Educação

Educação

Apresentação

O Doutorado em Educação do PPGE/UNESC propõe-se a ampliar o caráter investigativo no campo da Educação, em particular no que concerne à linguagem, produção do conhecimento em educação, gestão, organização e finalidade do trabalho pedagógico, tomando-os pela ótica dos fundamentos epistemológicos, históricos e políticos (suas diferentes formas de fundamentação e justificação) dos processos educativos. Em virtude disso, mantêm as três linhas de pesquisa definidas no âmbito do PPGE: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção de Conhecimento nos Processos Pedagógicos; e Formação e Gestão em Processos Educativos. O Doutorado em Educação, ao aglutinar aspectos basilares da experiência acadêmica e investigativa do Mestrado, insere-se no âmbito da Pesquisa em Educação, voltando-se, de modo particular, para a investigação dos fundamentos e dos processos educativos que sustentam a formação e a gestão educacional. Nesse contexto, busca investigar o significado das ideias predominantes que subjazem às teorias educacionais. Por fim, cabe ressaltar que o Doutorado encontra-se em sintonia com a ideia de que a pesquisa é o lócus de cultivo de reflexão crítica da realidade, em busca da geração de saberes novos para promover a compreensão da sociedade e contribuir na direção de suas mudanças e transformações.

Objetivos

  • Contribuir para a formação doutoral de educadores-pesquisadores capazes de exercer crítica e criativamente suas atribuições nos processos de investigação, apropriação e produção do conhecimento;

  • Fomentar/promover discussões e produções de conhecimento teórico-filosóficos associadas ao campo da educação e suas relações histórico-culturais nas inter-relações entre o regional e o global;

  • Promover o diálogo com diferentes tradições culturais e múltiplos campos epistemológicos, de modo a valorizar a importância da “diversidade” para a superação das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade do ambiente de vida;

  • Estimular a integração dos pesquisadores em Grupos de Pesquisa interinstitucionais, de modo a valorizar o trabalho coletivo, colaborativo e a inserção dos doutorandos em redes de pesquisadores.

Disciplinas

  • Disciplinas
  • Seminário Avançado I
  • Seminário Avançado II

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Para saber mais sobre o PPGE, clique aqui!

Índices de Qualidade

  • Ranking Universitário Folha - RUFSegundo o Ranking Universitário Folha - RUF, a Unesc ficou em 1º lugar em Pesquisa entre as Universidades não estatais de Santa Catarina.

Linhas de Pesquisa

Educação, Linguagem e Memória

História e historiografia da Educação. Textos literários, imagens e linguagens artístico culturais e formação de sujeitos. Funções histórico-sociais dos códigos estéticos e das instituições educativas. Memória, identidades e representações culturais nas escolas e demais instâncias educativas.

Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos

Bases teórico-metodológicas do conhecimento que sustenta os processos pedagógicos. Elaboração e apreensão de conceitos nas práticas pedagógicas. As abordagens de desenvolvimento e aprendizagem. Relações entre saberes cotidiano e científico.

Formação e Gestão em Processos Educativos

Políticas públicas e educação: aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Aspectos teórico-práticos de formação e gestão em processos educativos, escolares e não escolares. Currículo, saberes e práticas pedagógicas.

Orientadores

Prof. Dr. Alex Sander da Silva Lattes
Prof. Dr. André Cechinel Lattes
Profa.Dra. Ângela Cristina Di Palma Back Lattes
Prof. Dr. Carlos Renato Carola Lattes
Prof. Dr. Gladir da Silva Cabral Lattes
Profa.Dra. Giani Rabelo Lattes
Prof. Dr. Gildo Volpato Lattes
Profa.Dra. Graziela Fatima Giacomazzo Lattes
Profa. Dra. Janine Moreira Lattes
Prof. Dr. Rafael Rodrigo Mueller Lattes
Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt Lattes
Prof. Dr. Vidalcir Ortigara Lattes

Fale com a gente

  • Horário: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Secretaria: (48) 3431 2594
  • Endereço: Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - CEP: 88806-000 - Criciúma-SC - Bloco Q - Sala 15
  • E-mail: ppge@unesc.net
  • Idiomas
  • Extensão
  • Ensino Fundamental e Médio
  • Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário CEP: 88806-000 - Criciúma-SC - Fone: +55 48 3431-2500
    -->