imagem do site

Governador de Santa Catarina oficializa o repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação de Criciúma

Governador de Santa Catarina oficializa o repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação de Criciúma
Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira na sede da Acic (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto do Centro de Inovação de Criciúma teve uma importante conquista nesta semana. Em solenidade na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o governador Carlos Moisés formalizou o repasse da primeira parcela de recursos para a reforma e ampliação do espaço que vai abrigar o Centro de Inovação. O termo de parceria celebrado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Unesc havia sido oficializado no início de dezembro no Diário Oficial do Estado. O valor total ultrapassa os R$ 7 milhões.

O valor é referente ao recurso liberado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e oficializado em evento na Unesc, em 13 de setembro de 2019. O montante será liberado em duas parcelas e o termo de parceria, já em vigor, terá vigência até 1º de junho de 2022, com possibilidade de prorrogação. O objetivo do documento é o repasse de recursos para a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecendo as redes de cooperação ligadas à inovação, em especial a finalização da etapa de implantação do programa denominado Rede Catarinense de Centros de Inovações.

O governador agradeceu à Unesc pela disponibilidade em ceder o local onde o Centro de Inovação será implantado e salientou a importância da parceria das entidades e instituições de ensino com o poder público. Além disso, falou da importância do Centro de Inovação para o incentivo e a geração de oportunidades na região e da importância do modelo de universidades comunitárias para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos em um estado inovador, que tem essa vocação e Criciúma não poderia ficar de fora. A tríplice hélice, formada pela iniciativa privada, universidade e poder público são imprescindíveis para que o ecossistema de inovação funcione”, afirma Carlos Moisés.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representou as entidades participantes do Comitê de Implantação do Centro de Inovação e agradeceu ao apoio dos parlamentares catarinenses ao projeto, ao governador pelo entendimento da importância do projeto para a região e o engajamento das entidades em prol do projeto. “Este sonho iniciou há oito anos e foi necessário construir um modelo novo de parceria. O projeto está sendo construído a muitas mãos, por entidades organizadas de Criciúma, protagonizado pela Acic e pela prefeitura, com o empenho e dedicação da nossa Unesc, uma universidade comunitária que tem em sua missão contribuir com o desenvolvimento regional. Os recursos oriundos do Governo do Estado são imprescindíveis para que o Centro de Inovação seja concluído e se torne um fomentador de soluções inovadoras para o setor público e produtivo, bem como desencadeador de novos negócios potencializando o ecossistema de inovação”, salienta Luciane.

Parceria entre universidade e Fapesc

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca a parceria da Unesc nos movimentos de inovação regionais e a importância da atuação dela, enquanto universidade comunitária, no ecossistema inovador do Sul do Estado. Segundo Holthausen, este foi um momento histórico, que marcou a formalização de parceria e repasse do recurso para o início das obras no Centro de Inovação. O próximo passo, de acordo com o presidente da Fapesc, será a seleção, feita pela Unesc, da empresa que vai executar as obras de reforma e ampliação do local. A intenção é que as obras comecem já em 2021 e que entre 12 a 18 meses, estejam concluídas. “O Centro de Inovação vai conectar os empreendedores e pesquisadores e com isso gerar novas oportunidades para  talentos que querem empreender e ficar na região. O local irá gerar desenvolvimento em a partir também da conexão com os demais Centros de Inovação catarinenses (em 2022 o Estado terá 15 em operação)”.  

Marco histórico

O presidente da Acic, Moacir Dagostim, ressalta que a data é um marco para o desenvolvimento socioeconômico da região e agradece ao emprenho do governador em atender à demanda da região, aos deputados da bancada da região e a todas as entidades que estão engajadas no projeto. “Os investimentos direcionados ao Centro de Inovação vão consolidar o Sul do Estado como um polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação”.

O deputado federal, Ricardo Guidi, ressaltou que o dia era de alegria e gratidão no Sul catarinense, pela garantia de recursos para o Centro de Inovação, um projeto que vai impulsionar a economia e o desenvolvimento regional. Já o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia, salientou a importância do protagonismo e da união de forças políticas e das entidades e instituições para que o projeto saísse do papel. Ele reforça o Centro de Inovação como um grande impulsionador do desenvolvimento para o Sul catarinense.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, avalia o Centro de Inovação como um importante impulsionador do movimento de inovação no município, e que irá colaborar com o desenvolvimento também do seu entorno. Para presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, Valmir Cabral, foi de suma importância o grupo estar trabalhando em prol do coletivo, focado no trabalho e no que precisava ser feito tanto para a busca dos recursos, quanto o que deverá ser feito a partir da conclusão das obras.

O evento teve ainda a presença dos deputados estaduais Luiz Fernando Cardoso, Felipe Estevão, Rodrigo Minotto e José Milton Schaeffer, do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira e da presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

O governador Carlos Moisés esteve no Sul e Extremo Sul para o cumprimento de agenda nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/10). No evento na Acic, além do ato de repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação, houve a apresentação “Santa Catarina – Um Estado de Verdade”; a entrega da ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo da estação de tratamento de água (ETA) e entrega da ordem de serviço para a ampliação da adutora de água bruta no município.

Centro de Inovação

O projeto do Centro de Inovação de Criciúma é foco de dezenas de encontros de lideranças da região ao longo dos últimos anos. Atualmente ele conta com a participação de entidades da região engajadas no objetivo de fomentar novas soluções para o desenvolvimento do Sul do Estado por meio da inovação e da tecnologia. A partir deste dia a ação ganha um novo rumo e parte para a prática. Após finalizadas as reformas e ampliações do antigo prédio o Centro de Inovação será inaugurado e gerido por uma Organização Social (OS), formada pelas entidades envolvidas, contando com estatuto e regimento.

Junto da Unesc estão envolvidas no projeto a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a Prefeitura Municipal de Criciúma, a Câmara de Vereadores de Criciúma, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Satc, o Senac, a Esucri, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e a Associação de Jovens Empresários (AJE) de Criciúma.

Entendido por lideranças da região como um importante agente colaborador com o desenvolvimento regional, o Centro de Inovação será instalado no Complexo Educacional Nereu Guidi, cedido pela Unesc para o projeto. O prédio, com frente para a rua Araranguá e fundos para a rua Henrique Lage, no Centro de Criciúma, possui área parcialmente construída e passará por reformas e ampliações. 

Com três pavimentos e uma área construída de 7.100 metros quadrados, o Centro de Inovação terá salas de estudos, de reuniões e treinamentos, locais de apoio e administração, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, espaços destinados a empresas e incubadoras. Haverá ainda um amplo e dinâmico espaço de cocriação, pensado para reuniões em grandes e pequenos grupos, palestras e apresentações.

O projeto prevê ainda pavimentos externos arborizados, estacionamento amplo, uma praça em frente ao hall principal e investimentos em acessibilidade, como reformas e criação de novas rampas de acesso e pisos táteis. Para o público interno, a estrutura contará com cozinhas e copas. Os ambientes também poderão receber eventos.

A proposta e elaboração do projeto está sendo realizada pela Zaniboni+Arquitetos, sobre responsabilidade dos profissionais Augusto Mellilo Zanibon, Norberto Zaniboni e Laênio Locatelli.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário