imagem do site

Na Unesc, a oportunidade para realizar sonhos

Na Unesc, a oportunidade para realizar sonhos
Mais imagens

“Você muda, o mundo muda”. Uma frase que faz muito sentido para Stael Gava da Silva. Há algum tempo ela passava os seus dias atrás de um balcão de casa lotérica. Não que ela não gostasse desta profissão, mas havia um sonho alimentado por uma paixão. Foi em 2019 que ela levou a sério a frase “nunca é tarde para começar a fazer o que sonhamos". “Eu ouvi esta frase do chef de cozinha Henrique Fogaça em palestra promovida pela Unesc”, relata.

O evento, citado por ela, era o lançamento do curso de Gastronomia da Universidade e foi o impulso que faltava para realizar aquele sonho adormecido. “Eu, que tenho paixão pela culinária desde o berço,  sonhava em fazer uma faculdade de Gastronomia. Sabemos que existem muitas receitas, mas a técnica requer aprendizado. Eu me dediquei à lotérica durante 35 anos da minha vida e a Unesc foi a oportunidade para que eu pudesse empreender no meu sonho”, conta. 

A egressa, que foi uma das primeiras alunas do curso, hoje possui um novo negócio, bem diferente da casa lotérica. “As aulas passaram a despertar a vontade de trabalhar no ramo da gastronomia. Logo em seguida veio outro sonho: ter uma pousada. Quem tem sonhos, não importa a idade, não importa nada, faça acontecer. Aos 52 anos, estou realizada e sem medo de atender ninguém. A gastronomia me trouxe muita segurança, tanto que mudei o meu ramo de atuação e consigo atender todos os clientes da pousada e nos pequenos eventos que realizo com determinação, foco, conhecimento e compromisso”, diz.

Amor pelo que faz

“L’amore”, do italiano “o amor”. Teria um nome melhor para a pousada de Stael? Talvez “Il sogno”, para retratar aquele sonho que ela carregava consigo e que se tornou realidade por meio da dedicação e dos aprendizados obtidos na Unesc. 

Com resiliência, o empreendimento da egressa de Gastronomia da Unesc, que fica em Siderópolis e a quatro quilômetros do centro de Nova Veneza, venceu a pandemia, assim como ela própria que resistiu e seguiu firme nas aulas até chegar à formatura. 

“As aulas presenciais eram mágicas, estar no laboratório de Gastronomia era uma experiência única, tanto que, em dois anos, faltei somente a uma aula, e por um motivo justo. Já as aulas online têm o seu momento e são gratificantes demais porque aprendemos muito. Não só na prática, mas também na teoria, tínhamos metas para cumprir e provas para fazer, que nos davam o alicerce para a prática”, comenta.

Vasta área de atuação 

Assim como Stael Gava da Silva, muitas pessoas realizam os seus sonhos por meio da Unesc, não só na Gastronomia, mas nos mais de 50 cursos de graduação disponíveis e de tantas outras oportunidades. “A Unesc é um mundo de possibilidades que ajuda as pessoas a realizarem os seus sonhos e, consequentemente, transformarem o local onde estão inseridos. Esta é a essência da nossa Universidade Comunitária, criada há 54 anos, justamente com este propósito. O curso de Gastronomia é mais um exemplo, no qual a instituição coloca toda a sua expertise à disposição do Sul de Santa Catarina, já conhecido por sua culinária especial e tradições gastronômicas”, enfatiza a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. 

E há maneiras de aprendizagem que facilitam a vida daqueles que buscam o conhecimento.O curso de graduação Gastronomia da Unesc, por exemplo, ocorre no formato de Ensino à Distância (EaD). Nele, os alunos realizam as aulas teóricas de maneira online, indo ao laboratório da Universidade para colocar os ensinamentos em prática e, claro, degustar os ótimos pratos produzidos.

“A Gastronomia da Unesc é dividida em oito trilhas de aprendizagem, iniciando com o básico, por meio do qual os alunos desenvolvem as habilidades. Porém o curso não é focado somente na cozinha quente, fria e panificação. Ela tem também a parte de bebidas, serviços e operações logísticas, entre outras”, enfatiza o coordenador do curso, Marco Antônio da Silva.

Ao se formar em Gastronomia na Unesc, o tecnólogo pode atuar em restaurantes, lanchonete, bares, pubs e rotisserias. Outro foco são ainda as pousadas, hotéis e indústrias de alimentos, gestão de um negócio gastronômico, assessorias, e muitos outros.

“É um profissional que tem uma oportunidade como autônomo, empreendedor ou colaborador, para deslanchar a sua carreira. Tem uma parte que é a gastronomia hospitalar e para pessoas especiais”, fala Marco Antônio, acrescentando que a gastronomia está ainda amplamente ligada ao turismo regional.

Matrículas

O curso é trimestral e atualmente possui vagas abertas para as aulas práticas, realizadas nas segundas e terças-feiras à tarde. “Nas aulas práticas a presencialidade é opcional, porém o ideal é que o aluno venha até a Unesc para desenvolver essas habilidades, já que estamos em uma Universidade, então temos a possibilidade de integração com outros cursos, como Turismo e Nutrição”, cita o coordenador.

Os interessados em conhecer o curso de Gastronomia ou ainda todas as experiências proporcionadas pela Unesc, com toda a sua gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância, podem entrar em contato para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2022 às 08:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário