Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.
Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.
Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.
Aumento das atividades
Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.
Números que impressionam
Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.
ODS
Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.
Graduação Multi
A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.
Universidade premiada
A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.
Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.
Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.
“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
21 de novembro de 2022 às 15:48Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
.jpg?1665519852)
Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.
Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica.
Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.
“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann.
Sobre os programas:
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Regras, editais e inscrições
São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.
As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.
Pibid
Professor supervisor
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Residência Pedagógica
Professor preceptor
Edital:
https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de setembro de 2022 às 13:10Unicred Centro Sul entrega novo espaço de coworking e convivência para alunos da Unesc

Um espaço de pausa e tranquilidade para os estudantes da Unesc foi entregue na manhã desta quinta-feira (29), no bloco S, onde são ministradas as aulas de cursos da área da saúde. Por meio de uma parceria com a Unicred Centro Sul, parte do segundo andar do prédio foi transformado em um ambiente de coworking, estudos e convivência. A inauguração também contemplou a reforma no Centro Acadêmico (CA) do Curso de Biomedicina da universidade comunitária.
As melhorias fortalecem a parceria entre a cooperativa de crédito e a universidade, a qual já contemplou o nascimento de um programa de educação financeira, o Unicred.Edu (hoje implantado em universidades de Santa Catarina e do Paraná pela Unicred Central Conexão), e as reformas dos CAs de Medicina e Odontologia. "Este elo e as realizações conquistadas nos últimos anos materializam nosso quinto princípio cooperativista, o compromisso em investir na educação, formação e informação dentro das regiões nas quais estamos inseridos. A participação no processo de desenvolvimento acadêmico, criando um ambiente confortável e agradável, posiciona a nossa marca de uma forma afetiva, em consonância com o nosso modelo de atendimento premium aplicado diariamente com nossos cooperados", pontua o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado.
A conexão de princípios e valores entre as duas instituições, Unesc e Unicred, foi ressaltada pela reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Nós só somos a universidade que somos, com o posicionamento que temos na região, no estado e no país, graças a uma construção coletiva, como é essa parceria. Nossa universidade prega isso. Aqui temos mais um espaço acolhedor, propício ao fortalecimento de vínculos e que vai contribuir cada vez mais nesse movimento”, enalteceu.
O espaço assinado pela arquiteta Jamile de Bem disponibiliza mesas, cadeiras, puffs e estações onde se pode colocar livros, notebooks ou outros materiais em momentos de estudos. A estudante e presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da Unesc, Nicole Córdova Sartor, conta que o novo espaço já vem sendo desfrutado pelos colegas e alunos de outros cursos. “Está sempre bem ocupado, principalmente nos intervalos ou períodos de almoço. Vamos usar muito, principalmente pelo fato de o nosso curso ser em período integral. Um lugar confortável e bom para estudar, fazer revisões ou mesmo passar o tempo entre aulas”, diz.
O bem-estar oferecido pelo lounge vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, corroborou a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa. “Os alunos merecem esse espaço para o conforto e qualidade de vida, tornando a universidade um espaço ainda mais agradável”, acredita.
Texto: João Pedro Alves/Alfa Comunicação
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
29 de setembro de 2022 às 15:56Unesc é reconhecida pelos relevantes trabalhos prestados à saúde de Criciúma

A contribuição da Unesc com a saúde de Criciúma é destaque mais uma vez. Agora com o recebimento do troféu “Líder em Saúde”, entregue pelo prefeito Clésio Salvaro à reitora Luciane Bisognin Ceretta durante evento realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (22/09).
O reconhecimento não é à toa. Além dos relevantes serviços prestados de maneira permanente, como nas Clínicas Integradas, a Instituição se dedicou intensamente no combate à pandemia. Exemplos não faltam: estudos com ozônio para desinfecção de espaços públicos, envolvimento nas campanhas de vacinação, distribuição de máscaras, além dos diversos profissionais que se tornaram destaques nacionais e internacionais devido aos estudos sobre a Covid-19.
“Somos uma Universidade Comunitária e, como tal, estamos constantemente contribuindo com a região na qual estamos inseridos, sempre visando o melhor para a comunidade. Agradecemos ao prefeito Clésio Salvaro e toda a sua equipe pelo reconhecimento. Não iremos parar por aqui, pois a Unesc seguirá se dedicando diariamente pelo bem de Criciúma, da região e de Santa Catarina”, fala a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
O reconhecimento à Unesc se deu após Criciúma aparecer na liderança nacional em qualidade na saúde, com nota 90,76, número que consta no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O ranking analisa 415 cidades brasileiras (7,45% do universo de municípios), representando aquelas com mais de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de setembro de 2022 às 13:43Professor do PPGCS da Unesc lança Guia de Ultrassom
_.jpg?1663636484)
O médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e professor da Pós-Graduação de Emergência da Unesc, Vitor Machado Beninca lançou sexta-feira (16/09), no Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica (CBMEDE), o Guia de Ultrassom, material que faz parte da série de Guias de Medicina de Emergência, da Editora dos Editores.
Benincá é autor do volume em parceria do médico Luiz Ernani Meira Júnior e do editor da série, Hélio Penna Guimarães. No material os autores relatam trabalhos e envolvimentos com o uso da Ultrassonografia “Point of Care”, importante ferramenta de apoio diagnóstico e tomada de decisão na Medicina de Emergência.
O guia, tem linguagem objetiva e compreensível, trata de temas de complexidade intermediária e apresenta conceitos avançados.
Segundo Benincá os objetivos da publicação são a divulgação e consolidação da Ultrassonografia Point of Care, ferramenta poderosa e de fácil interpretação. “Utilizamos as melhores e mais atualizadas referências. Um conteúdo que extrapola os princípios básicos.Tudo isso, para que o leitor que ainda não tem experiência no tema possa construir seu conhecimento e, aqueles que já conhecem e aplicam a ferramenta, possam consolidar e aprofundar seu aprendizado. O Guia é o agrupamento de todos os entusiastas e defensores dessa técnica para que ela possa se desenvolver e estar disponível em todos os departamentos de emergência”, explicou.
O livro, de acordo com Benincá, é uma obra viva, em constante atualização e que será ampliada cada vez mais. “Permitindo, assim, abranger com mais profundidade todas as possíveis aplicabilidades da ferramenta, conforme se obtenha mais evidências e conhecimento técnico-científico que possam surgir”, acrescenta.
No Guia ainda são apresentados os princípios físicos da chamada “knobologia”, ou otimização de imagem; as principais janelas e cortes ultrassonográficos; os protocolos de utilização na insuficiência respiratória; no choque e no trauma. Também são abordadas diversas outras aplicabilidades da Ultrassonografia a Point of Care no departamento de emergência.
O 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e 4º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência Adulto e Pediátrica aconteceu neste final de semana em Florianópolis/SC, de forma híbrida. O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Fotos: Arquivo / Texto: Décio Batista
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de setembro de 2022 às 22:08