A Ouvidoria

A Ouvidoria Unesc

A Ouvidoria da Unesc é um espaço de acolhimento e recebimento de manifestações da comunidade interna e externa. Foi criada para que as pessoas possam manifestar suas opiniões sobre os serviços prestados pela Universidade.

Qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria para encaminhar suas manifestações: alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade em geral.

O setor tem por objetivo estreitar as relações entre os usuários e os diversos setores da UNESC, tem o intuito de conhecer o grau de satisfação dos usuários, objetiva ouvir a comunidade, acompanhar as demandas e oferecer dados para promover a reflexão e a ação das instâncias acadêmicas e administrativas para o aperfeiçoamento das ações e serviços da instituição.

Você Sabia?

Que a Ouvidoria da Unesc é a última instância dentro de um processo de reclamação ou dúvida, e que na maioria das vezes a questão é resolvida quando se procura a coordenação do setor envolvido? A finalidade da Ouvidoria da Unesc é dar tratamento aos casos não solucionados pelo atendimento convencional.

Como funciona?

A Ouvidoria da Unesc é um canal de comunicação com a comunidade interna e externa para o recebimento de sugestões, elogios, reclamações, pedidos de informações e denúncias.
Recebido o relato a Ouvidoria o encaminha ao setor competente para análise e resposta. O setor responde à Ouvidoria e a Ouvidoria envia a resposta ao manifestante. Todas as manifestações são respondidas. Esclarecemos que a garantia de resposta não significa, necessariamente, a resolução de todas as questões pontuadas ou a aceitação de todas as sugestões, mas sim a certeza de que você será ouvido e de que terá seus assuntos encaminhados da melhor forma.
É importante que a descrição do relato seja feita de forma respeitosa e não ofensiva, levando em consideração as pessoas envolvidas no processo.

Sobre o que posso falar na Ouvidoria?

Sempre a respeito de aspectos sobre a instituição, seu funcionamento e serviços prestados.
A Ouvidoria da Unesc pode ser utilizada para reclamar de qualquer aspecto que seja considerado pelo usuário como insatisfatório; para realizar sugestões que possam melhorar o funcionamento da instituição, para elogiar os aspectos positivos da universidade e seus serviços; para denunciar um ato de caráter ilegal; para pedidos de informações que não foram sanadas pelos setores de atendimento, ou ainda, para consultar sobre como proceder em qualquer situação dentro da UNESC.

É possível o anonimato?

A Ouvidoria não recebe manifestações anônimas. Recebe somente manifestações identificadas, contudo é oportunizado o sigilo. Assim, a pessoa se identifica para a Ouvidoria e a Ouvidoria resguarda o sigilo de identidade da pessoa. É necessário solicitar o sigilo.
No sigilo, o manifestante precisa tomar o cuidado para não se identificar e nem trazer elementos que o identifique na descrição dos fatos.

O que a Ouvidoria não recebe?

A Ouvidoria não recebe pedidos de revisões de provas e notas e qualquer outra situação que envolva processos avaliativos. Neste caso, necessariamente, o (a) acadêmico (a) deve buscar orientações na coordenação de seu curso.
A ouvidoria também não recebe manifestações ofensivas ou anônimas, excluindo-as imediatamente.

Qual é o prazo de resposta da Ouvidoria?

São 10 dias úteis para resposta ao manifestante.
Em questões mais complexas este prazo poderá se estender, contudo o manifestante será informado a respeito da necessidade.

Quem pode fazer contato com a Ouvidoria?

Alunos, professores, funcionários da Unesc e comunidade em geral.

Links Importantes

Regulamento da Ouvidoria da Unesc – Resolução nº 2/2011/CONSU
Clique aqui e acesse.