Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
cipa@unesc.net, seguranca@unesc.net
Telefone:
Local:
Bloco Administrativo, Sala 28
Horário:
8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Parada Cardíaca

O que é parada cardíaca?

É a parada repentina dos batimentos cardíacos. Nos ambientes onde se encontram trabalhadores expostos a determinados agentes químicos, como monóxido de carbono e defensivos agrícolas, há perigo de se ocorrer a parada cardíaca. Também, pode ocorrer com choques elétricos, intoxicações e acidentes graves, entre outras situações.

 

Quais são os sinais de parada cardíaca?

São sintomas de parada cardíaca:

  • pulso ausente;
  • insuficiência respiratória;
  • dilatação nas pupilas dos olhos;
  • perda da consciência;
  • coloração arroxeada da pele e lábios (cianose);
  • ausência de batimentos cardíacos.

 

O que fazer para socorrer a vítima?

Deve-se posicionar a vítima deitada de costas em uma superfície rígida, apoiar a metade inferior da palma da mão no terço inferior do osso esterno e colocar a outra mão por cima da primeira (os dedos e o restante da palma da mão devem encostar no tórax da vítima). Após, deve ser esticados os braços da vítima e comprimido verticalmente o tórax do acidentado. Então, fazer regularmente compressões curtas e fortes – cerca de 60 por minuto – e, concomitantemente, associar a respiração artificial, seguindo um ritmo de cinco compressões para cada respiração aplicada.

 

Como tentar reanimar imediatamente a vítima de paradas cardíaca e respiratória?

Nos casos de parada cardíaca e respiratória, deve-se tentar a reanimação cardiopulmonar – ou massagem cardíaca – e respiração artificial. Se houver apenas um socorrista, este deve aplicar após cada 15 compressões cardíacas, duas insuflações de ar boca à boca, alternadamente, até que chegue outra pessoa para auxiliá-lo, ou até que a vítima se reanime. Quando houver dois socorristas, devem ser realizadas cinco compressões cardíacas e uma insuflação de ar boca à boca, alternadamente, até que seja providenciada assistência médica, ou até a vítima demonstrar reação.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.