Unesc investe pesado em tecnologia
A Unesc investiu neste final de 2010 cerca de R$ 500.000,00 em uma nova infraestrutura de Tecnologia da Informação. Este investimento contempla a substituição de 30 equipamentos Servidores com mais de 6 anos de uso por uma nova tecnologia denominada Blade Server HP, composta por 7 lâminas de 64 GIGABytes de Memória RAM cada uma; uma unidade de armazenamento HP StorageWorks EVA4400, com capacidade para 10 TERABytes, e uma Unidade de Backup automatizada com 48 unidades de fita, de 1,6 TERABytes cada. Além desta infraestrutura, foram adquiridos 65 microcomputadores para atualizar laboratórios e setores administrativos.
A nova infraestrutura vai ocupar menos espaço, consome menos energia (cerca de 30% de economia) e multiplica por 10 a capacidade atual instalada na Unesc. Vai possibilitar também um gerenciamento centralizado, com uma estrutura totalmente redundante, o que permite um índice de confiabilidade muito superior ao atual.
A nova Blade foi projetada de tal maneira que, em caso de incidente, exista uma substituição automática tanto de serviços e sistemas quanto de energia, com a utilização de 2 no-breaks em paralelo. “Estamos entrando em uma nova era com relação à Tecnologia da Informação na Unesc, com uma estrutura comparável a de grandes indústrias da região. Além dar um passo significativo na evolução, o projeto levou em consideração os aspectos de TI Verde, buscando a otimização de espaço e a economia de energia”, afirma o Gerente de TI da Unesc, professor M.Sc. Rogério Antônio Casagrande.
Com este investimento, a Unesc busca oferecer cada vez mais serviços de qualidade a acadêmicos, professores, funcionários e comunidade em geral.
Investimentos:
- substituição de 30 equipamentos Servidores por nova tecnologia – Blade Server HP (com 7 lâminas de 64 GIGABytes de Memória RAM cada uma);
- nova unidade de armazenamento HP StorageWorks EVA4400, com capacidade para 10 TERABytes;
- nova Unidade de Backup automatizada com 48 unidades de fita, de 1,6 TERABytes cada;
- 65 microcomputadores para laboratórios e setores administrativos.
2011 com novidades no Ambiente Virtual de Aprendizagem
Um espaço para produzir trabalhos em conjunto, otimizando os estudos e valorizando as opiniões do grupo, que permite ao professor a identificação de cada participação realizada. Este é o objetivo do 'Texto Colaborativo', uma nova ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unesc, o AVA. "É um recurso excepcional para os acadêmicos, que poderão construir suas produções em paralelo às colaborações dos colegas, e para os professores, que terão como avaliar de forma mais eficaz, já que cada colaboração postada é identificada", comentou a profa. MSc. Elisa Netto Zanete, integrante do Setor de Educação a Distância (SEAD) da Unesc.
Além de poder analisar quem de fato participou nas produções da disciplina, o 'Texto Colaborativo' ainda promoverá mais dinâmica às aulas e irá favorecer amplas discussões e estudos no grande (ou pequeno) grupo.
A nova ferramenta 'Texto Colaborativo' foi apresentada nesta semana, pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Unesc, ao SEAD, num encontro que reuniu profissionais de ambos os setores. O próximo passo é divulgar a funcionalidade ao corpo docente da Unesc, na Formação Continuada, evento realizado a cada início de semestre, para discussão de propostas e apresentação de soluções.
Parceria - As inovações no Ambiente Virtual de Aprendizagem são fruto da parceria entre o SEAD e o DTI da Unesc. "Desde 2002, os profissionais dos dois departamentos se reúnem, semanalmente. A intenção é descobrir novas funcionalidades para o AVA e explorar tudo o que o Ambiente pode nos apresentar para facilitar as rotinas docentes e otimizar o processo ensino-aprendizagem, presencial ou virtual", salientou Elisa.
Portal da Unesc ganha nova cara
Dinâmico, interativo e objetivo. Estes três elementos são o foco principal do novo formato do Portal da Unesc, lançado nesta segunda-feira (19/10). Desenvolvida pelo setor de Multimídia do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) em parceria com a CPDI (Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional), a proposta tem como objetivo facilitar a busca por informações. “Uma navegação mais simples e organizada, dá ênfase aos serviços mais procurados e não mais à estrutura organizacional, permitindo que todos os públicos visitantes encontrem o que desejarem com maior agilidade”, explica o gerente do departamento, Franco Espíndola De Bom.
A partir de agora, observa ele, as informações sobre bolsas e financiamentos, por exemplo, serão encontradas de forma direta, na Central do Estudante. “Antes para achar o assunto era preciso procurar pela CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), dificultando a busca para quem desconhecia os setores da universidade”, destaca.
A proposição do novo portal, no entanto, não é algo pronto e definido. Outros ajustes deverão ocorrer para o seu aprimoramento. Nesse sentido, destaca De Bom, o processo é contínuo, sendo fundamental a colaboração dos internautas com sugestões para que o acesso às informações seja cada vez mais fácil e eficiente.
20 de julho de 2010 às 11:01Professores e alunos de Ciência da Computação participarão do FISL 11
Às 4 horas da manhã de quarta-feira (21), uma caravana de aproximadamente 20 alunos e 5 professores do curso de Ciência da Computação da Unesc parte rumo ao Fórum Internacional Software Livre - FISL. O evento, que está na 11a edição, vai acontecer entre os dias 21 e 24 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
A caravana da Unesc - que partirá da rodoviária de Criciúma - é organizada neste ano pelo aluno da nona fase do curso, Marcos Eduardo Possamai.
Funcionários do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Unesc também irão participar do FISL 11.
19 de julho de 2010 às 14:29Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.
Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.
Princípios socioambientais
O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Newsletter
RSS