Sou estudante - Graduação

Requerimentos

O que você procura?

Pagar boletos, ter documentos no seu nome e declarar por escrito aquilo que você faz.  Seja bem-vindo à vida adulta! Na Central de Atendimento ao Acadêmico, a gente te ajuda a providenciar o que você precisa. 
 

CONFIRA COMO SOLICITAR

Atestado de Matricula

Se por algum motivo você precisa comprovar que está matriculado no seu curso, você pode retirar esse documento pela Centac Online, que estará disponível em minutos para você.

Declaração de conclusão de curso

Se você ainda não está com o diploma em mãos, mas precisa informar que está concluindo o seu curso de graduação, a Unesc fornece pra você uma declaração. O pedido do documento deve ser feito diretamente na Centac.

Desistência de curso

Se você não se identificou com o curso e por algum motivo maior resolveu desistir, é importante formalizar seu pedido via Centac Online, por meio de um novo requerimento com nome Desistência de Curso. Ao desistir do curso automaticamente você perde a vaga e se desejar retornar terá que participar de um novo processo seletivo.

Histórico escolar

O histórico escolar é o documento que comprova suas notas e desempenho no curso. Para obter o seu histórico solicite diretamente na Centac presencialmente, pelo e-mail centac@unesc.net e ou pela Centac Online.

Liberação do diploma

Depois da formatura é hora de pegar o tão sonhado diploma. O prazo legal para este documento ficar pronto é até 90 dias após a colação. 

Quando estiver liberado para retirada você receberá um e-mail de notificação.

Segunda via do diploma

Se você perdeu ou extraviou o seu diploma, poderá pedir uma segunda via do documento. A solicitação deve ser feita à Centac presencialmente ou pelo e-mail centac@unesc.net e há cobrança de taxa.

Trancamento de curso

O pedido formal para o trancamento é realizado via Centac Online, por meio de um novo requerimento com nome Trancamento de Curso. Ao fazer este procedimento você tranca ao seu curso de graduação por tempo indeterminado e quando reingressar terá apenas que se enquadrar à matriz curricular vigente.

Troca de curso

O pedido de troca de curso é feito pela Centac Online, clicando em novo requerimento e buscando pelo serviço Troca de Curso. A solicitação pode ser feita a qualquer momento, porém a análise ocorre nos meses de julho e fevereiro no período de vagas excedentes, conforme a disponibilidade de vaga.

Troca de turno

Se você deseja permanecer no seu curso, mas por alguma razão precisa mudar de turno, basta fazer o pedido pela Centac Online clicando em novo requerimento e buscando pelo serviço Troca de Turno. A solicitação pode ser feita a qualquer momento, porém a análise ocorre nos meses de julho e fevereiro no período de vagas excedentes, conforme a disponibilidade de vaga.

Outros serviços oferecidos pela Centac


- Ajuste do Valor do Boleto de Matricula
- Atestados e Afastamentos
- Atestado de Licença Maternidade
- Atestado de Regularidade Acadêmica
- Cálculo de Pagamento Antecipado
- Casos Especiais de Matricula
- Declaração Acadêmica
- Declaração Financeira
- Declaração de Provável Formando
- Demonstrativo Financeiro para Fins de Imposto de Renda
- Devolução de Documentos do Arquivo
- Documento Faltante do Processo de Matricula
- Exclusão de Disciplinas Fora do Prazo
- Justificativa de Reprovação para Bolsa de Estudo
- Renovação de Descontos

*Compareça a Centac para mais detalhes

GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS

Aproveitamento de disciplinas

Aproveite disciplinas já cursadas em outras universidades ou em cursos aqui da própria Unesc na grade curricular do curso que você está matriculado.

Temos dois tipos de aproveitamento:

  • Aproveitamento interno: quando a disciplina foi cursada na Unesc
  • Aproveitamento externo: quando a disciplina foi cursada em outra Instituição de Ensino. Neste caso, você apresentar o histórico escolar de aprovação da disciplina em questão e o plano de ensino da mesma.

Para solicitar a validação de disciplinas acesse a Centac Online, solicite um novo serviço com o nome Aproveitamento de Disciplinas. Se a disciplina for cursada na Unesc, indicar o nome da disciplina e o código.

Certidão de disciplina isolada

A certidão de disciplina isolada é disponibilizada para pessoas de outras instituições que fizeram disciplinas na Unesc e precisa aproveitar e compor em sua grade curricular na sua instituição de ensino.

Prova de suficiência

A elaboração e aplicação das provas de suficiência são de responsabilidade de uma Banca Examinadora Especial, constituída oficialmente por ato da Diretoria de Ensino de Graduação.

O calendário acadêmico prevê, em cada semestre, as datas para inscrição e realização dessa prova que possui suas orientações específicas no edital publicado semestralmente.


REQUERIMENTO DE ATIVIDADES EM ÉPOCA ESPECIAL

Colação de grau em época especial

Se você não consegue formar-se com a sua turma e precisa se graduar em período diferenciado, você pode pedir a colação de grau em época especial. O pedido deverá ser realizado pelo próprio acadêmico via Memorando entregue e referenciado a Pró Reitoria Acadêmica justificando motivo da colação no período solicitado e caso seja deferido a colação será agendada e acontecerá em local e data determinados pela universidade.

Prova em época especial

O estudante que faltar em dia de prova por motivo justificável poderá solicitar Prova em Época Especial. Os motivos compreendidos são:

  • Problemas de saúde – munido de atestado médico, preferencialmente citando a doença/problema de forma clara.
  • Motivo/viagem de trabalho – munido de declaração com timbre ou carimbo da empresa e assinatura do gestor/chefe/superior.
  • Outros motivos – munido de declaração informando à Coordenação, com clareza, o motivo da falta e assinando.

Esta solicitação é feita pela Centac Online, em novo serviço, com nome Prova em Época Especial. É importante anexar a justificativa. O procedimento terá custo que será gerado via boleto. Sendo aprovado o pedido, o estudante será informado da data e do local de aplicação da prova.

Turma em época especial

Sabia que é possível abrir uma turma para cursar uma disciplina em época especial, como nas férias? Para isso é preciso que haja um número mínimo de alunos inscritos, conforme estabelecido pela instituição. A definição de datas e horários da disciplina é definida somente após o fechamento da turma.

A inscrição em Turma em Época Especial deve ser solicitada na Coordenação do curso que fará o pedido à Diretoria de Ensino de Graduação.