Nutrição

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc

Presentes de Natal antecipados: Mais 150 formandos colam grau na Unesc
Quarta-feira (19/12) foi de duas cerimônias de colação de grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (19/12), Thelry Garcia Pizzolo Correa, de Forquilhinha, é oficialmente fisioterapeuta. Ela, assim como aproximadamente 150 alunos da Unesc, colou grau na profissão que escolheu para a sua vida e teve o certificado de conclusão de curso como grande presente deste Natal que se aproxima. O dia da sua formatura, conforme ela, jamais será esquecido tamanha a emoção em realizar esse sonho. “É uma grande conquista. Um dos dias mais felizes da minha vida. Comecei a faculdade há cinco anos e meio com uma filha de três anos e outra de 14. Com o apoio delas e do meu marido consegui vencer os obstáculos e receber esse diploma hoje”, disse emocionada.

A quarta-feira foi marcada por duas cerimônias de colação de grau especial em gabinete na Universidade, sendo uma ao longo da tarde, conduzida pelo vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, e outra no período noturno, conduzida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Os cursos que tiveram alunos formados nestas oportunidades foram Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Na mensagem deixada aos formandos, Fernanda destacou a mudança vivida atualmente no país e a necessidade de mudar a forma de realizar as coisas para que os rumos também sejam diferentes. “Nosso mestre Paulo Freire já disse ‘não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor’. Portanto, tenhamos sabedoria, tenhamos sempre humildade. Desejo ainda que vocês tenham empatia, garra e amor para materializar aquilo que idealizam para tornar o mundo melhor. Ousem, mas, sobretudo, sejam muito felizes”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de dezembro de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente (1)

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados

Noite de formatura: mais 90 sonhos realizados
Unesc formou na noite desta segunda-feira profissionais de diversas áreas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse esteve lotado na noite desta segunda-feira (17/12) para a cerimônia de colação de grau em gabinete dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Moda. No total foram 90 novos profissionais com sonhos realizados e habilitados para exercerem suas profissões. Ao longo da cerimônia, a emoção tomou conta de formandos, familiares e amigos, que acompanharam o momento exato em que foram oficialmente iniciadas novas carreiras.

Compuseram a mesa de autoridades da colação de grau o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; a coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Vieira Bez Birolo; a representante da coordenação do curso de fisioterapia, professora Evelin Vicente; a coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro; a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio Nunes e a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Entre a mensagem deixada pela pró-reitora aos formandos, esteve o sentimento de gratidão a cada um e a seus pais pela confiança depositada na Universidade e o desejo de que tenham sucesso por onde forem, sempre lembrando dos ensinamentos que vão além da teoria. “Vocês são diversos, diferentes, mas estão vivendo em comum o mesmo momento. É o momento de alçar voo em busca de sua própria realização pessoal e profissional. Vocês passam hoje a ter mais autonomia, mais liberdade, e quanto maior a liberdade maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas serão pessoais e intransferíveis. Que não lhes falte a técnica tampouco a ética profissional”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2018 às 22:07
Compartilhar Comente

Nas receitas e nos ingredientes, a oportunidade

Nas receitas e nos ingredientes, a oportunidade
Curso Culinária Profissional e Segurança Alimentar oferecido em parceria entre a Unesc e a Abadeus abre portas para adolescentes (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Enquanto o mundo oferece tantas opções de caminhos tortuosos a serem seguidos, felizes são aqueles que encontram um bom rumo para as suas vidas logo cedo. É o caso de 22 adolescentes alunos da Abadeus, de Criciúma. Envolvidos nas atividades da instituição, os meninos e meninas buscam alternativas de novos aprendizados e já ensaiam uma profissão para a vida adulta. Em 2018 o grupo, que conta com estudantes com idade a partir de 14 anos, participou do curso Culinária Profissional e Segurança Alimentar, oferecido em parceria entre a Unesc e a Abadeus. Os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos e agora, depois de oficialmente formados, as portas devem se abrir ainda mais.

Este é o segundo ano em que a oportunidade é oferecida para adolescentes do programa Jovem Aprendiz com a intenção de proporcionar a eles o aprendizado em uma área que conta com boa demanda de empregos na região. Conforme a diretora-executiva da Abadeus, Shirley Monteiro, com o diploma do curso em mãos, as oportunidades conquistadas podem ser valiosas. “Além de aprenderem dezenas de receitas, os participantes passam a ser certificados em boas práticas de manipulação de alimentos. Lá fora eles precisariam pagar caro por essa certificação e aqui recebem a qualificação de qualidade e de forma gratuita”, explica.

A turma do segundo semestre de 2018 acabou de concluir o curso e para o próximo ano já consegue vislumbrar melhores oportunidades. Foram 48 horas de curso, divididas em encontros semanais ministrados por duas acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade, sob supervisão de uma profissional da área funcionária da Abadeus. Entre as disciplinas trabalhadas estiveram alimentação saudável; nutrição básica; história da gastronomia, cardápios; restrições alimentares; aproveitamento integral; panificação e confeitaria; saladas; cereais e massas; carnes, aves e pescados e boas práticas de manipulação de alimentos.

Todo esse conhecimento, para a estudante Helen Fernandes Medeiros, de 17 anos, já fez uma diferença e tanto. Além de conhecer de perto diversas opções de culinária saudável e acessível, o curso possibilitou a ela o empurrão necessário para iniciar no mercado de trabalho. “Hoje trabalho em uma empresa que fornece merenda para diversas escolas. Como é meu primeiro emprego, no início fiquei muito insegura, mas os ensinamentos do projeto me deram o conhecimento que eu precisava para iniciar e ver que gosto dessa área. Valeu muito a pena”, comenta.

Conteúdo focado na realidade local

Todos os ensinamentos, desde a preparação até cada ingrediente utilizado, conforme a professora do curso responsável por orientar as acadêmicas ao longo de todo o processo, Fabiane Maciel Fabris, são pensados com cuidado e com foco na realidade dos alunos. De acordo com Fabiane, a ideia é apresentar receitas práticas, saborosas, sustentáveis, de baixo custo e nutritivas. “Esse é um dos diferenciais da proposta pois, mesmo que eles não sigam carreira na área da alimentação, começam a experimentar novos sabores e a conhecer alimentos mais nutritivos, levando esse ensinamento para toda a família em casa. Por si só esse resultado já é muito importante e pode mudar a alimentação dos familiares”, destaca.

Neste último semestre quem teve o contato direto com os alunos e foi responsável por ensiná-los cada lição, foram as acadêmicas Tamara Justin da Silva e Sherowey Marcelly Pereira. A missão, conforme Tamara, foi um grande desafio. “Temos uma idade bem próxima a deles então inicialmente pensamos que seria difícil criar uma autoridade como professoras e alunos. No entanto aos poucos fomos criando laços até de amizade com a turma e eles entendendo nosso papel ali dentro”, lembra Tamara.

Conforme a acadêmica, a oportunidade de ultrapassar barreiras junto dos adolescentes foi algo inenarrável que lhes trouxe muitos ensinamentos pessoais e profissionais. “Foi muito recompensador ver que inicialmente eles tinham preconceito com diversos tipos de alimentos e agora, ao final do curso, já se adaptaram com muitos novos sabores e aprenderam a ser mais saudáveis”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de dezembro de 2018 às 09:00
Compartilhar Comente

Trabalhos desenvolvidos pela Unesc são apresentados em Congresso Latino-americano de Nutrição

Trabalhos desenvolvidos pela Unesc são apresentados em Congresso Latino-americano de Nutrição
Professoras Rita e Paula representaram a Universidade no evento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os resultados de ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidos por professores e alunos da Unesc foram apresentados no 18º Congresso Latino-americano de Nutrição, na cidade de Guadalajara, no México. O evento teve como tema “Alimentação saudável para um planeta sustentável” e ocorreu de 11 a 15 de novembro.

A Universidade foi representada pelas professoras do curso de Nutrição, Paula Rosane Vieira Guimarães e Rita Suselaine Vieira Ribeiro, que apresentaram três trabalhos envolvendo temáticas de hábitos alimentares e consumo de alimentos ultra processados por crianças até cinco anos.

Segundo Rita, todos os trabalhos são provenientes de parcerias entre o curso de Nutrição e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma. Um dos trabalhos é o resultado da monografia para a conclusão da Residência Multiprofissional do nutricionista Roni Henrique de Souza.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2018 às 17:04
Compartilhar Comente