Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias - Mestrado

Teorias do desenvolvimento socioeconômico
Ementa: Teorias modernas e contemporâneas do desenvolvimento socioeconômico. Teoria e economia política.
Estudos e análises das relações entre Estado, sociedade e mercado na promoção do desenvolvimento.
Questões do subdesenvolvimento. Concepções de desenvolvimento socioeconômico no Brasil. A relação
das teorias do desenvolvimento socioeconômico com teorias das organizações, do mundo do trabalho e
da gestão social.


Metodologia da pesquisa interdisciplinar
Ementa: Contextualização, complexidade e interdisciplinaridade. Pressupostos epistemológicos e metodológicos
interdisciplinar: relação entre objeto, referenciais teóricos e os métodos. Estrutura de Trabalhos
Acadêmicos. Seleção das bases interdisciplinares e avaliação crítica dos dados. Revisão e Interpretação
Sistemática da Literatura. Estado da Arte pelo diálogo interdisciplinar. Procedimentos Metodológicos
segundo diferentes abordagens. Desenvolvimento e Ética da pesquisa. Referências e MORE. Revisão porPares. Métodos, técnicas e normas de produção. Planejamento de Publicações apoiado pelo
Qualis/Capes.


Seminário integrado de pesquisa
Ementa: O Seminário é oferecido a fim de estimular os alunos a apresentarem os seus projetos de dissertação
com foco interdisciplinar. Apresentação e debate de resultados de estudos e pesquisas. Tem como
objetivo desenvolver habilidades de comunicação, análise crítica e diálogos interdisciplinares.

Disciplinas Obrigatórias - Doutorado

Desenvolvimento e Políticas Públicas
Ementa: Fatores socioeconômicos, para a compreensão de formatos e implementações de políticas públicas.
Mudança nos papéis do Estado, do mercado e das organizações não governamentais na constituição da
economia mista do bem estar e do desenvolvimento. Elaboração e avaliação de Políticas Públicas.
Políticas públicas: concepções, padrões internacionais e experiências.


Epistemologia e Pesquisa Interdisciplinar
Ementa: Fundamentos epistemológicos da interdisciplinaridade. História da interdisciplinaridade. Metodologias e
processos investigativos nas pesquisas interdisciplinares. Fundamentos epistemológicos da pesquisa
científica.


Seminário de Tese

Ementa: O Seminário é oferecido a fim de estimular os alunos a apresentarem os seus projetos de tese com foco
interdisciplinar. Apresentação e debate de resultados de estudos e pesquisas. Tem como objetivo
desenvolver habilidades de comunicação, análise crítica e diálogos interdisciplinares.

Disciplinas Optativas

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
Ementa:
Concepções de rural, agricultura familiar, desenvolvimento rural e políticas públicas. Produção e reprodução da agricultura familiar: questões de gênero e geracionais, sucessão, êxodo e envelhecimento. Problemáticas rurais locais e regionais. Produção e comercialização, formas de organização coletiva de agricultores familiares.

Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial
Ementa:
População, agropecuária e recursos naturais; Dinâmica das organizações agropecuárias e agroindustriais; Agroindústrias e seus efeitos na geração de emprego e renda; Políticas públicas e incentivos para organizações rurais e agroindústrias: reflexos no desenvolvimento socioeconômico regional; Mudanças tecnológicas, integração produtiva e sustentabilidade; Novo código florestal brasileiro e seus impactos nas atividades agropecuárias e agroindustriais.

Desenvolvimento e Sustentabilidade
Ementa:
A disciplina analisa a dinâmica da gestão organizacional no contexto atual, tendo por referência a sustentabilidade das organizações e da sociedade. Identifica os conceitos sobre sustentabilidade socioeconômica ambiental, sua evolução, história e bases científicas. As dimensões e os desafios do desenvolvimento sustentável. Indicadores da sustentabilidade ambiental. A questão ambiental sob o enfoque econômico e suas relações com o setor produtivo e a influência para a competitividade das organizações. Valoração ambiental e instrumentos econômicos para a gestão ambiental. Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental nas organizações. Estuda o paradigma da gestão da qualidade e a sustentabilidade socioambiental e suas implicações nas organizações.

Desenvolvimento, Assistência e Educação
Ementa:
Concepções sobre Estado e a sua relação com a sociedade. Estado, desenvolvimento e planejamento. A trajetória do planejamento no Brasil e em Santa Catarina. Conceitos de caridade, filantropia e assistência. Dimensões histórias, culturais e políticas das práticas, dos saberes, no campo dos cuidados e da assistência. Planejamento e Políticas Públicas da Educação. Planos de Educação e Reformas Educacionais.

Estratégias Políticas das Organizações
Ementa:
A influência do ambiente sobre as organizações. Estratégias políticas e o gerenciamento da dependência externa. Conexões políticas das organizações sob o enfoque macroeconômico e de gestão. Recursos utilizados pelas empresas na sua relação com o Governo. Contribuições a campanhas políticas e a reciprocidade por meio de influências das organizações. Grupos de pressão (lobby). Teorias de regulação econômica e a proteção de interesses.

Estudos Preparatórios para Internacionalização
Ementa:
Preparação para apresentação de dados científicos em modalidade oral e pôster em congressos internacionais. Habilidades de discussão de dados científicos em língua inglesa. Estímulo acadêmico para realização de colaborações e estágios em laboratórios estrangeiros por meio de visitas técnicas e no período de mestrado e doutorado.

Feminismos na América Latina e a Luta Pelos Direitos das Mulheres
Ementa:
Feminismos na América Latina, ações e articulações feministas.  Feminismos, intersecções, demandas e lutas pelos direitos das mulheres. Perspectivas teóricas feministas latino-americanas.


Formação Econômica e Desenvolvimento Regional
Ementa:
Formação e história econômica. Teorias do desenvolvimento regional. Formação do mercado interno dentro do sistema nacional de economia. Trajetória e desempenho da inovação de empresas e setores na formação econômica regional. Estado, políticas públicas, instituições de fomento e organizações na trajetória do desenvolvimento local e regional. História de empresas e instituições. Infraestrutura, transportes e logística.

Gênero e Educação: Contribuições de Simone de Beauvoir
Ementa:
A disciplina propõe o estudo da interface gênero e educação, a partir da obra “O segundo Sexo” de Simone de Beauvoir. Na referida obra, a autora refuta a existência de uma natureza feminina, constituindo-se assim em uma das tributárias de elaborações acerca da categoria gênero. A disciplina se propõe também a discutir estudos que dialogam com Simone de Beauvoir, tendo como foco a categoria gênero.

Gênero, Educação e Trabalho
Ementa:
Discute a história das mulheres, estudos de gênero e principais teorias na contemporaneidade, tendo como ponto de partida o movimento feminista. Problematiza desdobramentos das relações de gênero na educação/escola, no trabalho formal e informal, em contextos urbanos e rurais, a fim de compreender a construção/desconstrução das desigualdades de gênero.

Gestão da Inovação e do Conhecimento
Ementa:
Conceitos de inovação. Inovação nos âmbitos estrutural, setorial e interno. Estratégia de inovação. Desempenho em inovação. Gestão das capacidades de inovação. Gestão da inovação em serviços. Conceitos, características e desafios das organizações no âmbito da gestão do conhecimento. Aprendizagem Organizacional. Cultura e estruturas para o compartilhamento de conhecimento.

Gestão Social e Políticas Sociais
Ementa:
Gestão social e políticas sociais: perspectivas de delimitação conceitual. A questão social na sociedade capitalista. Reestruturação produtiva contemporânea e repercussões na gestão social. A questão social e as políticas sociais no Brasil. Economia social e solidária, cooperativismo e as alternativas de geração de trabalho e renda. Administração e gestão de projetos em organizações sem fins lucrativos. Desenvolvimento como expressão das liberdades sociais. Processo de emergência e construção do conceito de terceiro setor e responsabilidade social. A reforma do Estado e o enfrentamento dos desafios sociais do século XXI.

Governança nas Organizações
Ementa:
Teoria da Agência e conflito de interesses. Princípios e a governança nas organizações. Mecanismos internos e externos de Governança. A Governança Corporativa (GC), como reguladora das relações entre a organização, stakeholders e shareholders. Processo de implementação de Governança nas empresas familiares. Governança na sucessão e reorganização societária. Conselhos de administração e o relacionamento entre propriedade e gestão. Governança Pública, dimensões e mecanismos de controle. Transparência pública. Temas atuais em governança.

Informação e Conhecimento nas Organizações
Ementa:
O impacto do conhecimento para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Conceitos, características e desafios das organizações urbanas e rurais no âmbito da gestão do conhecimento. Aprendizagem Organizacional: compartilhamento do conhecimento individual para a criação do conhecimento organizacional. Comportamento informacional: tecnologias, processos e pessoas. Cultura e estruturas para o compartilhamento de dados, informações e conhecimentos. Necessidades, buscas e modelos de uso da informação. Inteligência e conhecimento organizacional: aquisição, criação e desenvolvimento do conhecimento para a tomada de decisão. Memória organizacional. Profissionais do conhecimento.

Organizações, Cadeias Produtivas e Estratégias
Ementa:
Escolas da Administração Estratégica. Relações entre estratégia de produção e a estratégia competitiva das organizações. Competitividade e desenvolvimento. Estratégia para organizações específicas e interorganizacional. Redes de cooperação. Cadeias Produtiva, Logística e de Valor. Estudos interdisciplinares contemplando a caracterização das estruturas produtivas, setores e segmentos industriais e agroindustriais na análise de cadeias produtivas. Dimensões competitivas e decisões estratégicas nas produções industriais e agroindustriais.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações
Ementa:
Principais perspectivas teórico-metodológicas em C,T&I e P,D&I. O Tripé para a Inovação: Governo, Universidade e Empresa. O papel da política C,T&I e P,D&I para o desenvolvimento socioeconômico regional e local. Os cluster de inovação e a formação de redes interorganizacionais. Importância dos direitos de propriedade intelectual para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Aquisição de conhecimento. Transferência de tecnologia.

Política, Sociedade e Poder
Ementa:
Mudança social e reforma política; instituições políticas, representação e participação políticas, partidos políticos e sistemas eleitorais, projetos políticos de desenvolvimento local e regional, articulações na sociedade civil e políticas públicas, imprensa. Mídia e poder, cidadania e direitos.

Políticas Públicas e Práticas Democráticas
Ementa:
Políticas públicas: origens, processos de elaboração, execução e avaliação. Tipologia. Políticas públicas e Sociedade. A participação popular no processo de elaboração e controle social das políticas públicas. Políticas sociais. Democracia, cidadania e políticas públicas. As políticas públicas no contexto dos modelos estatais.

Políticas Públicas y Desarrollo Social en Latinoamérica (ministrada em espanhol)
Ementa:
Concepto y objeto de las políticas públicas. Planificación, gestión y evaluación. Programas de Transferencia Condicionada de Renta. Trabajo Infantil. Infraestructura. Logística y transportes. Políticas públicas de APS (atención primaria de la salud). Políticas públicas de prevención.

Science and Development (ministrada em inglês)
Ementa:
Historical advances in science and the research's impact on contemporary development; The role of current global scientific databases for research and researchers; Hot topics - in different areas of knowledge (AOK) - related to the issues of Development and Public Policies: Education (scientific knowledge, higher education systems and indicators); Health sciences (health policies, control of global epidemics); Engineering Sciences (researches and infrastructure for development); Environmental Sciences (ecosystems, sustainable development, Population, food and energy production and natural resources); and Humanities and law (Social policies and human rights).

Sociedade, Política e Economia no espaço Ibero-Americano 
Ementa:
História da Ibero-américa. Permanências e rupturas do processo colonizador.   Regimes políticos autoritários, liberais e populares. Organização política dos Estados Ibero-americanos. Cultura e poder nas relações Sul-Norte. Movimentos sociais e a ação esfera pública. Políticas Sociais e Estado de Bem-Estar Social. Industrialização e padrão de acumulação. Movimento pendular entre neoliberalismo e desenvolvimentismo. Modernização conservadora. Estado e desenvolvimento. Democracia, Cidadania e Políticas públicas. 

Teorias das Organizações
Ementa:
A disciplina tem como objeto teorias que apoiam estudos organizacionais nas ciências sociais aplicadas. Por meio desses campos teórico, pretende-se ampliar a compreensão das estruturas e processos organizacionais e influências dos contextos históricos, sociais, de mercado – e de não mercado (non-market) nas instituições organizacionais. Escolas dos paradigmas organizacionais são fontes importantes para o debate as perspectivas centrais e entendimento do comportamento das organizações em seu contexto.  Visões distintivas e divergentes acerca da natureza das organizações proporcionam aproximação ao pluralismo teórico.  Teorias Econômicas Substantivas, Institucionais e Neoinstitucionais, Dinamismo Ambiental, Mudança e Adaptação, Capacidades Dinâmica e Essencial, bem como Abordagens Emergentes compõem estudos no âmbito organizacional. 

Teorias do Desenvolvimento Regional
Ementa:
Diagnóstico da situação atual; teorias do desenvolvimento desigual; teorias do desenvolvimento regional (APL, cluster, cadeias e distritos); o debate do desenvolvimento regional na América Latina; o debate do desenvolvimento regional no Brasil. A dinâmica regional em Santa Catarina.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico I
Estudos de Gênero e Desenvolvimento Socioeconômico
Ementa:
Movimentos feministas e estudos de gênero. Interdisciplinaridade e estudos de Gênero. Políticas sociais e desenvolvimento. Economia Feminista. Gênero e mundos do trabalho. Desigualdades de gênero e neoliberalismo. Política social, intersetorialidade e gênero. Feminização da Pobreza.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico II
Trabalho, Desenvolvimento e Movimentos Sociais na América Latina 
Ementa:
Trabalho como categoria de análise; Teorias dos movimentos sociais; Singularidades de movimentos sociais e da classe trabalhadora na América Latina e Brasil; relação entre diferentes identidades (de classe, étnica, de gênero) que permeiam o mundo do trabalho no Brasil e em países da América latina; Estado, capital e trabalho e os projetos de desenvolvimento na América latina e Brasil no século XXI.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico III
Analise Multivariada dos Dados – 4 créditos
Ementa:
Variáveis, populações e amostras. Estatística descritiva. Dados primários. Dados secundários. Teoria da decisão. Correlação. Regressão linear. Regressão Logística. Dados em painel. Análise fatorial exploratória. Análise fatorial confirmatória. Equações estruturais.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico IV
Sociedade, Cultura e Desenvolvimento em Santa Catarina
Ementa:
Estado, planejamento e economia. Território, circulação e demografia. Urbanização, modernização e tensões sociais. Mundos do trabalho. Culturas Políticas e Movimentos Sociais. Sociabilidades e Práticas culturais. Memória e Cultura do carvão em Santa Catarina. Diversificação da economia sul catarinense.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico V
Perspectivas e limites das políticas educacionais no Brasil contemporâneo
Ementa:
Legislações, resoluções e órgãos reguladores da educação no Brasil. Organização política e administrativa da educação brasileira. Educação e desenvolvimento socioeconômico. Legislação e políticas públicas de educação para a diversidade. Diversidade(s) e inclusão. Educação e desigualdade. Projetos e experiências: interlocuções com sujeitos coletivos.

Tópicos Avançados em Desenvolvimento Socioeconômico VI
Analise Multivariada dos Dados – 2 créditos
Ementa:
"Populações e amostras. Estatística descritiva. Correlação. Regressão linear. Regressão Logística. Análise fatorial exploratória. Análise fatorial confirmatória. Equações estruturais".

Trabalho e Movimentos Sociais
Ementa:
Trabalho como categoria de análise. Constituição da classe trabalhadora no Brasil; Teorias dos movimentos sociais. Sindicalismo e movimento operário; greves; associações e entidades empresariais; movimentos sociais urbanos e rurais; relações entre Estado, sindicatos e empresas; gênero e trabalho; trajetória de trabalhadores/as no Brasil.

Trabalho, Tecnologia e Organizações
Ementa:
O trabalho enquanto categoria ontológica para o ser social. Trabalho e a produção da existência. Homem, natureza e tecnologia. Concepção filosófico-antropológica de tecnologia. A aplicação tecnológica das ciências e o determinismo tecnológico. Tecnologias físicas e tecnologias de gestão e suas implicações para o desenvolvimento.

Universidade, Sociedade e Desenvolvimento
Ementa:
Universidade. Políticas Públicas. Internacionalização. Perspectiva histórica das universidades catarinenses. Políticas Públicas para a Educação Superior (graduação, pós-graduação e ciência e tecnologia e políticas de inclusão social). Gestão e Internacionalização das universidades e seus reflexos na sociedade catarinense.

Disciplina Isolada (Aluno Especial)

Matrícula para aluno Especial

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico oferece aos interessados a
possibilidade de cursar disciplina isolada. O processo para efetuar matrícula como aluno especial deve
ser diretamente na Secretaria do PPGDS, Bloco da Biblioteca – Sala 15, em período específico
determinado pela Coordenação a cada período letivo.


Critérios
A matrícula em disciplinas isoladas é permitida à todos os diplomados em curso de graduação.
A matrícula para cada interessado fica limitada ao máximo de 02 (duas) disciplinas.
O aluno especial terá os mesmos critérios de avaliação e frequência destinados aos alunos regularmente
matriculados.


Documentos necessários para a inscrição
Os interessados devem ficar atentos ao período de matrícula, que será informado pela Secretaria deste
PPG no início de cada semestre.
São necessários os seguintes documentos:

  • formulário de inscrição devidamente preenchido (download aqui);
  • fotocópia do RG;
  • fotocópia do CPF;
  • fotocópia do Diploma de Graduação;
  • fotocópia do Diploma de Mestrado;
  • Curriculum Lattes, do CNPq, obtido na plataforma lattes no endereço https://lattes.cnpq.br/

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2624, ou pelo e-mail ppgds@unesc.net.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.