Nutrição

Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população

Profissional nutricionista exerce papel primordial na promoção da saúde da população
Mais imagens

A alimentação é a base de toda a vida humana e, quando é de boa qualidade e variedade, está diretamente associada à promoção da saúde. Pessoas que buscam uma alimentação saudável na busca pela melhoria da qualidade de vida, ou ainda por outros motivos, precisam procurar um bom nutricionista para orientá-las. 

Na região, profissionais de excelência são formados pela maior Universidade Comunitária do Sul catarinense: a Unesc, que há mais de 55 anos contribui com a comunidade. A Instituição prepara os profissionais para que conheçam a Nutrição em todos os aspectos científicos e, com base neste conhecimento, proporcionem ao paciente caminhos para hábitos saudáveis.

Refletir sobre a relação com a comida e os reflexos disso na saúde geral de cada indivíduo, conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, Fabiane Fabris, tornou-se ainda mais necessário após a pandemia da Covid-19. “Essa experiência difícil que o mundo vivenciou ampliou os olhares sobre a importância do acesso à comida segura para o cuidado com a saúde individual ou coletiva. A expectativa é que o nutricionista seja um profissional cada vez mais requisitado pela população, sobretudo pela crescente importância da área de alimentação saudável e boa nutrição e a correlação desta com a longevidade”, comenta.

Todas estas qualidades buscadas em um profissional da área são foco de estudos e experiências práticas na Universidade. A graduação tem ênfase na formação de profissionais aptos a resolver questões sobre a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões, seja na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.

Diferenciado

O Bacharelado em Nutrição da Unesc também contempla, além das disciplinas básicas e profissionais, o estímulo ao estudo independente, com o objetivo de qualificar a atuação do futuro profissional. “A proposta curricular forma um nutricionista capaz de atender a saúde, tomar decisões, comunicar-se, exercer lideranças, administrar, gerenciar e estar permanentemente em aprendizagem nos setores relativos à sua área de abrangência, entre outras características”, cita Fabiane.

“Possuímos as Clínicas Integradas em Saúde que possibilitam aos estudantes o contato com os atendimentos, além do Laboratório da Técnica Dietética bem equipado, onde o aluno desenvolve as técnicas de preparo dos alimentos e aprende a fazer o cálculo de dietas e rotulagem. Contamos, ainda, com projetos em que os alunos se inserem nas diferentes áreas de atuação”, acrescenta.

Além disso, a Universidade dispõe de ampla infraestrutura com laboratórios e salas de aula bem equipadas, possibilitando aulas presenciais e remotas. “A Unesc está à frente de muitas outras Instituições. São 55 anos de tradição e com grandes diferenciais no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, proporcionando que os estudantes sejam inseridos nos cenários de prática”, relata.

Ainda conforme a coordenadora, na Instituição, o futuro profissional aprende a ter uma postura ética. “Desenvolvemos habilidades como comunicação, flexibilidade e empatia. Tudo isso engloba requisitos básicos para o profissional que trabalha com promoção de saúde e prevenção de doenças, como é o caso do nutricionista que, dependendo da área, precisará ter liderança, destaque de engajamento nas redes sociais e muitos também empreendem na área, com a abertura dos seus próprios negócios”, fala Fabiane.

Mercado em expansão

O nutricionista tem à sua frente um mercado em expansão, que permite ao profissional atuar nas mais diversas áreas, como consultórios e clínicas particulares, escolas, hospitais, indústrias e os mais variados estabelecimentos de alimentação coletiva, órgãos públicos, clubes de futebol, academias, entre outros.

“O nutricionista do futuro deve ampliar o seu objeto de estudo e compor na sua memória o humano como objeto focal e considerar a realidade de vida das pessoas. Compreender os desafios impostos pela vida moderna e as múltiplas tarefas que os pacientes vivenciam diariamente fortalece o contato. Propor grandes mudanças nos hábitos alimentares do indivíduo pode trazer procrastinação diante do plano alimentar proposto e por consequência causar desistência e o não retorno ao consultório”, comenta Fabiane.

Esta é mais uma área em que as mudanças constantes com novas informações diariamente, por isso, o profissional deve se manter atualizado não somente a respeito da nutrição, mas sobre a produção de alimentos; sociologia; comportamento humano e entender sobre os temas que atingem a população.

“Precisamos entender que vivemos uma eterna mudança e aprender a nos adaptar diante de cada cenário. Se antes pensávamos mais em emagrecimento, hoje devemos nos atualizar em bem-estar, prevenção de agravos e colocar a saúde como prioridade. Auxiliar outras pessoas a verem a alimentação como um dos pilares da saúde é imprescindível”, completa.

Graduação Multi

Há dois anos, a Unesc proporcionou uma virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, um método inovador de ensino que oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

Desde então, os estudantes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações não governamentais. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

Chance de cursar a sonhada graduação

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro.

Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo. 

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 9 9915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:57
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Gastroenterologista ensina como identificar os sintomas de intolerância alimentar""

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de dezembro de 2023 às 14:21
Compartilhar Comente

Região Sul do Brasil é a que apresenta maior índice de obesidade

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de dezembro de 2023 às 17:30
Compartilhar Comente

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro

Inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc vão até 27 de outubro
Podem participar profissionais das áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de profissionais das Áreas de Educação Física Bacharelado; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Psicologia, para atuarem como profissionais de saúde residentes junto ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com foco nas áreas de Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Coletiva; e em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

De acordo com a coordenadora dos programas, Lisiane Tuon, as inscrições estão abertas até 27 de outubro pelo endereço: unesc.selecao.net.br. Graduandos que tenham, até a data da matrícula, o registro do conselho profissional da sua área ou o número provisório do registro também poderão participar do processo seletivo.

“Os selecionados dedicarão exclusivamente seu tempo à prestação de serviços na rede municipal de Saúde de Criciúma e em serviços ligados à Unesc, em colaboração com a prefeitura. Ao término do contrato, os participantes receberão a titulação de especialistas”, lembra Lisiane.

Os interessados em integrar os programas de Residência devem se inscrever pelo site mencionado. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 4.106,09, concedida pelo Ministério da Saúde, pelo período de 24 meses. A prova escrita será realizada em 10 de novembro de 2023.

O processo seletivo se dará em três etapas: prova escrita, que terá peso de 40 pontos; análise de títulos, com peso de 25 pontos; e entrevista, com peso de 35 pontos. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2023 e estará disponível no seguinte endereço eletrônico: unesc.net/processo_seletivo_residencia_multiprofissional.

O Programa tem como objetivo aprimorar aspectos éticos, políticos e técnicos-científicos no campo da saúde mental e atenção psicossocial. Ele visa capacitar profissionais de diversas áreas por meio da educação em serviço, preparando-os para atuar em equipes multiprofissionais. Além disso, busca garantir a aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da reforma psiquiátrica brasileira, adaptando-se às necessidades específicas da saúde mental da população local.

As ações do programa envolvem tanto abordagens coletivas quanto atendimento clínico individual, seguindo as diretrizes de integralidade e o modelo de vigilância à saúde do SUS. Os profissionais atuam de forma integrada em diversas áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço.

Para obter mais informações, acesse o documento oficial em: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/22993.pdf?1693252723

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:41
Compartilhar Comente