Unesc Araranguá

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias

Empreendedores do Extremo Sul compartilham suas experiências no encerramento do Plano de 60 Dias
Inscrições já estão abertas para as consultorias em 2021 (Fotos: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Um percurso de dedicação, resiliência e busca pelo conhecimento inovador marcou o 2020 dos participantes do Plano de 60 Dias na Unesc, encerrado nesta terça-feira (21/12). No último encontro, após trabalhos para potencializar seus empreendimentos de pequeno porte e individuais, os alunos da orientação tiveram uma noite para compartilhar seus olhares construídos até aqui.

Apesar de um momento mais leve e dinâmico, com dois minutos para cada apresentação, os resultados do desenvolvimento ao longo do ano Plano de 60 Dias logo apareceram: desenvoltura e habilidade para socializar e vender as conquistas de cada iniciativa.  “Foi um ano extenuante, desafiador e com muitas perdas. Ele nos ensinou muitas coisas: a valorizar as pessoas, o tempo, saber tomar decisões mais assertivas, a refletir sobre a vida e as nossas prioridades. Fazer gestão requer coragem, disciplina, engajamento, visão ampliada e cada dia que passa aprendemos mais” frisou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e professora doutora da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Fabio Feltrin da Silveira, um dos orientados do Plano neste ano, trabalha com tecnologia, com foco no desenvolvimento de sistemas para a indústria. Inserido numa área em constante evolução, sentiu a necessidade de ingressar na consultoria para desenvolver novas aptidões, como de planejamento e administração. “Eu tive a oportunidade de me aprofundar bastante nestas questões, utilizando meios e métodos dos quais percebemos resultados gratificantes. Clareou bastante o que eu precisava para o ano que vem, já que minha empresa está passando por um processo de crescimento. Essa consultoria foi essencial”, evidenciou 

Ao todo, representantes de 14 empresas concluíram os 60 dias de consultorias. Para 2021, aqueles que não concluíram podem optar por seguir no Plano, desenvolvendo suas iniciativas. “A consultoria é feita de provocações, trocas e desafios até a concretização do projeto. Este é o fim de uma consultoria, mas é o início de uma longa trajetória”, destacou o coordenador do NE no município de Araranguá, Diogo Morais.

Inscrições abertas para 2021

Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região é um dos pilares da Universidade. Um dos agentes na busca por este objetivo é o Plano de 60 Dias, iniciativa vinculada ao NE (Núcleo de Empreendedorismo) e com inscrições já abertas para 2021.

A dinâmica, estruturada para usufruir de toda a expertise da Universidade, promove encontros semanais. São profissionais de diversas áreas do conhecimento trabalhando juntos, engajados para ofertar o mais completo suporte a quem deseja fazer sua ideia de negócio dar certo. Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 14:23
Compartilhar Comente

Acolhimento marca o fim de ano na Unesc

Acolhimento marca o fim de ano na Unesc
Evento terá apresentações culturais e recordações de momentos importantes em 2020 (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

Chegou o momento de apertar o pause e recarregar as energias após um ano repleto de desafios. Para encerrar 2020 com boas energias, a Unesc acolhe professores, colaboradores e a comunidade em um encontro virtual, com arte, cultura, carinhos e amor. O evento inicia às 20 horas de segunda-feira (21/12).

“Vivemos um ano como nenhum outro. Redescobrimos o mundo, reaprendemos a nos conectar uns aos outros e, mais do que nunca, entendemos que valorizar as pessoas é essencial. Neste 2020, a Unesc deixa uma mensagem de esperança. Foram ações, movimentos e muito trabalho pelo bem coletivo, construído por quem carrega o DNA desta Universidade. Juntos estamos superando um grande desafio, e entraremos em 2021 ainda mais fortes”, evidenciou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento terá apresentações culturais, do Setor de Arte e Cultura e do concerto Mistura Fina; Resgate de momentos importantes em 2020, como as ações de suporte e combate à pandemia; performances artísticas selecionadas pelo Departamento de Desenvolvimento Humano; palavras da reitora da Unesc, e a socialização das reflexões via chat da transmissão.

A organização é feita pelo do Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing); Setor de Eventos; Setor de Arte e Cultura; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; Âmago; Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e Reitoria.

O encontro será apresentado via Google Meet e com transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 13:23
Compartilhar Comente

Encontro marca encerramento e entrega de resultados no programa Estratégia 360°, na Unesc

Encontro marca encerramento e entrega de resultados no programa Estratégia 360°, na Unesc
Acadêmicos apresentaram resultados de trabalho realizado em parceria com empresas de micro e pequeno porte ao longo de dez semanas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Micro e pequenas empresas da região receberam, ao longo das últimas dez semanas, uma assessoria completa realizada por meio de acadêmicos do curso de Administração da Unesc. Trata-se do programa Estratégia 360°, ação com foco no desenvolvimento e planejamento estratégico de empreendimentos de forma ágil, dinâmica e interativa. Na noite de quinta-feira (10/12), o projeto foi encerrado com a apresentação dos resultados obtidos.

Sob comando da professora Bianca Bez Batti, na disciplina de Gestão Estratégica, os alunos atenderam sete empresas. Foram encontros realizados de forma virtual e focados na construção de estratégias e execução de algumas delas. Conforme Bianca, alunos e empresários encerraram os trabalhos com avaliação muito positiva. “Foi um período diferente, mas a avaliação final foi de muita gratidão de todas as partes. Os alunos destacaram o empenho que foi necessário, mas a satisfação pelo resultado obtido”, pontuou.

O projeto Estratégia 360° faz parte da jornada empreendedora do Núcleo de Empreendedorismo. As empresas interessadas em participar e receber a colaboração dos acadêmicos ao longo de um semestre de forma gratuita podem conhecer mais sobre o projeto e fazer a inscrição por meio do site.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de dezembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá dá continuidade ao diálogo com os eleitos no Extremo Sul

Unesc Araranguá dá continuidade ao diálogo com os eleitos no Extremo Sul
Todos os líderes da gestão pública serão convidados (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Comprometida com o desenvolvimento futuro do Extremo Sul, a equipe de gestão da Unesc Araranguá segue dialogando com os eleitos na Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Nesta quarta-feira (9/12), foi a vez de receber os prefeitos Evandro Scaini, de Arroio do Silva, Gislane Dias da Cunha, de Sombrio, e Moacir Teixeira, de São João do Sul.

O objetivo da iniciativa é uma aproximação entre Universidade e prefeituras. Conforme a coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, o resultado deste movimento será um maior entendimento sobre as  necessidades locais. Assim, a Unesc poderá ofertar respostas, muitas vezes de forma gratuita, para as demandas da sociedade.

Além da Unidade Araranguá, apresentada aos líderes da gestão pública, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) também foi destacado. O Parque Científico da Universidade desenvolve trabalhos de planejamento, execução e consultorias nas mais diversas áreas de necessidades municipais: de alimentos, produção rural, água e esgoto, habitação, logística e muitas outras.

A Universidade foi representada pelo responsável pela captação de recursos e de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes; o coordenador de captação de recursos da Universidade, Henrique Vargas; o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo na Unesc Araranguá, Diogo Morais; o professor da Instituição e novo integrante da equipe de Araranguá, Alex Sander Bristot, e consultora comercial da Universidade, Márcia Lima.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá inicia diálogos com prefeitos e vices eleitos no Extremo Sul

Unesc Araranguá inicia diálogos com prefeitos e vices eleitos no Extremo Sul
Serão representantes de três cidades por encontro (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc Araranguá iniciou, nesta quarta-feira (2/12), uma série de encontros com prefeitos e vices eleitos no Extremo Sul de Santa Catarina. Recebendo representantes de três municípios por vez, a programação teve início com os líderes municipais de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa e Pedro Davila da Cunha, e de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues e Altemir Catel Cardoso.

A proposta da aproximação entre Universidade e prefeituras tem o objetivo entender as necessidades locais e ofertar respostas, muitas vezes de forma gratuita, para as demandas da sociedade. O Iparque (Parque Científico e Tecnológico) também foi destacado.“Queremos mostrar que a Unesc pode proporcionar ferramentas para o desenvolvimento da região. A Instituição já se faz presente na vida das pessoas no Extremo Sul de Santa Catarina, e agora, mais perto, pode fazer muito mais. Ao assumir cargos na gestão, estes líderes terão a Universidade ao seu lado”, evidenciou a coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza.

Os primeiros a compartilharem suas ideias foram os representantes de Santa Rosa do Sul. Conforme Almides Roberg Silva da Rosa, conexões entre a Instituição de Ensino e o município já existem, mas o plano de governo foi pensado para que venha a aproximar ainda mais. “Santa Rosa quer que sua população tenha a possibilidade de se desenvolver, e para isso a educação superior será fundamental”, afirmou.

Entre os apontamentos feitos, incentivos ao produtor rural e auxílio de logística estrutural no município foram socializados. O vice-prefeito, Pedro Davila Da Cunha, chamou a atenção para o problema com ligações clandestinas de energia, um ato repetitivo na localidade. “Vamos precisar de ajuda. Nossos agricultores precisam de atenção. Nossas instalações elétricas também. Já contamos mais de 50 conexões indevidas de energia e também postes irregulares, sem termos como atuar para elucidar o problema”, frisou.

Diante deste cenário, os primeiros trabalhos em conjunto entre Unesc, por meio do Iparque, e município surge como possibilidade. A instituição pode ofertar desde estudos e análises locais, que possibilitam ações de educação e desenvolvimento, até serviços oferecidos pelo Parque, para contribuir com as questões estruturais.

Em Passo de Torres muito trabalho também foi prospectado. Segundo o prefeito eleito, Almides Roberg Silva da Rosa, a campanha possibilitou diagnosticar diversas demandas locais. Entre os assuntos levantados em diálogo com a população, a educação e o desenvolvimento da região foram pautas presentes. “Vamos ter muitos desafios a superar. A cidade não foi planejada a longo prazo. Temos um barril de ouro abandonado”, afirmou.

O sentimento também foi compartilhado pelo seu vice. Altemir Catel Cardoso pediu apoio para o crescimento do turismo. “Sei que temos um grande potencial. Agora é trabalhar, perder noites e entregar o que nossas pessoas necessitam”, destacou.

Nas questões de turismo a Universidade também poderá contribuir. Izabel ressaltou que a Universidade conta com cursos específicos para a área, como Nutrição e Gestão do Turismo, e expertise para desenvolver planos, ações e prestar o apoio necessário para o segmento ser fortalecido.

Lideranças conhecem a Unesc e o Iparque

Além de ouvir as demandas, os representantes da Universidade também apresentaram as possibilidades que a Unesc e o Iparque ofertam. São cursos de Graduação, Pós-Graduação, Técnicos, de idiomas, iniciativas gratuitas de fomento à inovação e ao empreendedorismo e prestações de serviço.

Assim como as identificadas no encontro, as demandas municipais podem ter suas soluções no Parque Científico. Nos mais diversos setores, de alimentos, produção rural, água e esgoto, habitação, logística e muitos outros, há uma resposta disponível. “O Iparque tem todo ferramental e expertise para auxiliar em todos os projetos e necessidade que o gestor público necessitar, sempre com a garantia da excelência no desenvolvimento”, garantiu o responsável pela captação de recursos e de projetos, Tales Garcia Antunes.

Também estiveram presentes o coordenador de captação de recursos da Universidade, Henrique Vargas; o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo na Unesc Araranguá, Diogo Morais; o professor da Instituição e novo integrante da equipe de Araranguá, Alex Sander Bristot, e consultora comercial da Universidade, Márcia Lima.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2020 às 20:16
Compartilhar Comente