Nutrição

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor (Foto:Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 14:50
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor Mais imagens

Representantes da Unesc participaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) nessa semana. As profissionais em questão, são as professoras Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Área CET, e Marta Guimarães de Souza Hoffman, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O evento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, é realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). 

Criado em 1973, o evento tem em 2023 a sua 51º edição. Durante o encontro, estiveram reunidos gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. 

A edição deste ano teve como tema central  “Abenge 50 anos:Desafios de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação em Engenharia”. 

Conforme Paula, a participação no evento permitiu a discussão de temáticas emergentes nas engenharias e a troca de experiências com profissionais de diversas instituições.

Na ocasião, as professoras também apresentaram os resultados do projeto de Extensão, em que fazem parte, intitulado “Intervenções Educativas, na Escola José Contim Portela para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade” – Edital 2021 – 2023. 

O projeto é coordenado pela professora Miquele Padula, coordenadora do curso de Engenharia Química, com a participação das bolsistas Cristiane Fernandes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ketryn Giusti Manenti, do curso de Nutrição. 

O evento teve o patrocínio do Sistema Confea/Crea, que atualmente é presidido pelo também professor da Unesc, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 16:34
Compartilhar Comente

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Unesc conquista assento no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Mais imagens

A Unesc dá mais um passo importante em direção ao aprimoramento da segurança alimentar e nutricional no cenário estadual, com sua recente conquista de uma cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o período 2023-2025. 

A solenidade de posse da coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade e também presidente do Conselho Municipal, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, como conselheira titular, e da coordenadora do curso Fabiane Fabris como suplente ocorreu nessa terça-feira (8/08) na Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a participação da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa conquista reforça a importância do papel da Universidade como uma voz ativa na promoção de políticas e práticas que visam a saúde e o bem-estar da população. “A atuação no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ressalta o compromisso da Instituição em contribuir para a construção de um cenário alimentar mais saudável, equitativo e sustentável em todo o estado”, disse.

Conforme Rita, um dos principais enfoques da gestão é a promoção ativa da criação dos Conseas. “A iniciativa visa capacitar os conselhos a desempenharem um papel fundamental no desenvolvimento e na execução de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e a garantia plena do Direito Humano à Alimentação Adequada e Sustentável. A participação da Universidade nesse conselho é um fator decisivo para impulsionar o progresso humano, assegurando o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis”, disse.

Para Fabiane, esse feito marca um momento significativo não apenas para a Universidade, mas também para a causa da segurança alimentar e nutricional em todo o estado. “A participação no Conselho reforça ainda mais o comprometimento da Universidade em cultivar uma comunidade acadêmica que busca ativamente o avanço do conhecimento e a aplicação prática em prol de uma sociedade mais saudável e bem nutrida”, comentou. 

Missão

Foram empossados os 18 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representantes de entidades da sociedade civil e nove conselheiros titulares e seus respectivos suplentes representando as Secretarias de Estado. 

Todos terão como missão propor, monitorar e avaliar políticas de combate à fome, baseadas no desenvolvimento sustentável e na agroecologia, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional de toda a população.

Em seu discurso na posse, a secretária da SAS, que também é presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), destacou a importância do Conselho. “Vocês têm uma missão muito importante pela frente e nós do Governo de Santa Catarina seremos parceiros.  Hoje 75% dos municípios catarinenses têm menos de 20 mil habitantes e muitos ainda não conhecem a Política da Segurança Alimentar, que é tão importante”, afirmou.

Ela citou ainda que a SAS inicia no final do mês uma série de capacitações regionais para fortalecer a base da política pública nos municípios. “Vamos pôr a Secretaria para a rua, levando aos municípios as minutas de leis para implantação dos conselhos, entre eles da Segurança Alimentar, pois o alimento, e de qualidade, é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2023 às 16:03
Compartilhar Comente

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma: Unindo Forças por uma alimentação democrática e equitativa

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma: Unindo Forças por uma alimentação democrática e equitativa
Mais imagens

Criciúma se prepara para receber a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, evento que visa abordar questões relacionadas à alimentação, democracia e equidade na cidade. O encontro, que tem o lema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, ocorrerá nesta quarta-feira (26/07), das 13h às 18h, no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P, da Unesc, e é aberto ao público em geral.

Entre os temas a serem discutidos nos debates estão: Agricultura Familiar e Produção de Alimentos; Agroecologia; Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional; Participação Social; Educação Alimentar e Nutricional; Ações de Saúde; Vigilância Nutricional e Assistência Social; o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Direito Humano à Alimentação Adequada; e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma.

“A participação na Conferência é aberta a todas as instituições e cidadãos interessados no tema, não sendo cobrada taxa de inscrição. A presença e envolvimento da sociedade são essenciais para a construção de soluções democráticas e inclusivas em relação à segurança alimentar e nutricional da população de Criciúma”, aborda a presidente do Conselho Municipal e coordenadora adjunta do curso de Nutrição da Universidade, Rita Ribeiro.

Discussões

Os professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Antonio Augusto Schafer e Fernanda Meller, estarão presentes e apresentarão dados importantes sobre a (In)Segurança Alimentar e Nutricional no município. 

“Suas contribuições são de suma importância para a formulação de estratégias efetivas no combate às questões relacionadas à alimentação e nutrição na região”, reforça Rita.

A Conferência é uma iniciativa que segue as diretrizes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e é organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, juntamente com a Universidade e a Prefeitura de Criciúma. 

Além disso, conforme ela, o evento terá um papel crucial no cenário nacional, pois elegerá delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual, marcada para ocorrer em outubro. Esse evento estadual é uma etapa determinante para a seleção de representantes que irão participar da Conferência Nacional, prevista para ocorrer em dezembro.

Cadeira no Conselho Estadual

A partir deste ano, a Universidade também terá cadeira no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) 2023 -2025. A posse dos novos membros será dia 8 de agosto, em Florianópolis, às 14h. Farão parte do Conselho, as professoras Rita e Fabiane Fabris, coordenadora do curso de Nutrição da Instituição.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2023 às 15:42
Compartilhar Comente