Unidade de Pronto Atendimento de Araranguá recebe da Unesc equipamento para desinfecção dos espaços com ozônio
Os profissionais de saúde e moradores de Araranguá receberam uma importante ajuda no combate à Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (27/8), a Unesc entregou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araranguá, um equipamento para a higienização dos espaços físicos com ozônio. O método de desinfecção de ambientes com ozônio é considerado o mais assertivo contra o coronavírus em uso no mundo.
Segundo a gerente do campus da Unesc, Mira Dagostim, na UPA também é realizada a triagem de pacientes com sintomas de Covid-19, e por isso o reforço na desinfecção será um importante aliado de biossegurança. “A solicitação foi feita pela secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. Pelo compromisso que a Unesc tem de estar auxiliando a região, a Universidade levou o equipamento. No momento da entrega, duas de nossas higienizadoras além de fazer uma simulação, explicaram detalhadamente todo o protocolo de segurança na aplicação de ozônio”, conta Mira.
A secretária de Saúde de Araranguá, afirma que o ozônio tem sido utilizado como importante recurso para a desinfecção de ambientes há bastante tempo e neste momento de pandemia, a sua utilização tornou-se ainda mais relevante. “Agradecemos à Unesc pela parceria, fazendo chegar ao Centro de Triagem Covid-19 esta tecnologia que contribui muito para o enfrentamento da crise que estamos vivendo. A Universidade demostrou, mais uma vez, seu protagonismo na inovação, bem como a consciência de seu papel social, compartilhando o conhecimento produzido em seus laboratórios. Somos muito gratos por isso”.
A entrega do equipamento contou também com a participação da coordenadora institucional de biossegurança e atenção acadêmica da Unesc, Paula Zugno.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
27 de agosto de 2020 às 18:41Unesc Araranguá promove Painel do Agronegócio do Extremo Sul Catarinense nesta quinta-feira
A noite desta quinta-feira (27/8) será de aprendizado e troca de conhecimentos sobre agronegócio em Araranguá e região. Isso porque a Unesc Araranguá promove de forma virtual, a partir das 19h, o primeiro Painel do Agronegócio do Extremo Sul Catarinense.
O evento será mediado pelo professor doutor da Unesc, Miguelangelo Ginezini, e contará com a presença do engenheiro agrônomo e gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edson Borba Teixeira; do presidente da Cooperativa Agroindustrial (Cooperja), Vanir Zanatta e do presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogério Pessi.
Os interessados em participar podem realizar sua inscrição pelo link Unesc.net/painelagronegocio. As vagas são limitadas.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
25 de agosto de 2020 às 15:25Unesc Araranguá lança novos cursos semipresenciais e a distância
O Vale do Araranguá conheceu na manhã desta terça-feira (25/8) os novos cursos de graduação semipresenciais e a distância da Unesc na região. Em coletiva prestigiada pela imprensa do Extremo Sul Catarinense, a equipe de gestão universitária apresentou as novidades na área do ensino superior, que fazem parte de uma segunda etapa do projeto da Unesc em Araranguá.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do projeto da Unesc Araranguá para a Instituição. “A Unesc se fixa cada vez mais nesse território, Araranguá e conta com a Weber, que é mais que uma parceira. Assim como a Unesc, a Weber tem um desejo latente de transformar vidas e cenários. Este projeto vem alinhado aos novos tempos e traz todo o potencial de semear a prosperidade”.
Luciane ainda pontuou uma linha do tempo com as ações implementadas em Araranguá, dentro do projeto da Instituição em parceria com a Weber Empreendimentos. Em 2019, foi inaugurada a unidade da Unesc em Araranguá, com cursos de graduação e pós a distância e eventos voltados para a reflexão sobre os potenciais da região.
“Estamos construindo a Cidade Universitária, e mesmo com a pandemia, implantamos um dos mais bonitos projetos, o Núcleo de Empreendedorismo. Hoje, inauguramos um segundo momento, com os cursos técnicos e os de graduação em formato semipresencial, com um currículo inovador e focados nos novos formatos de aprendizagem. O cenário que temos a nossa frente é ainda mais complexo e exige de nós uma postura disruptiva e focada em competências e diferenciais. O período de pandemia não fez a Unesc recuar nenhum minuto. A fez olhar o novo cenário e identificar as oportunidades para o desenvolvimento de toda a região”.
A terceira etapa do projeto em Araranguá será relacionada ao eixo de inovação e atração de novos negócios e a quarta, a inauguração da Cidade Universitária, com o campus da Unesc.
O CEO da Weber, Fernando Weber, reiterou o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional. “Estamos juntos e dando um passo super importante na consolidação desse sonho. Esse momento me emociona e me inspira. A pandemia está sendo um desafio que nos motivou a trabalhar ainda mais para chegar a esse sonho de construir juntos com a Unesc e a comunidade o Vale do Araranguá dos próximos anos”.
Cursos pensados para a região
A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, apresentou os novos cursos e reforçou que são fruto de uma análise sobre o Extremo Sul e possuem forte conexão deles com a demanda regional. Segundo ela, além do ensino, com os cursos, a Universidade se coloca à disposição para o desenvolvimento de pesquisa e extensão no Vale.
“Acreditamos que a educação transforma pessoas, vidas e que, por consequência, impacta positivamente no desenvolvimento das regiões. É com essa perspectiva que apresentamos novos projetos para o Vale do Araranguá, de cursos que aliam o ensino presencial com o ensino a distância, com a flexibilidade do EAD e o convívio presencial com os professores, colegas e a estrutura da Universidade. Estamos falando de um modelo acadêmico em que o estudante frequenta a unidade de Araranguá duas vezes por semana e dá continuidade ao processo formativo também pelo ambiente virtual de aprendizagem, com interação com os professores e momentos síncronos. Aliamos know-how de uma Universidade Comunitária com mais de 50 anos com toda a modernidade da tecnologia”.
A coletiva de imprensa virtual teve ainda a participação do vice-reitor, Daniel Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo e da diretora da Unesc Araranguá, Izabel de Souza.
Confira os novos cursos semipresenciais e EAD na Unesc Araranguá:
Semipresenciais
Educação Física – Bacharelado
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de quatro anos
Nutrição – Bacharelado
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de quatro anos
Design de Interiores – Tecnológico
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de dois anos
Estética e Cosmética – Tecnológico
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de três anos
Escola de Comunicação Criativa
Jornalismo – Bacharelado
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de quatro anos
Publicidade e Propaganda – Bacharelado
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de quatro anos
Comunicação Digital – Tecnológico
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de três anos
EAD
Gestão do Agronegócio – Tecnológico
Aulas com encontros presenciais e virtuais
Duração de três anos
Saiba mais
Unesc Virtual
Unesc Araranguá
Matrículas abertas
(48) 3444-3900
(48) 99110-2179 (Araranguá)
(48) 99915-0433 (Criciúma)
Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
25 de agosto de 2020 às 13:24Empreendedores do Extremo Sul recebem auxílio da Unesc Araranguá para tirar seus projetos do papel
Empreender no Brasil não é tarefa fácil, e os primeiros passos são fundamentais. No Extremo Sul de Santa Catarina, quem sonha em iniciar seu próprio negócio recebe o auxílio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, por meio do Programa Mentoring. Na tarde desta segunda-feira (24/8), dez mentorados apresentaram a conclusão da etapa de construção do plano de negócios, dando os primeiros passos em busca deste objetivo. Nesta ocasião, em excepcional, as trocas de conhecimentos foram mediadas por tecnologia.
Conforme Diogo Moraes, coordenador do Número de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, a oportunidade propôs a lapidação de tudo que foi construído ao longo da mentoria. “É a conclusão de uma grande etapa, o momento dos participantes apresentarem o que idealizaram até agora e receber os últimos conselhos dos professores da Universidade”, explicou.
Entre os projetos, Cristina Gomes Boabaid apresentou sua ideia que tem o objetivo de auxiliar mulheres acima de 45 anos com questões de saúde física e mental. A iniciativa “Movimento e Liberdade” proporcionará espaços para ioga, dança, música, diálogos, pintura, trabalhos manuais e outros conjuntos de atividades para elevar a saúde e o autoconhecimento de cada participante. “Eu percebo que nesse momento da vida, por volta dos 50 anos, passamos a ter novos questionamentos sobre a vida. Daqui para frente temos de buscar coisas que gostaríamos de fazer e não tivemos tempo, uma real liberdade da mulher”, afirmou.
O projeto contará com um espaço físico próprio, possibilitando tirar o projeto do papel e levar protagonismo e autonomia a vida de cada uma das participantes. “A ideia do Mentoring é maravilhosa, nos facilita com conhecimentos para dar grandes passos no projeto. Outro diferencial é estar vinculado a Unesc, com a qualificação de professores em apoio do nosso projeto. É um grande objetivo de vida que se torna realidade”, destacou.
A importância do Mentoring também foi evidenciada por Anderson Witt, que em suas considerações finais ressaltou ter encontrado uma experiência muito além das expectativas para sua ideia voltada a ensinar instrumentos, o empreendimento “Som das Cordas”. “Quando iniciei o empreendimento, pensei que era só abrir uma sala, abrir a porta e tudo aconteceria naturalmente. Por meio do Mentoring percebi que essa sala de aula é a minha empresa, e envolve uma administração, planejamento e um envolvimento maior do que só ensinar a música. Com a elaboração do plano, ficou muito claro o caminho a ser percorrido para alcançar o objetivo proposto”, pontuou
Construção do negócio
Antecedendo a etapa de conclusão, foram outros dois momentos. A primeira proposta foi o desenho da ideia de negócio, com a contribuição da professora Cristiane Dias. Posteriormente foi a vez da modelagem da ideia, com uma metodologia específica ministrada pelos professores Volmar Madeira e Ricardo Pieri.
Durante este processo, os mentorados foram desafiados a pensar em todos os aspectos que envolvem a estruturação de um negócio, como público alvo, controle financeiro, sustentabilidade, marketing, logística, concorrência, e outras potencialidades e pontos de atenção. “Para o futuro, os participantes já estão convidados para a etapa da pré-incubação, que durará seis meses e acelerará suas iniciativas”, pontuou Moraes.
Posteriormente, com o negócio aprovado e estruturado para o mercado, eles podem inscrever-se em outro projeto da Unesc, o Plano de 60 dias. A oportunidade coloca a expertise da Universidade a disposição das micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores, apoiando-os na organização do negócio desde a modelagem até as práticas de gestão que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado.
A oportunidade também contou com a participação do professor do curso de Ciências Contábeis Sérgio Mendonça, que contribuiu com uma nova perspectiva para melhoria de cada projeto.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
24 de agosto de 2020 às 16:43Alunos da Unesc terão novas possibilidades de bolsas de estudos no segundo semestre de 2020 pelo Uniedu
O Governo do Estado oferecerá novas bolsas de estudo e pesquisa, e o Sul de Santa Catarina será contemplado por meio das oportunidades de graduação na Unesc. O novo montante adicionado ao Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina ) é de R$ 60 milhões, e possibilita a oferta de novos auxílios previstos no artigo 170 da Constituição Estadual. A liberação de recursos foi anunciada nesta sexta-feira (21/8).
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância deste novo incentivo às instituições de ensino e aos seus estudantes, apontando o conhecimento como fator preponderante para a superação dos impactos decorrentes da crise e a recuperação pós-pandemia. “Vivenciamos um dos maiores desafios desta geração, e não por acaso encontramos nas universidades, mais uma vez, a expertise necessária para o apoio a sociedade. Em uma Instituição Comunitária, como a Unesc, a presença do estudante se transforma em subsídio à ações fundamentais para a comunidade em que ela está inserida, desde serviços de saúde oferecidos de forma gratuita, iniciativas de enfrentamento à pandemia e qualificação da formação, que resulta em profissionais mais preparados para contribuir com a retomada do Sul catarinense”, evidenciou. “Estes recursos são essenciais à permanência dos nossos estudantes e, também, sinalizam oportunidade para novos estudantes. É o resultado de uma luta coletiva e intensa de reitores e lideranças estudantis das universidades comunitárias” pontuou a reitora.
Para se candidatar ao benefício, o aluno da Unesc matriculado em qualquer curso de graduação deve realizar o procedimento dentro do sistema do Uniedu. Conforme a coordenadora da Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), Juliana Lora, o processo de inscrição e as normas, assim como o portal de cadastro, serão divulgadas em um edital previsto para a próxima semana. Ela também prevê uma conversa via Google Meet para os alunos que desejam realizar a inscrição.
Os critérios específicos, já estipulados, são residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos, não ter uma graduação completa e não ter outra bolsa de recurso público, como PMC, Prouni e Uniedu.
Cronograma
- De 27/08 a 07/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro).
- De 08/09 a 18/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com a disponibilização dos recursos anunciados nesta sexta-feira.
- De 19/09 a 23/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro) e concorrerem a bolsas remanescentes.
- De 24/09 a 30/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com os valores remanescentes.
Informações da SED (Secretaria de Estado da Educação)
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
21 de agosto de 2020 às 19:36
Newsletter
RSS