Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Escolas de Lideranças

  A Escola de lideranças é um programa de extensão e inserção social, vinculado a área de concentração e as duas linhas de pesquisa do PPGD, que busca contribuir com a instrumentalização de lideranças e comunitárias, membros do Poder Legislativo e gestores públicos, conselheiros(as) de políticas públicas e do sistema de justiça para ações que pontencializem os direitos humanos, o fortalecimento da democracia e da cidadania e a concretização das políticas públicas, em especial aquelas que impactam na redução das desigualdade sociais, na esteira do disposto pela Constituição de 1988 e dos objetivos do Milênio da ONU.

  Possui como eixos centrais de atuação:
1. Formação de lideranças comunitárias e sociais;
2. Formação de conselheiros de políticas públicas;
3. Formação de membros do Poder Legislativo, gestores públicos e Sistema de justiça;
4. Palestras e ações pontuais de formação;
5. Atividades formativas com estudantes;
6. Produção de Cartilhas que tratem dos direitos humanos, da cidadania e de políticas públicas.

  I CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS (2020)

  Em 2019 iniciou o processo de construção do CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS (eixo 1 da ESCOLA DE LIDERANÇAS) que foi implantado em 2020, inclusive coma apresentação (evento: I Diálogos com a Sociedade) da proposta da Escola de Lideranças e do curso e debate com representares da OAB/Criciúma, Justiça Federal, sindicados, movimentos sociais e representantes da Instituição.

  O Projeto do curso de formação de lideranças comunitárias e sociais teve por objetivo desenvolver junto às lideranças comunitárias e sociais mediante a capacitação para a cidadania e o seu empoderamento, as temáticas dos direitos humanos, da cidadania e das políticas públicas. O projeto é vinculado ao Programa Escola de Lideranças do Programa de Pós- Graduação em Direito da Unesc. Foram parceiros do projeto: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc e Centro Acadêmico de Direito/UNESC.

  A primeira turma teve o seu início em 2020, sendo desenvolvida pela modalidade remota (síncrona, com o uso da plataforma do google meet), com carga horária de 90 horas e com a temática: DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. O curso em sua primeira edição teve a inscrição de quase 200 candidatos(as) em edital público. Foram selecionados(as) 100 cursistas de todo Brasil, de mais de 11 Estados brasileiros (Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande de Sul e Santa Catarina) e representantes de 52 Municípios que atuam em várias entidades da sociedade civil organizada.

  Participaram do curso representantes de conselhos gestores e de direitos de políticas públicas das pessoas com deficiência, criança e adolescentes, saúde, assistência social, habitação, alimentação escolar; movimentos agroecológicos, ecológicos e ambientais; associações de pais e professores; pastorais, Cáritas; movimentos sociais feministas, negro, indígena, sindicais, populares, LGBT, das pessoas com deficiência, de crianças e adolescentes; Apae e Ama; associação de defesas das pessoas com Albinismo; movimento de educação popular e culturais; instituições educacionais, defensoria pública, Judiciário, comissões da OAB, Poder Legislativo, defesa civil, executivos municipais de secretarias ligadas as políticas públicas sociais; movimentos religiosos; conselhos desenvolvimento; conselhos comunitários de segurança; movimento estudantil; grupos de apoio aos/às migrantes e a população de rua; conselhos tutelares; CDL; Conselhos da comunidade.

  Entre os resultados obtidos com o curso estão a construção com 17 projetos de inserção social que serão desenvolvidos em 2021 pelos(as) cursistas e a equipe do projeto, com os seguintes temas:
1. Contratando Talentos: Investimento Social através do Protagonismo Juvenil;
2. Núcleo de Efetivação de Acordos Internacionais em Direitos Humanos;
3. Heranças familiares e sua transgeracionalidade no âmbito do SUAS e a aplicação da Terapia de Constelação Familiar para o rompimento de padrões disfuncionais, aplicado nos grupos e oficinas ofertados pelo CRAS no Município de Tubarão;
4. Hortas Comunitárias - experiência de integração entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina;
5. ?Nenhuma A Menos: Diálogos Sobre Feminicídio?;
6. Reforma trabalhista: O que mudou;
7. Escola de Democracia e Cidadania;
8. Estabelecimento de Núcleo de Apoio e Acompanhamento de Negócios para Migrantes e Refugiados;
9. A (In)Eficácia Da Atuação Do Conselho Da Comunidade Da Execução Penal;
10. Esperança Garcia de atenção à saúde da mulher encarcerada;
11. Projeto Novo Caminho;
12. A Agroecologia, o desenvolvimento de Horta Doméstica e a organização dos Resíduos Recicláveis na construção de jogos e atividades pedagógicas em Instituição de Acolhimento de Torres RS;
13. Recursos Financeiros para Projetos Sociais: Guia Prático.
14. Tráfico de Mulheres para  exploração sexual;
15. I Encontro Nacional e I Encontro Latino Americano: Construindo o protagonismo das pessoas com albinismo.
16. Plataformas digitais e colaboração cidadã na web rádio Santa Luzia – Criciúma-SC;
17. Descarte ecológico. O projeto é coordenado pelos(as) Professores(as) doutores(as) Fernanda da Silva Lima, Ismael Francisco de Souza e Reginaldo de Souza Vieira.

  Todos e todas as docentes permanentes do PPGD participaram da elaboração da proposta ou como ministrantes dos módulos do curso. Foram também ministrantes do curso: docentes do PPGDS/UNESC, PPGE/UNESC e PPGCA/UNESC. Também ministraram partes do curso egressos do PPGD, discentes do e PPGDS e PPGDS da UNESC; a Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OAB Subseção de Criciúma; docentes do PPGD da Unisc/RS e PPGOP/UFSM..

https://www.unesc.net/portal/blog/ver/648/49764
https://www.unesc.net/portal/blog/ver/648/49360
https://www.unesc.net/portal/blog/ver/648/48763

  ALGUMAS AVALIAÇÕES DOS/AS CURSISTAS:

  Ivan José Martin - Vice-presidente do COMUDE -Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência dos municípios de Tubarão-SC: “Foi de grande emoção para minha família e amigos e a entidade a que represento! Uma escola que se ocupa em levar formação e informação de qualidade com profissionais altamente qualificados a alguém de forma gratuita? Isso é inédito! Este curso veio somar e agregar conceitos em minha vida de acordo com os princípios que defendo na sociedade! Ser mais humano e altruísta! “

  Ralph Schibelbein - Professor da Rede Marista e Mesquita – Porto Alegre/RS – “O curso foi uma experiência incrível. A qualidade, disponibilidade e humanidade dos (as) professores (as) foi de grande valia. A troca com os colegas que traziam a diversidade de culturas e contextos, a pluralidade de ideias e vivências foi extremamente enriquecedora. Nossos encontros ampliaram meus horizontes de pesquisa, docência e ativismo democrático. Inclusive, me estimularam a modificar meu recorte de investigação, na temática de educação em direitos humanos. Agradeço à todos/as/es que participaram desse lindo e transformador projeto”.

  Cintia Nowasco da Silva -Psicóloga Social na Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente - COMBEMTU - Tubarão/SC - Membro fundadora do CEDECA/SC - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina: O Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais foi além do conhecimento técnico, pois nos trouxe reflexões de extrema importância para qualquer área de atuação que visa transformar a sociedade de forma geral. No meu caso, que atuo como psicóloga em uma entidade não governamental, sou membro fundadora do Centro de Defesa dos Direitos da Crianças e do Adolescente de Santa Catarina, conselheira no CMDCA e CMAS do município que resido, trabalho com palestras e capacitações a Conselhos Tutelares, além de sonhadora de uma sociedade mais justa, igualitária e humana, o curso proporcionou informações e discussões riquíssimas que fizeram e farão a diferença nas minhas intervenções e indagações, buscando sensibilizar a rede de atendimento e efetivar o controle social necessário no município e, por que não, no estado. Todos os dias não saímos somente com a questão do conhecimento, mas nós nos enriquecemos como pessoas, como seres humanos. Só tenho agradecimentos por todo o conhecimento compartilhado”.

  Genara Emilia Sarmiento, Francisca Maria Lima dos Santos e Irene Lorenzetti - Entidade Religiosa: INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS - Braço do Norte/SC: O curso de Formação de Liderança Social e Comunitária online, provido pela UNESC, foi uma grande oportunidade, tanto para ampliar o saber, como para conhecer as diferentes realidades de atuação social e comunitária dos colegas de curso, engajados nos variados espaços geográficos, nas instituições públicas e privadas.

  A elaboração e execução da Ação Coletiva Comunitária também foi uma experiência muito rica, que levou nosso grupo a mergulhar na realidade do tráfico de mulheres para exploração sexual. Além do empenho da coordenação da UNESC, destacamos o grupo de professores altamente preparados e comprometidos, que partilharam seu saber com alegria, leveza e disponibilidade.

  Para nós, membros de um Instituto Religioso, o curso foi de grande valia. Ele nos capacitou a sermos multiplicadoras de agentes sociais e comunitários, ampliando a rede dos que se empenham para despertar a consciência da dignidade humana, o direito à vida plena para todos, como valores a serem defendido. “Não é possível ficar impassível sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria”, diz Papa Francisco. Nossa palavra final é gratidão por esta linda experiência de formação social e comunitária que muito nos enriqueceu.

  Irmã Tereza Ávila, membro do Instituto Coração de Jesus/Serviam cujo Carisma é o Viver e anunciar a Presença de Deus, e trabalho na Paróquia São Paulo da Cruz em Osasco- São Paulo, principalmente com os menos favorecidos: “O curso de lideranças comunitárias, foi muito oportuno, pois ajudou-me a ter uma visão maior e uma melhor orientação quanto a estar e agir junto aos menos favorecidos e os mais empobrecidos e vulneráveis de nossa sociedade. Ajudou-me a saber como melhor elaborar um projeto e como cobra-lo aos órgãos competentes. Os temas foram muito bem abordados e apresentados. Os responsáveis foram muito felizes em suas colocações. De maneira geral, aprendi que a chave de tudo está em saber escutar, a abrir-me à transformação, para ajudar a transformar o outro e por consequência transformar a sociedade e o meio em que vivo. A todos o nosso agradecimento”.

  Fernando Santana Santos -Associação de pessoas com albinismo na Bahia – APALBA: “O curso foi de uma importância extraordinária pois podemos aprender coisas novas rever algumas coisas que já vimos no passado a criação tem várias ideias de várias formas para estamos ajudando a nossa comunidade foi de grande importância o curso agradeço por ter sido escolhido por fazer parte desse curso e uma das formas que esse curso me trouxe é que eu aprendi mais e posso assim contribuir e ajudar com a minha comunidade e com movimento de qual eu faço parte que Associação de pessoas com albinismo na Bahia APALBA aonde nós lutamos por visibilidade inclusão igualdade para todas as pessoas agradeço a oportunidade e autorizo a minha opinião para que possa ser publicado”.

  Juliana Ross Raupp - Assistente Social da APAE de Praia Grande-SC e Conselheira de Direito do Conselho Municipal da Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Praia Grande SC: “O curso de Lideranças Comunitárias foi muito bem pensado e elaborado para que pudéssemos aprender, e saber lidar com mais facilidade de situações que nossos cargos nos impõe. O curso foi muito bem direcionado ao objetivo e de uma forma que todos pudessem se sentir à vontade para tirar as dúvidas. Me senti muito contemplada com todos os assuntos de cada módulo, bem como das perguntas dos colegas e as respostas dos professores. Foram abordados assuntos de extrema importância e da atualidade e com professores renomados e com uma linguagem de fácil interpretação. Aprendi muito e muito poderei contribuir, não só na minha instituição (APAE), mas na comunidade. Só tenho a agradecer a PPGD Unesc pela oportunidade de fazer parte deste avanço do ensino utilizando os meios de comunicação EAD que hoje podemos acessar de qualquer lugar, sem ao menos precisar sair de casa e o melhor, de forma gratuita! Sugiro a continuidade da modalidade do curso para que outras pessoas, entidades ou movimentos possam também serem contemplados, pois muito contribuirá para o bom desenvolvimento destas junto à sociedade. Minha eterna gratidão!”.

  2022- II CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS

  O II CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS será realizado no ano de
2022 no âmbito das atividades desenvolvidas no Procad/Capes – Segurança Pública, que
envolve a UNESC, a UNIJUÍ e a UFPA.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.