AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Unibave reúnem lideranças de Orleans para debate sobre o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Unesc e Unibave reúnem lideranças de Orleans para debate sobre o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
Grupo esteve reunido na manhã desta sexta-feira (14/8) dentro da programação que abrangerá todos os municípios da Amrec (Fotos: Mayara Cardoso/ Reprodução) Mais imagens

O futuro de Orleans foi vislumbrado, na manhã desta quinta-feira (14/8), sob olhares de mais de 50 pessoas entre profissionais da Unesc, do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e lideranças políticas e empresariais, no encontro promovido em prol do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec. A ação faz parte da primeira, das sete etapas de planejamento do Plano, realizado sob comando das duas instituições de ensino comunitárias.

O grupo participou, ao longo de toda a manhã, das dinâmicas e debates conduzidos pelo professor Igor Drudi com foco na identificação das dificuldades, das potencialidades e dos sonhos para os próximos dez anos no município.

Os desafios encarados pela cidade, é claro, são muitos, porém não em maior número que as potencialidades. Entre os destaques de Orleans na região o grupo pôde apontar alguns itens divididos entre os eixos de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, foram elencadas, no que diz respeito ao Turismo, questões como a localização privilegiada entre a serra e o mar, a produção de produtos artesanais, a possibilidade de exploração do agroturismo e a presença os pontos turísticos como as esculturas do paredão e o Museu ao ar livre.  

Já no eixo Desenvolvimento Econômico, de acordo com Gisele, o grupo pontuou itens como: capacidade empreendedora; indústria plástica; presença de Instituição de Ensino Superior; indústria de lacticínios; produção de energia; indústria de tecnologia; o agronegócio com diferentes culturas, entre outras potencialidades econômicas.

A partir de informações apresentados pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Thiago Fabris e Melissa Watanabe com dados sobre o cenário do município e da região, assim como sobre macrotendências nacionais e internacionais, os participantes puderam ter uma visão geral e, assim, listar também sonhos para o futuro da cidade.

Para o diretor da Unibave, Elcio Willemann, o envolvimento de diversos setores do município junto as Instituições de Ensino Superior já demonstra que ótimos resultados estão por vir. “Tivemos um encontro muito produtivo com a comunidade de Orleans e temos a convicção de que com o empenho e a dedicação de toda a equipe construiremos um grande Plano”, destacou Elcio.

Divididos entre os temas “Bem-estar e educação” e “Economia” os sonhos vislumbrados pelas lideranças municípios foram mais uma importante gama de dados que fará parte do Plano de Desenvolvimento.

Conheça alguns dos sonhos elencados:

Sonhos Bem - Estar e Educação

Qualidade de vida aos cidadãos.
Educação ambiental.
Coleta seletiva feita de forma permanente e colaborativa.
Meio ambiente vinculado à saúde.
Educação fortalecida.
Desenvolver mais s dois parques, bem como a cultura do campo mais sustentável.
Mobilidade urbana, cidade planejada.

Sonhos – Economia

Incentivo ao turismo e agronegócio.
Agricultura forte e potente.
Agroindústria forte.
Rodoanel para melhoria logística.
Turismo e lazer em áreas de rios.
Uma economia estável, e a uma diversificação da indústria, que impactaria diretamente no crescimento da geração de emprego e renda.
Implantação de uma cooperativa para apoio aos produtores do município, para impactar na produção destinada a culinária
Rotas turísticas interligadas.
Execução do plano turístico já existente.

O encontro foi acompanhado pelo prefeito de Orleans Jorge Koch, que enalteceu a importância da união de esforços entre as Instituições de Ensino Superior, Unesc e Unibave, em prol da elaboração do Plano.

O grupo participante desta etapa do projeto deve acompanhar as próximas ações de trabalho conduzidas pela Universidade até outubro.

Conheça os detalhes dos encontros dos municípios de:

Balneário Rincão

Cocal do Sul

Forquilhinha

Içara

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2020 às 18:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário