Engenharia de Produção

imagem do site

Diferenciais

A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. É um ramo da engenharia que está associado às engenharias tradicionais e vem ultimamente ganhando a preferência na escolha dos candidatos à engenharia. O acadêmico de Engenharia de Produção aprende disciplinas relacionadas à economia, meio ambiente, finanças, etc., além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia. O curso de engenharia de produção forma profissionais que conseguem enxergar os problemas de forma global, não fragmentada. É um dos cursos que mais prepara o profissional para cargos gerenciais, dentro da empresa, mescla o conhecimento técnico da engenharia aos conceitos de gestão.

Facilidades para a realização do curso

O aluno que se integra nas atividades do curso poderá participar de programas de pesquisa e extensão em áreas técnicas relacionadas, que apresentam programas de bolsas de Extensão e Iniciação Científica e, também, em programas vinculados ao Artigo 170. Além disso, poderá contar com programas de financiamento de estudos, como o crédito Pravaler, cuja simulação pode ser feita diretamente no site da UNESC.

O que você vai aprender

Técnicas para o tratamento das questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos; Resolver problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, com auxílio de modelos matemáticos; Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão. Conjunto de ferramentas e processos de projeto, planejamento, organização, decisão e execução envolvidas nas atividades estratégicas e operacionais; Planejamento, programação e controle de sistemas de produção; Planejamento da utilização dos recursos naturais nos sistemas produtivos.

Temáticas

A graduação em Engenharia de Produção oferece no seu programa de curso uma formação que exibe grande flexibilidade para atuar em todos os setores da economia. Os engenheiros de produção terão competência para desenvolver suas habilidades de planejar e programar toda a cadeia produtiva de empresas de manufatura, empresas públicas, bancos de investimentos e prestadoras de serviço, uma vez cumpridas as exigências básicas - as disciplinas gerais e as específicas da Engenharia de Produção: Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Econômica e Engenharia da Sustentabilidade.

Mercado de Trabalho

Considerando-se a situação atual do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de engenharia de produção é sem sombra de dúvida o que desfruta da melhor situação. Todo o engenheiro de produção vem conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global. O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem-se mostrado extremamente diversificado. Além do mercado tradicional, empresas e empreendimentos industriais e prestadoras de serviço, uma série de setores passou a procurar os profissionais formados em Engenharia de Produção.

Perfil Profissional

O Engenheiro de Produção formado pela UNESC estará apto a elaborar e gerenciar projetos nos diversos setores da economia. A formação em Engenharia de Produção permitirá ao profissional realizar estudos de viabilidade técnica e econômica, supervisão, assessoria, consultorias, avaliações, perícias, vistorias, arbitramento e laudo técnico na área de produção industrial.

Turno - Duração

Noturno e aos Sábados, pela manhã - 5 anos