Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


O que é o SACC/PROSUL?

O que é o SACC/PROSUL?

O Consórcio Internacional para o Estudo do Papel dos Oceanos em Mudanças Globais e Variabilidade Climática na América do Sul -
SACC, é o resultado de esforços financiados pelo Instituto Inter-Americano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI), com a meta principal de coordenar estudos visando o melhor entendimento das mudanças globais e variabilidade climática nos ecossistemas oceânico, atmosférico e terrestre na região oeste do Atlântico Sul.

O Consórcio Internacional para o Estudo do Papel dos Oceanos em Mudanças Globais e Variabilidade Climática na América do Sul - SACC (Os estudos coordenados pelo SACC nos últimos anos, têm procurado entender o papel das anomalias de temperatura da superfície do Mar (TSM) no clima regional e o impacto das descargas de água de origem continental, sobre a dinâmica do ecossistema marinho ao longo da plataforma continental sul-americana.

Nesse contexto destacam-se dois projetos de grande envergadura: um deles, denominado "Levantamento Oceanográfico de Larga Escala da Plataforma Continental Sudeste da América do Sul (LAPLATA)", financiado pelo IAI, pela FAPESP e pelo U. S. Office of Naval Research (ONR), que  tem por objetivo o estudo do impacto das flutuações do deságüe do Rio da Prata ao longo da plataforma entre Mar del Plata e Rio de Janeiro;  o outro projeto, denominado "Variabilidades Climáticas no Atlântico Sul (VARIAS)", além do financiamento do IAI conta também com o apoio da FAPESP e do CNPq e, objetiva o estudo das inter-relações entre as variações de TSM no Atlântico e o Clima na América do Sul.

Grande parte dos fenômenos de interesse do SACC ocorre ao longo da plataforma continental, envolvendo águas jurisdicionais de diferentes países. O entendimento desses fenômenos requer uma coordenação detalhada entre as instituições e os países participantes. As necessidades para coordenação internacional incluem procedimentos e aspectos legais que diferem de um país para outro. Assim, um dos grandes triunfos do SACC nos últimos anos foi à promoção de cooperação internacional que possibilitou a realização de trabalhos de pesquisa inéditos ao longo da plataforma continental dos três países do Cone Sul. Por exemplo, recentemente foram realizadas campanhas oceanográficas entre Mar del Plata e Itajaí, com a participação de navios das Marinhas Argentina e Brasileira, e de uma aeronave da Força Aérea Uruguaia.

Além da viabilização e coordenação de projetos, dos quais resultou um número expressivo de publicações científicas, o Consórcio SACC tem promovido outras importantes atividades como, por exemplo, a realização de workshops, cursos de treinamento; geração de capacidade através de programa de bolsas de estudos e intercâmbio; e atividades de extensão.

A etapa que hora se inicia, conta com o apoio financeiro do CNPq, por meio do Edital 16/2004 – PROSUL (Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia) e tem por objetivo ampliar atuação do Consórcio SACC, permitindo a inclusão de novos pesquisadores e instituições sul-americanas. Em especial, considerando-se a necessidade de integrar países com diferentes experiências em processos físico-biológicos em regiões oceânicas e de plataforma, a participação de cientistas e instituições do Chile e do Peru contribuiriam significativamente para as experiências do SACC. Para tanto, contatos foram feitos com cientistas da Universidad de Concepcion (UDEC), no Chile, e com o Instituto del Mar del Peru (IMARPE), os quais manifestaram-se favoravelmente em participar de um processo de discussões visando seus ingressos na rede proposta.

Como estratégia a ser seguida, além da integração e coordenação dos projetos em andamento, será realizada uma reunião inicial (Workshop) com a participação de representantes de todas as instituições envolvidas e de outras que vierem a manifestar interesse no futuro com o objetivo de:

* definir novos projetos multidisciplinares de cooperação, os quais serão submetidos a diferentes agências de fomento nacionais e internacionais;
* promover intercâmbios de pesquisadores, estágios e cursos de treinamento.

A implementação desta rede proporcionará um aumento considerável da competência sul-americana no entendimento de processos de larga e meso-escala que controlam aspectos essenciais à pesca, lazer, agricultura e turismo dos países envolvidos.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.