Colégio Unesc

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição
Mais imagens

A quarta-feira (09/11) está sendo movimentada no Colégio Unesc. Tudo porque a instituição recebeu a equipe do Legislativo de Criciúma para a eleição ao cargo de Vereador Mirim. O projeto, idealizado pela Câmara de Vereadores, chega a sua 7ª edição e tem como objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes e é voltado para os educandos do 5º ao 9º ano e que até a data designada para a eleição não tenham completado 16 anos. 

No Colégio Unesc são dois estudantes candidatos, a aluna Giovanna Izidoro Mendes do 8º ano, e Davi do Nascimento Severino do 7º ano, sendo que um será eleito para representar a escola. Caso seja diplomado em Sessão Específica na Câmara de Vereadores, o Vereador Mirim poderá apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações, o que é motivo de orgulho para a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

“O projeto é extremamente significativo pois proporciona aos alunos o conhecimento da política de uma forma diferente, pois os coloca em uma posição de idealizadores do processo político. Isso mexe com a estrutura do próprio colégio porque gera uma grande movimentação com ganhos pedagógicos e sociais que não seriam alcançados se não fosse a mobilização que o projeto possibiliza”, comentou Mainara.

Segundo a diretora, trazer essa proposta para dentro da escola vai ao encontro com a prática pedagógica da instituição, já que os alunos são sempre convidados a serem seres pensantes e atuantes.  

Antes da votação, os candidatos passaram, em cada sala falando das suas propostas e o motivo de participarem do projeto, que para eles, é enriquecedor. “Eu gostei da ideia de participar, por poder representar o jovem e analisar o ponto de vista de cada um. Espero poder contribuir, caso seja eleita”, comentou a candidata Giovanna. Ela trouxe propostas como aulas de cidadania, de autodefesa, instalações de internet de qualidade em parques, entre outras.

Entre as propostas do candidato Davi estavam ações voltadas à área da saúde, esporte e lazer e educação. “Sou uma pessoa tímida e a parte mais difícil foi passar nas salas de aula, mas gostei muito de participar e quero poder contribuir com os meus colegas e a comunidade, caso seja eleito”, disse.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Wânia Inácio da Silva Ramos salientou que os alunos e os professores estavam muito empolgados com a participação da escola em mais essa edição. “Participamos desde a primeira edição do projeto. Trabalhamos em sala de aula a cidadania, a importância da divulgação das ideias, a importância do voto, o que significa voto nulo, branco, a justificativa de voto, entre outras ações”, explicou. 

Ela enfatizou ainda que, com isso, os alunos se sentiram eleitores puderam compreender, a importância do voto e o quanto é importante ser cidadão e cumprir com seus deveres e direitos. “A participação eleitoral é sinal de democracia e precisa ser exercida por todos”, finalizou Wânia.

A contagem dos votos ocorre nesta sexta-feira (11/11), a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma. Serão eleitos 17 mirins.

Projeto

Nesta edição, o Câmara Mirim contou com 25 escolas públicas e particulares de Criciúma, 57 candidatos, e a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano, que realizam a votação em suas instituições com datas e horários estipulados pelo Legislativo.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Roseli De Lucca Pizzolo, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no Poder Legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, e desperta o interesse delas desde cedo.

O coordenador do projeto, vereador Juarez de Jesus, acrescentou que o mandato, que nas outras edições era exercido em apenas um ano, foi estendido por dois anos. E as novidades não param por aí. De acordo com ele, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília. Cursos, palestras e participação de atividades no Legislativo estão dentro da programação dos eleitos ao cargo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2022 às 13:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário