Engenharia de Materiais

imagem do site

Diferenciais

Corpo Docente altamente qualificado, composto integralmente por doutores e mestres, que desenvolvem pesquisas tecnológicas nas indústrias, principalmente de plásticos, cerâmicas e metal-mecânicas.
O curso dispõe de laboratórios que permitem integrar prática e teoria, com equipamentos modernos e tecnologia de ponta.

O projeto político-pedagógico prioriza o contato do aluno com o meio profissional.
Possibilidade de participação dos alunos em atividades de pesquisa tecnológica com empresas e institutos de pesquisa e com oportunidade do recebimento de bolsas de projeto.
Oportunidade de participação em grupos e temáticas multidisciplinares no desenvolvimento de trabalhos técnicos.
Formação técnica de alto nível que permite ao aluno optar por diferentes setores industriais para trabalhar. Como por exemplo, gerenciamento e desenvolvimento de PROCESSOS INDUSTRIAIS, de produtos e serviços, seja na área de plásticos, de metais ou de cerâmicas. Além disso, terá formação para atuar como perito em análise de falhas em materiais ou como consultor técnico.
É uma das Engenharias que mais recebem atenção em programas de financiamento do governo federal, devido a sua importância tecnológica no desenvolvimento do país.
O curso de Engenharia de Materiais da UNESC é o único da região sul do estado de Santa Catarina e da região norte do Rio Grande do Sul.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa em áreas técnicas relacionadas, os quais apresentam programas de bolsas de Iniciação Científica, e também em programas vinculados ao artigo 170.
Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o Crédito Pravaler, cuja simulação do valor da mensalidade poderá ser feita diretamente no site da Unesc.

O que você vai aprender

Entendimento das propriedades dos principais materiais de engenharia disponíveis atualmente, referente as suas características e possíveis aplicações.
Técnicas de controle de processos industriais, utilizados na produção de revestimentos cerâmicos, de fundições e metalúrgicas, e de polímeros (plásticos), de descartáveis, filmes plásticos, embalagens, entre outros.
Receberá formação para gerenciamento de grupos de trabalho em empresas e instituições de pesquisa.
Aprenderá, a partir do desenvolvimento do saber crítico e de ferramentas de engenharia, a desenvolver trabalhos de análise de falhas, peritagem e consultoria.

Terá condições de desenvolver e aplicar materiais para as várias aplicações de engenharia, bem como a supervisão destas aplicações nos meios industriais.
Aprenderá técnicas avançadas de processamento e controle dos diferentes materiais aplicados nos mais variados meios.
Terá ferramentas para gerenciar seu próprio negócio industrial, focado na fabricação e controle de produtos ou de consultoria, bem como em inspeções técnicas.

Temáticas

A graduação em Engenharia de Materiais oferece, no seu programa de curso, a formação completa para os processos de fabricação e controle dos diferentes tipos de materiais utilizados nas mais variadas aplicações. Os engenheiros formados terão compreensão dos três grupos principais na área de materiais: os metais, os plásticos (polímeros) e os cerâmicos, aplicando desde técnicas convencionais de análise (p. ex. metalografia, dilatometria, ensaios mecânicos, entre outros), até técnicas mais avançadas (p. ex. difração de raios-X, análise por infravermelho, entre outras).

Perfil do profissional

O Engenheiro de Materiais deverá ser capaz de resolver problemas em processos de fabricação e de seleção de diferentes tipos de materiais para os mais variados tipos de aplicações, sempre preocupado com as questões ambientais, humanas e sociais. Deverá ainda ser capaz de buscar atualização e aperfeiçoamento profissional, bem como bom desempenho no desenvolvimento de trabalhos em equipe.

Mercado de Trabalho

Indústrias de revestimentos cerâmicos, de fabricação de vidros e vidrados, indústrias metal-mecânicas, de embalagens plásticas, de descartáveis, automobilísticas, siderúrgicas, fundições, petroquímicas, centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, poderá participar de concursos públicos para atuar como perito junto as diferentes instituições no Estado.

Turno - Duração

Noturno - Mínimo de 5 anos.