Nutrição

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência

Profissionais e acadêmicos discutem sobre a inclusão da pessoa com deficiência
CER Unesc levou experiências à Jornada da Saúde e oitavo Simpósio de Residência na Unesc (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia de Jornada da Saúde e Simpósio de Residência na Unesc contou com a participação especial da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade. O grupo trouxe para uma Roda de Conversa o tema “Inclusão da pessoa com deficiência”, destacando as práticas adotadas e resultados obtidos dentro do Centro desde a sua criação.

Fizeram parte da discussão na noite desta terça-feira (9/10) a professora doutora Lisiane Tuon, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, a psicóloga Luana Ramos Bez, a terapeuta ocupacional Mayara Carames e o odontólogo representante do Núcleo de Saúde Coletiva, Rafael Amaral.

Abrindo as falas, a professora Lisiane Tuon fez um panorama sobre a criação do Centro de Reabilitação e a evolução no processo de acolhimento e tratamento de pacientes na região ao longo desses últimos cinco anos. Destacando a importância das políticas públicas voltadas à saúde e a importância do trabalho multiprofissional em prol do paciente, Lisiane salientou ainda a relevância do Centro para a região em atendimento, tanto à pessoas com deficiência física quanto com deficiência intelectual. “Afirmo com plena certeza que hoje, o CER é referência regional. Ele trabalha muito forte com uma linha de cuidados com as pessoas com deficiência, que por muitas vezes não tem onde procurar esse atendimento e até precisam de um fechamento de diagnóstico mais completo”, destacou.

Também participando da conversa, a mestre em Saúde Coletiva Leyce da Rosa, fez questão de destacar o processo de acolhimento dentro da estrutura do CER e a forma como o planejamento do tratamento é realizado. “Desde o diagnóstico nós trabalhos com a equipe formada por enfermeiro estomoterapeuta, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicos ortopedistas e neurologistas, psicólogas, nutricionista, farmacêutico, assistente social, pedagogo e dentista. De forma conjunta nós traçamos os trabalhos, sempre priorizando aquilo que é mais importante para o paciente e sua família. Queremos saber deles, qual o seu objetivo principal ao buscar o tratamento para que possamos lutar por isso”, destacou.

Nesta quarta-feira (10/10), o evento contará com outra Roda de Conversa, dessa vez com os secretários de saúde da AMREC. O encontro marcará a entrega da carta proposta, elaborada nos dias da III Jornada da Saúde e VIII Simpósio da Residência Multiprofissional

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de outubro de 2018 às 21:50
Compartilhar Comente

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza
Serviços foram prestados pelos cursos de saúde da Unesc e pelo CER (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação comunitária da Unesc ofereceu atividades das áreas da saúde para os moradores e visitantes de Nova Veneza. Os cursos de Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram no último sábado (22/9), na Praça Humberto Bortoluzzi, onde ofereceram as ações para a comunidade.

Entre os serviços estiveram a instrução nutricional, aferição de sinais vitais, tipagem sanguínea, auriculoterapia, alongamentos, instrução de higiene oral e entrega de kits (com escova de dente, fio dental e creme dental).

A ação contou com a presença do governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, do secretário Estado de Saúde, Acélio Casagrande e do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Unesc no Congresso Mundial de Medicina do Esporte

A Universidade participa, até sábado (15/9) do  35º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, realizado no Rio de Janeiro. O médico preceptor da Lamesc (Liga Acadêmica de Medicina do Esporte) da Unesc, Mário Búrigo, representa a Universidade, que está mostrando três estudos desenvolvidos por ele, pelo professor da Unesc Joni Márcio de Farias e por alunos dos cursos de Medicina, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição membros da Lamesc.

Os trabalhos apresentados em forma de banner são: “Relação entre perfil de corredores de rua com a incidência de danos no município de Criciúma – SC”; “Associação entre força, velocidade nas categorias baseadas no futebol” e “Teste funcional de utilização para determinar déficits funcionais em atletas de futebol”.

O evento é realizado pela Fims (Federação Internacional de Medicina do Esporte), fundada em 1928 por médicos de 11 países, logo após a realização dos primeiros Jogos Olímpicos como conhecemos hoje. A Fims é uma associação internacional comprometida com a promoção e o desenvolvimento da Medicina do Esporte em todo o mundo.

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Curso de Nutrição inicia 12ª Jornada Acadêmica

Curso de Nutrição inicia 12ª Jornada Acadêmica
Na edição de 2018 evento tem o tema “Nutrição do Século XXI” (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos do Curso de Nutrição da Unesc terão uma semana intensa de muito aprendizado com a programação da 12ª Jornada Acadêmica. As atividades já iniciaram nesta segunda-feira (27/8) e seguem até sexta-feira. No total serão mais de 20 encontros entre palestras, minicursos e rodas de conversa com os mais variados temas, além de uma ação especial na Praça Nereu Ramos, na sexta-feira, e um jantar de confraternização, no mesmo dia. A edição de 2018 da jornada tem como tema a “Nutrição do Século XXI”.

A atividade que abriu a programação foi ministrada pelo professor doutor Silvio Ávila Júnior. Ele abordou o tema “Utilização e interpretação de exames laboratoriais”.

Conforme a professora e coordenadora do curso, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, a expectativa para o evento é a melhor possível e tudo foi programado para contribuir com a formação dos alunos. “Os acadêmicos estão muito bem organizados e são comprometidos demais com a ideia de trazer um bom conteúdo para a Jornada”, comentou.

O evento é organizado pelo Centro Acadêmico (CA) do Curso de Nutrição com apoio da coordenação. De acordo com a presidente do CA, Marinara Teller Alexandre, da 6ª fase, a programação está sendo montada há mais de cinco meses. “Começamos a pensar e colocar em prática em março e o quadro que conseguimos montar já superou o que tínhamos imaginado para o evento. Os alunos gostaram e aderiram muito bem ao que foi proposto, tanto que alguns minicursos tiveram inscrições esgotadas em dois dias”, comentou.

A programação completa do evento pode ser conferida no perfil do Centro Acadêmico no Instagram: @canutricaounesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de agosto de 2018 às 17:21
Compartilhar Comente