Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta contribui em audiência pública da Alesc
O empenho e assertividade das ações desenvolvidas pela Unesc para o enfrentamento à Covid-19 foram evidenciados em nível estadual mais uma vez. Em abril de 2020 a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) parabenizou a Universidade pela efetividade de seus projetos pontuais à pandemia, e nesta quinta-feira (20/8) convidou a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, para a audiência pública “Ações de enfrentamento à Covid-19”.
A Unesc contribuiu para o momento como única Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, e a reitora reafirmou o compromisso da Instituição com a sociedade neste momento de desafio sanitário mundial. “Quando a pandemia de Covid-19 se aproximou, rapidamente nos reinventamos, e iniciamos um forte movimento de apoio à sociedade com ações estruturantes para o combate do coronavírus”, destacou.
Além da utilização da ciência para o zelo pela vida, a Unesc idealizou ações de suporte à aspectos fundamentais para neste momento, com esforços pontuais para a prevenção, informação e saúde mental. “O estado sempre poderá contar com os seus maiores patrimônios intelectuais, as nossas Universidades Comunitárias, e a nossa região Sul sempre terá a Unesc à disposição”, completou. Ao olhar para o futuro, a Universidade lidera atualmente o Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), um trabalho estratégico com o objetivo de encontrar potencialidades e pontos de atenção que levarão ao melhor encaminhamento da retomada da região. O evento desta quinta-feira reuniu prefeitos; secretários, municipais e estadual de saúde; deputados, e outros representantes do governo do estado.
Ações de enfrentamento desenvolvidas pela Unesc
A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19. Foram mais de 20 projetos:
Serviço de Reletriagem Referenciada - com o objetivo de evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa.
Acolher Unesc Covid-19 - O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.
Produção e distribuição de álcool em gel - Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.
Produção de máscaras para profissionais da saúde - As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.
Drive Thru de vacinação contra a H1N1 - Pioneirismo no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.
Projeto Ozônio - A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.
Outras diversas iniciativas foram pensadas nesses meses de pandemia, com a participação de residentes da Unesc, um Comitê de Análise e Gestão Covid-19, a construção de respiradores destinados às UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), a implantação de uma Sala de Situação e muitas outras.
.png)
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de agosto de 2020 às 15:46Design em destaque no “Webinar das profissões”
Um bate papo sobre o mundo e as possibilidade do Design marcou o segundo dia do “Webinar das profissões”, uma proposta da Unesc Araranguá que oportuniza conhecer mais sobre a vida acadêmica e profissional na área. Realizado na noite desta terça-feira (11/8), o momento teve a mediação do coordenador e da coordenadora adjunta do curso do Design da Unesc, João Luis Rieth e Bárbara Alváres, e do coordenador dos cursos técnicos da Universidade, Haron Fabre
“Esse é um evento que temos realizado para apresentar todas as possibilidades que existem no rico portfólio da Unesc Araranguá. São possibilidades em cursos EaD (Ensino a Distância), de graduação semipresencial e ensino técnico”, destaca a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza
Com o tema “Design: Por Que?”, as três autoridades no assunto trouxeram aspectos de relevância do segmento na região do Sul de Santa Catarina, e fizeram um resgate sobre a trajetória da área no mundo e na Universidade - saiba mais sobre os dez anos do curso da Universidade clicando aqui.
Conforme Bárbara, o mercado conta com inúmeras oportunidades, para quem quer atuar em uma organização ou empreender. “Existe uma necessidade de um profissional deste segmento em todas as organizações, e isso já começa a ser percebido”, destaca.
Já Fabre chama atenção para o Design ser uma profissão voltado para a pessoa. “Hoje tem-se uma grande importância para a empatia. Projetos e produções são pensados para o indivíduo, e este aspecto tem chamado cada vez mais atenção, abrindo novos espaços para o Design”, frisa.
Outro foco do diálogo também foi a área explorada pelos curso de graduação Design de Experiência e de Serviços e Design de Interiores - tecnológicos, oferecidos pela Unesc Araranguá e que apresenta um conceito único e inovador. “São áreas que têm crescido bastante e se completam. Todo produto necessita de um serviço, como, por exemplo, um piso que deve ser assentado. Existe uma versatilidade e oportunidades cada vez mais aparentes no mundo do Design”, explica Rieth.
Oportunidades na Unesc Araranguá
Também em destaque, os 21 cursos técnicos da Universidade foram apresentados. São formações em curto prazo e grandes resultados, com formações pensadas de acordo com a necessidade da região. A Unesc Araranguá também conta com oportunidades de graduação semipresencial e EaD, todos com a excelência de uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação)
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de agosto de 2020 às 20:45Unesc Araranguá estabelece parceria com a CDL de Sombrio
Mais uma grande parceria ganha forma na Unesc Araranguá. Nesta semana a Unidade do Vale recebeu a visita do gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sombrio, Marcelo Nunes da Silva, para tratar sobre novos projetos em conjunto entre as instituições.
O gestor foi recebido pela diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Sousa, e pelo gerente do Escritório de Negócios da Universidade, Henrique Vargas. Conforme Isabel, o fruto da parceria poderá ser usufruído em breve pelos associados da CDL de Sombrio, que contarão com descontos especiais para cursos de Graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unesc Virtual.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
11 de agosto de 2020 às 15:15Saúde e beleza em evidência na primeira edição do “Webinar das profissões”
Os segmentos da saúde e da beleza desafiam a crise e seguem em crescimento acelerado. Conforme a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), é o segundo mercado com maior ascensão registrada em 2019. Para quem deseja atuar na área, ou tem interesse em conhecer, a Unesc Araranguá propôs, nesta segunda-feira (10/8), este tema para nortear o primeiro evento do “Webinar das profissões”, conduzido pela professora mestre na área de Estética e Cosmética, Gabriela de Campos Severo, e pela técnica em Podologia e graduanda em Enfermagem da Unesc, Gabriela Borges Silveira.
Em formato de bate papo, as palestrantes socializaram suas experiências profissionais e acadêmicas. Gabriela Borges, que já atua com podologia há seis anos, trouxe para a discussão a importância da podologia para a qualidade de vida, principalmente das pessoas que tem a saúde afetada por problemas nos pés. “Eles têm grande importância para a vida das pessoas. Pode parecer algo banal, mas um indivíduo com dores acaba sendo prejudicado em todos os aspectos do seu dia”, afirma.
Conforme a profissional, existe espaço para a podologia em salões, clínicas, empreendimentos pessoais e muito mais. “Vejo com bons olhos a chegada da Universidade nestas áreas. Nossa região é carente deste segmento, o que torna o mercado ainda mais abrangente e repleto de possibilidades”, completa.
Já para a área de estética, a cosmetóloga Gabriela Severo também trouxe aspectos da docência. Ela é mestre em Ciências Biológicas e dá aulas para o ensino técnico e tecnológico. “É uma profissão apaixonante, tanto para lecionar quanto para atuar. Para falar de sua importância para a saúde não é diferente, traz o bem-estar fundamental para a qualidade de vida”, explica.
Autoestima, embelezamento, autoconhecimento e aceitação foram apontados pela palestrante como contribuições da área, que somam ao crescimento da profissão. “Percebemos que nós entramos em um mercado que o natural é valorizado, quando não é preciso usar medicamentos. O resultado é uma fidelização de quem usufrui deste trabalho, por consequência a consolidação da estética na vida das pessoas”, destaca.
Webinar das profissões
O Webinar das profissões foi pensado com o objetivo de apresentar o rico portfólio de oportunidades, entre graduação, ensino técnico e pós-graduação, presentes na Unesc Araranguá. A ideia, conforme a diretora da instituição, Izabel Regina de Souza é que outros cursos sejam acrescentados ao calendário, contemplando todas as oportunidades oferecidas na Unidade. “São possibilidades em cursos EaD (Ensino a Distância), de graduação semipresencial e ensino técnico. A cada encontro os participantes poderão ter contato com profissionais da área de conhecimento de interesse, conhecendo sobre o dia a dia profissional e a experiência acadêmica na mais bem conceituada Universidade do Sul catarinense, com excelência comprovada pelo MEC (Ministério da Educação)”, enfatiza.
Entre as oportunidades expostas no evento estão os cursos da UnescTec, representados pelo coordenador Haron Fabre, que mediou os diálogos e comemorou a implantação deste novo nível de ensino. “A Unesc é uma Universidade consolidada no Sul catarinense. Esta modalidade leva a excelência desta grande Instituição, que visualiza aquilo que a comunidade necessita. Somado a tudo isso, o que nos diferencia mais ainda é a formação por competência, com certificado emitido a cada etapa concluída”, destaca.
Design em evidência
Na terça-feira (11/8), também online, o assunto será “Design: Por Que?”, com mediação do coordenador e da coordenadora adjunta do curso do Design da Unesc, João Luis Rieth e Bárbara Alváres, e do coordenador dos cursos técnicos da Universidade, Haron Fabre. O evento inicia às 19 horas. Clique aqui para participar.
O evento é aberto ao público e para participar basta uma rápida inscrição online. O link da sala virtual será disponibilizado após a inscrição.
Conheça a Unesc Araranguá clicando aqui.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de agosto de 2020 às 19:52Curso semipresencial leva graduação de Nutrição da Unesc à Unidade Araranguá
A Unesc Araranguá leva à região mais uma grande novidade. Estão abertas as matrículas para o curso de Nutrição na modalidade semipresencial na unidade do Vale. A graduação tem o objetivo de formar profissionais altamente qualificados, assim como contribuir para o desenvolvimento do setor de Alimentação e Nutrição na macrorregião sul de Santa Catarina.
Conforme o coordenador do curso, Marco Antonio da Silva, a Unesc leva uma oportunidade ímpar aos interessados em buscar qualificação na área da nutrição. “Com corpo docente especializado e uma grade curricular afinada com as demandas do mercado de trabalho, o curso de Nutrição é uma ótima opção para quem deseja estudar as tendências contemporâneas da Alimentação e Nutrição e transformar a sua carreira profissional em sucesso”, garante.
De acordo com Marco, o Curso Superior de Nutrição apresenta duração de quatro anos, com carga horária total de 3.200 horas. “Por ser um curso semipresencial, semanalmente acontecem dois encontros presenciais, com aulas desenvolvidas em laboratórios, atividades práticas e visitas técnicas, além dos estágios curriculares obrigatórios, que acontecem no último ano”, explica o coordenador que acrescenta que parte do curso é desenvolvida em ambiente virtual, com disponibilização de materiais didáticos de alta qualidade, e-books, vídeos e tutorial especializado.
Os estágios curriculares acontecem em empresas e organizações conveniadas à Unesc, incluindo cozinhas industriais, hospitais, Secretarias de Saúde e de Educação, e instituições afins.
O acadêmico de Nutrição poderá participar de projetos de pesquisa, extensão e ações comunitárias, o que, para Marco, oportuniza de forma única o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas à prática profissional e integra o ensino à pesquisa e à extensão universitária.
Para conhecer mais sobre a oportunidade levada ao Vale por meio da Unesc basta acessar o site da Unidade Araranguá ou entrar em contato pelo telefone (48) 48 3444 3900, também como Whatsapp.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
10 de agosto de 2020 às 16:16
Newsletter
RSS