PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

PPGCA é nota 5 na avaliação da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNESC possui característica interdisciplinar, tanto em função da diversidade na formação do seu quadro docente e conteúdo das disciplinas previstas, quanto diante da perspectiva necessária para a abordagem das questões socioambientais.
O PPGCA é recomendado pela CAPES, com nota 5 e está inserido na grande área Multidisciplinar, na área de Ciências Ambientais.
No Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, a construção de conhecimento sobre as questões ambientais ocorre por meio de uma perspectiva complexa e qualificada. O PPGCA possui duas linhas de pesquisa que permitem contemplar, de um lado, os fatores biológicos, físicos e químicos, e, de outro, os sociopolíticos, culturais e econômicos. Ambas as abordagens possibilitam a compreensão de como estes vários aspectos estão estreitamente ligados e se influenciam mutuamente, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento de uma nova consciência ambiental e de soluções para os problemas socioambientais.


LINHAS DE PESQUISA:
- Ambiente Natural
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da dinâmica de ecossistemas naturais, buscando alternativas e estratégias para o manejo de populações e comunidades naturais, a biodiversidade e o conhecimento tradicional associado. Desta maneira, procura contribuir para a restauração ecológica e para a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
- Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
A linha de pesquisa se dedica ao estudo das interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente, sustentabilidade, cidadania, comunicação e educação ambiental. Desta maneira, procura contribuir para a solução dos problemas socioambientais do mundo contemporâneo e discutir a questão da sustentabilidade na perspectiva interdisciplinar.

16 de setembro de 2022 às 16:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário