Newsletter Newsletter RSS RSS

Novos coordenadores e adjuntos são empossados na Unesc

Novos coordenadores e adjuntos são empossados na Unesc
Cerimônia contou com a participação de professores da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um novo ano letivo começou na Universidade, e para marcar o início deste novo ciclo, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Nutrição e Ciências da Computação da Unesc receberam os novos coordenadores e adjuntos. Eles foram empossados na tarde desta segunda-feira (5/2).

Para a reitora Luciane Ceretta, os coordenadores desenvolvem papeis fundamentais na Universidade. “Vocês têm o desafio de dar a continuidade, ou o início de uma nova gestão nos cursos. Temos uma grande Unesc, com um potencial enorme. Que bom que estamos juntos este ano, e todos nós trabalhando juntos daremos seguimento a excelência da nossa Universidade”, destacou.

Segundo o vice-reitor Daniel Preve, os profissionais recém empossados têm um grande desafio. “A história da Unesc também depende de vocês. É importante se reinventar e a marca de cada um estará nestes 50 anos que a Universidade completa, e estará nos próximos”, afirmou.

O encontro também contou com a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, do Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, da Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e do presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot.

Conheça os empossados:

Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Pedro Luiz Kestering Medeiros
Coordenador adjunto: Ademir França

Ciências Biológicas
Coordenador: Jairo José Zocche
Coordenador adjunto: Rafael Martins

Nutrição
Coordenador: Rita Suselaine Vieira Ribeiro
Coordenador adjunto: Marco Antonio da Silva

Ciência da Computação
Coordenador: Ana Claudia Garcia Barbosa
Coordenador adjunto: Luciano Antunes

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de Imprensa 05 de fevereiro de 2018 às 19:15
Compartilhar Comente

Verão, sol, calor e atenção redobrada com a alimentação

Verão, sol, calor e atenção redobrada com a alimentação
Professora da Unesc dá dicas de cuidado com a saúde na estação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com aumento do calor e da exposição solar, o corpo pede uma atenção diferenciada no verão. Beber muita agua, garantir a segurança dos alimentos e incluir vitaminas e minerais nas refeições diárias são algumas das dicas que a professora Fabiane Fabris, do curso de Nutrição da Unesc, traz para a estação mais quente do ano. 

Segundo a professora, o calor promove no organismo uma maior eliminação de eletrólitos através do suor, que são substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Eles são responsáveis pelo funcionamento de diversos processos corporais, e por conta disso, o desequilíbrio pode causar riscos à saúde.  “A nossa alimentação deve ser variada, com a inclusão de vitaminas e minerais, indispensáveis ao crescimento normal e à manutenção da saúde”, comenta Fabiane.

Ela afirma ainda que o nosso corpo não consegue sintetizar sozinho diversas substancias necessárias, para isso, a ingestão de alimentos específicos pode promover uma maior resistência. “Alimentos in naturas e minimamente processados devem ser a base de uma alimentação adequada e saudável. Comprar em feiras locais, e optar sempre que possível por orgânicos, garante alimentos mais frescos e com teores maiores de nutrientes”, ressalta a professora.

Fique atento à segurança dos alimentos

Nestes dias de sol é preciso redobrar a atenção ao levar alimentos para serem ingeridos fora de casa. “O calor promove o crescimento de microrganismos patogénicos e/ou a produção de toxinas no alimento, cuja ingestão pode provocar toxinfeções alimentares. Os sintomas, como dores de estômago e cabeça, vómitos, diarreia e febre, surgem de 24 a 72 horas após a ingestão do alimento”, comenta Fabiane. 

Já para garantir a segurança dos seus alimentos na compra, transporte, conservação, preparação e confecção, até o momento do consumo, seja em casa, na praia ou no campo, a professora traz os seguintes
onselhos: 

- Lave em água corrente alimentos consumidos crus. 
- Manipule/mantenha os alimentos crus separados dos cozidos
- Conserve os alimentos que estragam mais rapidamente em recipientes fechados e a uma temperatura inferior a 5ºC (em sacos isotérmicos/ frigorífico/congelador). 
- Cozinhe completamente os alimentos, até atingirem temperaturas acima de 70ºC e, após a sua confecção, refrigere, congele ou consuma-os o mais rapidamente possível. 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de janeiro de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular

No aniversário uma surpresa: A filha passou no vestibular
Isadora de Oliveira Monteiro vai cursar Nutrição na Unesc (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

No dia de seu aniversário, Lucilene de Oliveira recebeu aquele que seria seu melhor presente. No dia seis de dezembro a notícia: sua filha passou no Vestibular de Verão da Unesc. A caloura de Nutrição Isadora de Oliveira Monteiro, e sua mãe, estiveram no campus pela primeira vez na tarde desta sexta-feira (8/12), vindas de Capão da Canoa – RS.

A nova estudante já não vê a hora de começar. “Estou muito ansiosa, desde o Ensino Médio espero por esse dia, e desde lá sabia que iria seguir este caminho”, conta ela. Isadora conheceu a Universidade através das primas, que sempre a aconselharam a escolher a Unesc. “Uma delas faz curso pré-vestibular e quer estudar aqui. Outras duas já fazem graduação, Engenharia Civil e Ciências Contábeis, e sempre elogiaram muito a Instituição e o ensino”, destacou.

A surpresa

Lucilene estava comemorando mais um ano de vida quando foi pega de surpresa. “Quem é mãe sabe que temos que estar preparadas para tudo, mas dessa vez eu não esperava. Foi uma grande alegria, e dois dias depois estamos aqui. Ao conhecermos a Universidade tive a certeza de que vai ser um bom lugar para minha filha começar seu caminho”, afirmou.

Além da mãe, a caloura veio acompanhada pelo tio, Peterson Pinho de Oliveira, pela irmã Luise de Oliveira Monteiro, e pela prima Maynan de Oliverira.

Visitas orientadas

Após realizar a matricula, Lucilene conheceu o campus em uma Visita Orientada. “Quem passou no vestibular vai receber por e-mail o convite para conhecer melhor a Universidade. São quatro visitas por dia para os calouros e suas famílias”, explicou a supervisora dos Programas de Relacionamento, Camila Pacheco Batanolli.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de dezembro de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor

Projeto da Unesc leva oportunidades a jovens do Bairro Cristo Redentor
Cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na culinária, nova oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e reescrever uma história de vida. O projeto extensão da Unesc “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar” promoveu qualificação profissional a 26 pessoas, entre mulheres e adolescentes de comunidades próximas ao Bairro Cristo Redentor. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/12) na Associação Abadeus, que cedeu espaços e apoio profissional para a realização das aulas.

A professora da Unesc Fabiane Fabris é uma das coordenadoras do projeto e explica que o objetivo vai além de ensinar a cozinhar. “É mais um meio de enfrentar a exclusão social e reeditar o caminho, por meio da qualificação profissional, que é um dos nossos principais objetivos. Nesta edição participaram as mães dos alunos, com baixa escolaridade, mas que também podem crescer profissionalmente”, comenta.

Fabiane ressalta ainda que o mercado também ganha com a capacitação dos trabalhadores. “Quem dá uma oportunidade de trabalho sabe que está contratando mulheres e jovens tecnicamente preparados para atuar, como cozinheiros ou manipulares de alimentos”.

A oportunidade foi oferecida a alunos do programa Jovem Aprendiz, da Abadeus, como Daniela de Souza Goulart, que participou do curso e conta que é uma porta que se abre para o futuro. “Aprendemos muito e trocamos bastante experiência. O que vimos aqui vai agregar ao nosso currículo e até influenciar positivamente no lado pessoal, em uma alimentação mais saudável”, destaca.

Ao todo foram realizados 12 encontros, de março a novembro de 2017. As aulas foram ministradas pela professora Fabiane, bolsistas e voluntários, que desenvolveram conhecimentos nas partes teóricas e práticas, com a elaboração de 28 receitas.

O próprio negócio

Além de buscar possibilidades no mercado, o curso também fomenta o espírito empreendedor. “Eles podem aproveitar os conhecimentos para montar seu próprio negócio ou vender os produtos produzidos de forma autônoma em suas comunidades. Nada garante mais a dignidade do ser humano do que ter um trabalho e se auto sustentar”, comenta a professora da Unesc e participante do  projeto Janete Triches.

A capacitação é vinculada a Propex (Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão) em parceria com os cursos de Nutrição e Direito. Integram o projeto as acadêmicas do curso de Nutrição Karoline Duminelli, Kelly Gaspar da Silva e Heidy Mara Andrade da Luz.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 17:32
Compartilhar Comente

Evento La Moda – com ação de educação em saúde aos trabalhadores

10.11.17 - Evento La Moda – com ação de educação em saúde aos trabalhadores, salientando o novembro azul. Com as acadêmicas do Curso de Enfermagem Mariá e Simone e com o curso de Nutrição. Ação feita em parceria com o Serviço de  Saúde do trabalhador  da empresa com a presença da enfermeira Camila Dagostin, egressa do curso de Enfermagem da UNESC.

Por: Curso de Nutrição 10 de novembro de 2017 às 17:05
Compartilhar Comente