da saúde recém-formados
Plataforma disponibiliza uma gama de especialistas e o agendamento de consultas (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com o objetivo de dar visibilidade para o profissional de atenção à saúde, a Unesc e a plataforma CloseToMe firmaram uma parceria que beneficiará os egressos recém-formados da Universidade. O serviço promove o contato da população com os profissionais de saúde e, por meio do convênio firmado, os formados na Unesc poderão se cadastrar na plataforma de forma gratuita.

A plataforma disponibiliza para a sociedade uma gama de profissionais cadastrados e suas especialidades, além da possibilidade do gerenciamento de agendas para atendimentos e consultas. A partir da parceria, os recém-formados da Unesc nos cursos da área da saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia, e os profissionais de Educação Física terão um ano de gratuidade a partir do cadastro no aplicativo.

A ferramenta apresenta para a comunidade a oportunidade de oferecer profissionais de qualidade e a agilidade nos agendamentos. Conforme o gerente de Inovação, Evânio Nicoleit, este mecanismo é uma nova forma de contato das pessoas com os especialistas. “Hoje enfrentamos um problema gravíssimo que é a demora para encontrar um profissional, consultas caras e a lentidão para conseguir um agendamento. Por meio desse projeto, o profissional terá mais visibilidade e acesso pela comunidade”, comenta.

A CloseToMe é uma plataforma que surgiu por meio do Programa Mentoring e pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Para o cadastro, o profissional deve acessar o appclosetome.com.br, por meio da opção de “Cadastro Profissional”.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@closetome.com.br ou WhatsApp (48) 99948-0981.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente

Unesc realiza primeiro Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer

Unesc realiza primeiro Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer
Evento reuniu acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde na noite desta terça-feira (1/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse, na noite desta terça-feira (1/10), acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, e Psicologia para o Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer. O evento contou com a presença de profissionais da área para abordar diferentes aspectos do diagnóstico e tratamento dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres, em especial o câncer de mama.

Participaram da abertura oficial do simpósio a professora e representante da comissão organizadora das ações alusivas à campanha Outubro Rosa da Unesc, Franciele de Freitas Gava, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos e o representante do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Alessandro Possoli.

A oportunidade reunir os cursos da área da saúde em prol de uma ação como essa, para Franciele, representa uma grande conquista para a Universidade. “Por isso essa é uma noite muito alegre para nós. Quando a gente consegue ver aqui acadêmicos de diferentes cursos para conversar sobre esses assuntos, aprender, integrar, é algo muito positivo”, salientou.

Ao relatar um caso vivido em sua própria família, a diretora Fernanda chamou a atenção dos acadêmicos presentes para a importância da prevenção, do cuidado e do incentivo para que as pessoas em seus entornos também tenham essa atenção especial com a saúde, destacando a importância de eventos que levantem novas informações sobre o tema. “Nós não podemos fechar nossos olhos para esse assunto. Viver um caso de perto mudou a minha vida e da minha família completamente. Isso abriu nossos olhos e agora faço questão de alertar sobre isso, sobre o diagnóstico tardio, sobre olharmos de forma mais ampliada uns para os outros e cuidarmos de quem está ao nosso redor, familiares, amigos e pacientes que logo estarão com vocês”, destacou.

Participaram da noite de apresentações de dados e discussões no Simpósio, a enfermeira Barbara de Freitas; o fisioterapeuta especialista em cancerologia, Germano Duarte Porto; e o médico mastologista Gustavo Coral Silveira, mediados pela professora Cecília Marly Spiazzi dos Santos.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de outubro de 2019 às 22:37
Compartilhar Comente

Acadêmicos realizam ação sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Acadêmicos realizam ação sobre Segurança Alimentar e Nutricional
Atividades ocorreram na última sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da quinta fase do curso de Nutrição da Unesc realizaram uma ação diferente na noite da última sexta-feira (13/9). No térreo do Bloco da Reitoria, os alunos montaram um espaço com degustação de alimentos, orientações, dicas de nutrição e segurança alimentar para tirar dúvidas e dialogar com a comunidade acadêmica. A ação fez parte do Seminário Integrador do curso e teve como tema “Segurança Alimentar e Nutricional”.

“Eles pesquisaram as temáticas que foram abordadas e em cima disso fizeram as ações e por último, fazer publicações dos artigos a respeito das ações realizadas. Na ação da sexta-feira, trouxeram alimentos da sócio biodiversidade, incentivo para alimentação orgânica, e falaram também sobre tema da liberação dos agrotóxicos”, conta a professora Fabiane Fabris, que orientou a atividade. Além disso, os acadêmicos deram receitas com Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e dicas para o reaproveitamento de alimentos.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2019 às 15:15
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso de Culinária Profissional para moradores do bairro Cristo Redentor e proximidades

Unesc oferece curso de Culinária Profissional para moradores do bairro Cristo Redentor e proximidades
Aulas devem iniciar na próxima semana, na sede da Associação Abadeus (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar”, realizado pela Unesc, está com inscrições abertas para uma nova turma. Desta vez, as aulas serão abertas para jovens e adultos moradores ou que possuem negócios no bairro Cristo Redentor e proximidades. As atividades estão programadas para iniciar no dia 16 de setembro, às 13h30, na sede da Associação Beneficente Abadeus e os interessados devem se inscrever na própria entidade. A turma será formada por até 25 alunos.

Segundo uma das coordenadoras do projeto de extensão, a professora do curso de Nutrição da Unesc Fabiane Fabris, o objetivo é qualificar as pessoas que não teriam condições para pagar um curso de capacitação para trabalhar como cozinheiro, auxiliar de cozinha ou até montar o próprio negócio na área de alimentação, como restaurante, padaria e lanchonete ou melhorar os já existentes.

O curso será realizado em 12 encontros, todas as segundas-feiras, das 13h30 às 17 horas, na Abadeus. As aulas serão ministradas por acadêmicos de Nutrição, orientados por Fabiane e supervisionados pela professora da Unesc Janete Trichês.

Os alunos ganharão certificado e poderão ir até o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Criciúma, para se cadastrar a uma vaga de trabalho. “O projeto é voltado para pessoas de baixa renda, que precisam de uma oportunidade para se capacitar para o mercado de trabalho. Temos vários casos de pessoas que fizeram o curso e estão empregadas. Como elas estão qualificadas, geralmente os empresários optam por dar oportunidade para candidatos com esse perfil”, comenta Fabiane.

Curso observa exigências da Vigilância Sanitária

Durante as aulas, os participantes aprenderão boas práticas de manipulação dos alimentos, higiene dos alimentos, do ambiente e do manipulador, armazenamento dos alimentos e conservação, além de receitas. “Estamos focando na parte de aproveitamento integral dos alimentos, panc (plantas alimentícias não convencionais), alimentação saudável e confecção de alimentos sem glúten e sem lactose. Nossa linha é trabalhar com um alimento saudável e mais sustentável. Um prato que não tenha alto custo, mas seja saboroso e saudável”, afirma.

O projeto de extensão iniciou as atividades em 2011 com as reeducandas do Presídio Santa Augusta, mas a partir de demandas da comunidade, foi sendo realizado também com nos CRAs, com merendeiras de escolas e atualmente, na Abadeus.

Segundo a professora, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos é uma exigência da Vigilância Sanitária para as pessoas que irão trabalhar com alimentos e o projeto de extensão da Universidade observa as recomendações do órgão.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2019 às 14:40
Compartilhar Comente