Engenharia Mecânica

imagem do site

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica, e também em programas vinculados ao artigo 170.

Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

Apresentação

O Curso de Engenharia Mecânica da UNESC propõe formar profissionais com conhecimentos relacionados aos diversos ramos das ciências físicas e matemáticas, capazes de responder rapidamente às exigências do setor fabril na região e fora dela, bem como as tendências da indústria, além de introduzir mudanças estruturais nos diversos setores produtivos a partir de sua capacidade analítica, criativa e inovativa.

De forma geral, o Engenheiro Mecânico formado na UNESC poderá desenvolver atividades em: engenharia do produto; processos de manufatura; projeto de ferramental; método, análise, planejamento e desenvolvimento de manufatura; arranjo físico de equipamentos; planejamento; programação, manutenção e expedição de produtos; controle de qualidade; manutenção de máquinas e instalações mecânicas; assistência técnica; auditoria; fiscalização; análise e elaboração de projetos industriais. Poderá ainda estender seu trabalho à área de serviços em empresas de consultorias e assessoramento, instituições de pesquisa e científicas ou no ensino.

Neste contexto, o egresso estará preparado para iniciar sua carreira profissional nas diversas áreas abrangidas pela Engenharia Mecânica, devido à sua formação generalizada e empreendedora. Isto é importante fator, já que a região do sul do estado de Santa Catarina, bem como o norte do Rio Grande do Sul, são compostos por diversas empresas, com área de atuação variada. Estas abrangem desde o setor metal-mecânico, de plásticos, de cerâmicos, além das indústrias de alimentos e agrícola e carecem de profissionais para o desenvolvimento, manutenção e aprimoramento do seu cenário de atuação.

Os objetivos

O curso de Engenharia Mecânica visa formar um engenheiro abrangente e com forte embasamento científico-técnico, capaz de enfrentar com competência os desafios no âmbito da Engenharia Mecânica. Neste contexto, o curso de Engenharia Mecânica destaca os seguintes objetivos:
-Formar um profissional capaz de projetar e fabricar máquinas, equipamentos, atuar e projetar instalações e processos industriais;
-Contribuir para a formação de um profissional capaz de exercer atividades em: consultoria técnica, em projetos e instalações mecânicas; gerenciamento e controle de qualidade industrial;
-Formar um Engenheiro atuante na pesquisa tecnológica contribuindo para o desenvolvimento da sua área e país;
-Capacitar o aluno a projetar, fiscalizar e executar os trabalhos relativos a projetos e a serviços técnicos de sua área.

O curso de Engenharia Mecânica tem ainda por objetivo formar profissionais que possam aprimorar sua formação em programas de pós-graduação, no intuito de desenvolver projetos e pesquisas científicas que contribuam para o desenvolvimento tecnológico regional e do país.

Perfil deste Profissional

O profissional de Engenharia Mecânica formado terá perfil generalista, inovativa e empreendedora, com capacidades para atuar nas várias áreas da Engenharia Mecânica. Poderá projetar componentes, máquinas, equipamentos mecânicos e processos, além de organizar e supervisionar suas etapas de fabricação, montagem, funcionamento, manutenção bem como projetar instalações industriais.

Campos de Atuação Profissional

O Engenheiro Mecânico formado poderá atuar na indústria, com processos mecânicos, metalúrgicos, siderúrgicos, empresas automobilísticas, têxteis, de energia e, em todas as outras indústrias nas áreas de projetos, instalações, operação e manutenção.

Poderá ainda atuar no setor de serviços, prestando consultoria e assessoramento; em instituições científicas e de pesquisa e; em estabelecimentos de ensino técnico e superior.

Turnos - Duração

Noturno - 5 anos (mínimo)