Colégio Unesc

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Alunos do Colegio Unesc levam sorrisos ao Asilo São Vicente de Paulo

Alunos do Colegio Unesc levam sorrisos ao Asilo São Vicente de Paulo
Visita promoveu momentos de carinho, cuidados e aprendizados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc realizaram um ato solidário em prol do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma. Com o objetivo de doar materiais de higiene eles visitaram o local, mas ao fim da visita deixaram muito mais que doações materiais: deram carinho e levaram aprendizado. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (14/9).

Junto com os donativos, os estudantes levaram a vontade de zelar pelo próximo, e promoveram uma série de atividades, como maquiagens, músicas, brincadeiras, conversas e uma tarde com muitos sorrisos. “Enquanto alunos estavam na sala de convivência conversando, outros estavam no salão pintando a unha ou maquiando as mulheres. As mesmas sempre abriam um lindo sorriso com o resultado. Nós nos divertimos muito e tenho certeza que eles também. Foi uma experiência maravilhosa para todos, pois escutamos muitas histórias e obtivemos grandes aprendizados", comenta a estudante Catarina Bortolotto, do primeiro ano do Ensino Médio.

Catarina conta ainda que ao chegar no local ela e seus colegas foram tomados pela timidez, mas que não demorou para se soltarem com a alegria do ambiente. “Assim que chegamos, entregamos os donativos arrecadados para o responsável e as dependências do asilo nos foi apresentada. Nós estávamos com vergonha, mas mesmo assim soltamos nossa voz e cantamos algumas músicas para eles, que sempre nos aplaudiam no final de cada uma delas”.

A coordenadora do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, destaca a importância de os jovens realizarem ações como esta. “Eles vivenciaram o dia a dia da terceira idade no asilo e levaram carinho, atenção e amor aos moradores.  Na adolescência é muito importante estes aprendizados e eles gostaram tanto da visita que querem voltar a realizar a visita”.

Cultura e solidariedade

Os donativos doados ao asilo fizeram parte da Gincana Cultural do Colegio Unesc. Eles foram arrecadados durante a inscrição para estimular, além da competitividade, o espirito solidário nos jovens. A professora Mainara Figueiredo Cascaes acompanhou os alunos na visita.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 15 de setembro de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana

Jogos Escolares movimentam o Colégio Unesc esta semana
Atividades ocorrem durante toda a semana (Foto: Leonardo Ferreira e Luan Aléssio) Mais imagens

Uma competição está movimentando o Colégio Unesc esta semana. Trata-se dos Jogos Escolares 2017, que reúnem mais de dez modalidades esportivas, integração e muitos sorrisos em um evento que iniciou nesta segunda-feira (11/9) e segue até sexta-feira (15/9).

Com a temática de comemoração dos 25 anos do Colégio, o evento busca promover, por meio do ensino das práticas pedagógicas da Educação Física, a aprendizagem das atividades e a integração entre os alunos, professores, pais e funcionários.

A coordenadora do Colégio, Daiana Silveira Colombo Dieter, conta que os Jogos são um dos eventos mais esperados do ano. “É aguardado pelos alunos e pelos professores. Conseguimos explorar todo o complexo esportivo da Universidade, envolvendo desde as provas de natação até as provas de atletismo. Mas a peça fundamental são os ensinamentos de respeito”, comenta.

25 anos de história

Daiana ressalta ainda o histórico de edições dos Jogos, que proporcionaram muito conhecimento em diversas áreas do esporte, e a história do Colégio. “Conseguimos oferecer uma grande diversidade de modalidades ano após anos, muitas medalhas e troféus. Neste ano, eles também marcam os 25 anos de história do Colégio”, ressaltou.

Além das competições, os Jogos também promovem atividades de solidariedade, artísticas e novas amizades. Integração que é destacada pela aluna do nono ano Samira Dagostin. “Estão sendo dias diferentes e gostei muito das provas de handebol e futsal, mas o melhor até agora foi que nos aproximamos de pessoas que não conhecemos e surgiram até novas amizades. Acho importante estimular este contato e também o esporte na nossa idade”, destacou.

Provas e parcerias


O evento tem o apoio dos cursos de Educação Física e Enfermagem da Unesc durante as provas de basquete, vôlei, futebol, velocidade, revezamento, salto em distância, mãe de rua, futebol de sabão, queimada sabão, esconde-esconde, arremesso de peso, pega-pega, dodgebol, pique bandeira e uma Gincana de encerramento.

“Os cursos estão ajudando na organização e na arbitragem. A Educação Física participa diretamente nos jogos e a Enfermagem garante os primeiros socorros caso ocorram imprevistos”, contou o professor de Educação Física e coordenador dos Jogos, Marcio Just Evaldt.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 13 de setembro de 2017 às 16:21
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc participa dos Jogos Escolares da Juventude 2017

Aluna do Colégio Unesc participa dos Jogos Escolares da Juventude 2017
Isabely disputa a edição voltada para atletas dos 12 aos 14 anos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma aluna do Colégio Unesc vai representar a região e buscar um lugar no pódio dos Jogos Escolares da Juventude 2017. Isabely Guimarães Casagrande tem apenas 13 anos e vai participar da competição pela segunda vez. A atleta vai disputar o pentatlo na edição dos Jogos voltada para atletas dos 12 aos 14 anos. A competição inicia na próxima terça-feira (12/9) e segue até 21 de setembro, em Curitiba, no Paraná.

