AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Extensão: Escola inaugura sistema de coleta de água da chuva

Extensão: Escola inaugura sistema de coleta de água da chuva
Inauguração do sistema ocorreu na manhã desta sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Escola Municipal José Contim Portella, em Criciúma, inaugurou o seu sistema de captação de água da chuva na manhã desta sexta-feira (26/6). A partir de agora, a escola não usará mais água potável para a limpeza de suas dependências e regar as plantas, mas a água armazenada em uma cisterna com capacidade para cinco mil litros. A iniciativa contou com o apoio da Unesc, por meio do projeto “Gestão ambiental como estratégia para o fortalecimento da educação ambiental na Escola José Contim Portella”, desenvolvido por professores e acadêmicos da Universidade.

A inauguração contou com todos os alunos do turno matutino, da Educação Infantil ao sexto ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, uma das turmas apresentou uma canção de com o tema meio ambiente. “Estamos muito felizes por este momento tão especial, sobretudo com o grande envolvimento dos nossos professores e funcionários e com a fundamental participação da Universidade”, afirmou a diretora da escola, Dilma Ancelmo.

Captação


O sistema de captação de água da chuva conta com duas caixas de água, uma no subsolo (500 litros), que armazena a água captada nas calhas no prédio que abriga a secretaria da escola. Um motor puxa a água para a caixa maior, de cinco mil litros, que está sob uma base elevada de aproximadamente quatro metros, sendo canalizada para um local estratégico e disponibilizada para uso por meio de uma torneira. A concepção do projeto foi da engenheira ambiental Luana da Silva Lumertz (formada pela Unesc), que atuou no projeto até o final do segundo semestre de 2014.

Segundo o coordenador do projeto de extensão, José Carlos Virtuoso, com uso de água da chuva na escola, os alunos não só aprendem que é preciso cuidar dos recursos hídricos, como também compreendem melhor as etapas do ciclo da água. A próxima ação do projeto será implantação de uma composteira para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados na escola e produção de adubo orgânico.

Sensação de dever cumprido para a equipe

Para a equipe da Unesc, o projeto de extensão – inserido no Território Paulo Freire – já alcançou um de seus principais objetivos.  Segundo o coordenador do projeto, o objetivo era que a utilização de ferramentas de gestão ambiental sensibilizasse os professores da escola na promoção de educação ambiental. “Ficamos satisfeitos em ver a mobilização dos professores, que agora se colocam à frente do processo, como protagonistas. Esse era o nosso maior propósito”, comentou.

Além de Virtuoso, o projeto de extensão da Unesc conta com a participação da professora Maristela Gonçalves Giassi e das acadêmicas bolsistas Daniele Wernke Spillere (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Janaina Macedo de Souza (Ciências Biológicas).

A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA HCE, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de junho de 2015 às 15:15
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

José Dagostim

26 de junho de 2015 às 15:58

Parabéns! Usar a ciência e a educação a serviço da sustentabilidade. O planeta Terra agradece.

Deixe um comentário