Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Um pouco da nossa história

Subprojeto de Artes Visuais

O vídeo apresenta a ação dos quatro anos de Pibid de Artes Visuais Unesc. Foi elaborado a partir de uma apresentação teatral preparada coletivamente, ou seja, um roteiro construído por pibidianos acadêmicos, professores supervisores e coordenadoras de área. Evidencia as apresentações dos acadêmicos nas diferentes escolas em que atuaram ou atuam. Essas apresentações se fazem de diferentes formas: uma mala, uma carroça, entre outras.
O vídeo foi editado pela bolsista de iniciação a docência Franciele Lemos Martinello.

Subprojeto de Ciências Biológicas

O vídeo foi elaborado em conjunto pelo grupo dos acadêmicos bolsistas e professores das escolas: Edna Cardoso, Elaine Pereira, Aliciane Fogaça e pela coordenadora do Sub Projeto de Ciências Biológicas Maristela Gonçalves Giassi, durante as reuniões do PIBID na Unesc. Foi editado pela bolsista de iniciação à docência Hanay Rosa das Neves juntamente com três estudantes dos anos finais da Escola Municipal Pascoal Meller.
O vídeo foi motivado devido ao relato dos estudantes das escolas e das professoras que sempre reiteram a importância das atividades desenvolvidas pelos bolsistas na aprendizagem dos estudantes das escolas. Vídeo com imagens capturadas por celular.

Blog do Subprojeto de Ciências Biológicas

Subprojeto de Educação Física

O vídeo encaminhado trata da trajetória do Pibid de Educação Física desde a entrega de placas nas escolas, passando pelas atividades realizadas nos encontros de encerramento de ano entre todos os envolvidos (bolsistas e escolas participantes) na Unesc em 2015 e 2016.
Em 2017 trata de atividades realizadas com os bolsistas nas 05 escolas envolvidas e nos encontros, buscando demonstrar o trabalho teórico-metodológico do grupo aportado na teoria de aprendizagem histórico cultural.
A entrevista foi realizada com o intuito de esclarecer a importância da existência e permanência do projeto na formação docente.
As fotos foram produzidas pelos coordenadores de área e professores colaboradores, com edição de Rogério Just.

Subprojeto de Geografia

Geografia é vida, movimento, sol, chuva, biodiversidades, culturas, cidades, campos, o moderno e o antigo, populações, indústrias. Movimento esse representado pelos totens construídos pelos pibidianos do Curso de Geografia. Os temas dos totens e a escolha da música “Chuva” da compositora Jaloo, demonstra alguns dos temas que são estudados em sala de aula tão relevantes para as sociedades na atualidade e abordados pelo PIBID Geografia. Os projetos desenvolvidos nas escolas atendidas pelo programa proporcionam uma experiência enriquecedora para os futuros professores e para a comunidade escolar.
Vídeo editado por Mari Hellen Weber Voss, atuação de Rafaela Brito Pereira e as fotos tem assinatura da coordenação de área, Profª Andréa Rabelo Marcelino.

Link do Blog

Subprojeto de História

O subprojeto História nestes últimos anos tem discutido as múltiplas linguagens para o ensino de História, conta com ações que envolvem o patrimônio cultural, os documentos em suporte de papel e os documentos em suporte audiovisual. Como atividade do ano de 2015 foram realizados seis (06) documentários em curta-metragem sobre temáticas escolhidas pelos acadêmicos bolsistas e pelos alunos das escolas parceiras do projeto. Como elemento para socialização no Seminário Institucional do Pibid/Unesc de 2017, o grupo escolheu mostrar àquelas produções de 2015, também porque este projeto está sendo replicado neste ano de 2017. O impacto da produção de audiovisuais no ensino de História foi reconhecido pelos acadêmicos bolsistas, pelos professores supervisores, pelos professores coordenadores, também pelos alunos e demais membros da comunidade escolar.

Subprojeto de Letras

O vídeo apresenta depoimentos de bolsistas de iniciação à docência, professores supervisores e egressos de Letras que participaram do Pibid. Valoriza as escolas-parceiras destacando a EEB Heriberto Hülse que participa do projeto desde o início. A professora Claudete, que também está no vídeo, é professora do projeto desde o primeiro edital. Os egressos, que hoje atuam em escolas públicas, comentam sobre a importância de terem participado do projeto e da contribuição que esta participação trouxe para a docência.
O vídeo foi produzido pelos próprios bolsistas na semana que antecedeu o Seminário Institucional do PIBID/UNESC.

Blog CATARSE DAS LETRAS

Subprojeto de Matemática

O vídeo inicia com uma breve imagem visual da escola e dos alunos nos espaços comuns da escola. Num segundo momento, apresenta breves momentos, na forma de imagens (fotografias), das atividades desenvolvidas pelos pibidianos em 2017 na escola, com os estudantes desenvolvendo atividades matemáticas.

Título: Ludovico Coccolo
Gênero: Educação
Direção: Angelina Bernardino
Roteiro: Angelina Bernardino
Edição: Dionata Fernandes
Duração: 1:06
Ano: 2017

O vídeo teve como objetivo principal mostrar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Subprojeto Matemática, para o ensino/aprendizagem de Matemática, na visão dos alunos participantes e dos professores. Estas são representadas pelas falas dos alunos: Vitor Martins dos Santos (PENOA-7º ano) e Érica Sebastião (PENOA-7º ano); e pela professora coordenadora Rosângela Beatriz de Souza Arcaro.

Gênero: Educação
Direção: Bruna Trajano e Leandro Uggioni.
Roteiro: Bruna Trajano.
Edição: Dionata Fernandes.
Duração: 2min.
Ano: 2017

O vídeo teve como intuito apresentar as dependências da escola na visão dos alunos. Desde sua chegada, atendimento na coordenação, quadra de esportes, copa e por fim a sala de aula com o profissional professor atuante. Os alunos responsáveis por essa apresentação foram todos pertencentes as turmas onde o pibid-matemática atua. Sendo eles: Suelen (901), Amanda (901), Khálita (901), João Vitor (702), Emanuel (702) e Lorena (901).

Título: ÉRICO NONNENMACHER
Gênero: Educação
Direção: Fernanda Bonfante, Nathalia Alexandre e Dionata Fernandes
Roteiro: Dionata Fernandes
Duração: 2:06
Ano: 2017

Universidade do Extremo Sul Catarinense.