Isabely participou da competição em 2016, e nesta edição sabe que pode chegar ainda mais longe. “Foi cansativo e ao mesmo tempo muito gratificante. Eu consegui um quinto lugar no salto em distância, e agora, no pentatlo, treino três vezes por semana e sei que dá para vencer”, afirma.

A aluna do Colégio Unesc se classificou para disputar o título nacional após vencer as etapas municipais, regionais e estaduais, em Mafra, Santa Cataria. “Ficamos muito felizes com as conquistas. É de grande importância incentivar o jovem no esporte e na educação. Assim que a Isabely voltou de Mafra a recebemos com festa para reafirmar nossa torcida por ela”, conta a coordenadora do Colégio, Daiana Colombo Dieter.

Isabely é a primeira aluna a levar o nome do Colégio Unesc à competição nacional.

A prova


A modalidade pentatlo consiste em cinco provas e será disputada durante dois dias. A aluna Colégio Unesc vai participar das provas de 80 metros com barreira e arremesso  de peso no primeiro dia e salto em distância, salto em altura e 800 metros no segundo dia.

A competição

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas. Atualmente, é tida como referência internacional.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 07 de setembro de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente

Alunas do Colégio Unesc são destaque em concurso literário

Alunas do Colégio Unesc são destaque em concurso literário
Premiação foi entregue pela Academia Criciumense de Letras (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Na ponta do lápis as ideias, e no peito as medalhas. As alunas do Colégio Unesc Dhyana Iris Peruchi Bardini, Eduarda Dalmolin e Bianca Macedo Hoffer Madruga encantaram os jurados com seus textos e foram destaques no 17º Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras.

As estudantes participaram da categoria Juvenil, que envolveu alunos do Ensino Médio da região e receberam a premiação em 28 de agosto. Durante a atividade, elas foram orientadas pela professora de Produção Textual, Katiana Possamai Costa.

Na competição, Dhyana conquistou o primeiro lugar com o conto “Cores”; Bianca ficou em terceiro com a Poesia “Abril” e Eduarda recebeu uma menção honrosa com o texto “Guardiã do perigo”.

Segundo a professora Katiana, o concurso tem o objetivo estimular a produção literária no Sul de Santa Catarina. Na última edição, em 2015, o Colégio também teve destaques em diversas colocações.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 04 de setembro de 2017 às 18:08
Compartilhar Comente (1)

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado
Estudantes concluíram mais uma etapa antes da viagem Florianópolis (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O que é política? Os alunos do Colégio Unesc aprenderam sobre os princípios dela e conheceram os trabalhos dos poderes Legislativos de Santa Catarina e de Criciúma. A atividade, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/8), é uma etapa da 23ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, em que o Colégio representa os municípios do Sul do Estado.

Além de conhecimento, os participantes receberam uma cartilha com explicações de como se organiza e como funciona os poderes públicos, a democracia, as administrações públicas e outros setores relacionados ao tema.

O aluno do terceiro ano do Ensino Médio Lucas da Silva Boff conta que o aprendizado compartilhado com ele hoje vai fazê-lo votar de forma mais consciente na próxima eleição. “Viemos para aprender sobre política. Apesar da grande crise e de ser um assunto muito comentado ainda não temos consciência do que realmente é. Aprendendo, em 2018 vamos poder votar e fazer a diferença”, destacou o estudante.

O programa se divide em quatro etapas: socialização de conhecimentos, formações técnicas com deputados, visita de representantes do parlamento ao Colégio e a Semana da Jornada, que ocorre de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, ressalta que é importante a parceria do Estado com a escola para pensar no agora. “É um senso comum pensar que o jovem é o nosso futuro, enquanto devíamos investir no jovem de agora, para que criem consciência e que saibam desde cedo que a política faz diferença”, ressaltou.

Durante as atividades em Florianópolis, os alunos vão poder sugerir suas ideias de mudanças, trabalhando em conjunto com os deputados estaduais. Já passaram pelo programa 836 jovens, com 27 projetos de leis protocolados.  “Reclamamos muito e conhecemos pouco. Para reclamar de algo devemos primeiro saber a real situação. É o motivo de eu me interessar polo projeto, quero saber como funciona o Parlamento e poder contribuir”, comentou a aluna do primeiro do Ensino Médio, Catarina Bortolotto.

Os estudantes ainda vão passar por mais uma formação, com a presença de deputados. Esta é a segunda vez que o Colégio Unesc participa do encontro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 31 de agosto de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente