PDI

Em encontro, gestores da Unesc validam Políticas de Gestão

Em encontro, gestores da Unesc validam Políticas de Gestão
Mais imagens

A revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesc, um processo que ocorre de maneira democrática e participativa, concluiu mais uma etapa. Durante encontro na tarde dessa terça-feira (10/10), gestores das três pró-reitorias da Universidade deixaram as suas contribuições para as Políticas de Gestão Institucional, que fazem parte do planejamento.

As dimensões nas Políticas de Gestão são: desenvolvimento de valorização das pessoas; infraestrutura física e tecnológica; sustentabilidade financeira e de investimentos; Ensino, Pesquisa e Extensão; avaliação e planejamento estratégico Institucional; comunicação interna e externa e gestão de crises; arte e cultura; inserção comunitária e compromissos socioambientais e captação de recursos.

A coordenadora do PDI, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, ressalta que todas essas políticas foram pensadas para contemplar de forma transversal a inovação; a cultura organizacional e a educação para equidade e devem estar presentes em todas as unidades e polos; níveis e modalidades de ensino, além da comunidade interna e externa.

“Este é o nosso terceiro e último encontro desta etapa. Um momento para debatermos  sobre as políticas de gestão que são diretrizes da gestão de todas as dimensões da Universidade, ou seja, como se dá a gestão em todos estes aspectos”, conta.

Durante a reunião, os participantes deixaram as suas impressões e sugestões no texto elaborado, após a reunião da semana passada, quando as políticas de gestão atual da Unesc foi revisada.

“O envolvimento de todos é fundamental para pensarmos juntos o que queremos para a nossa Instituição, pois ela é de todos nós. Uma Universidade como a nossa, gigante do jeito que se tornou, referências estadual e regional, tem que ser conduzida por todos que a constroem”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), José Otávio Feltrin, reforça que é fundamental que o material desenvolvido após as reuniões passe pelos olhares de quem participou do processo. “Assim, o PDI vai sendo validado e incorporado. Posteriormente, como em qualquer processo de trabalho, ele é praticado”, cita.

O que é o PDI

O PDI é um conjunto de decisões que norteará os trabalhos da Unesc no período de 2024 a 2028, debatido por meio de diversos encontros setorizados desde o fim do ano passado, quando foi lançado o projeto. 

Somente em 2023, foram realizados encontros com acadêmicos, colaboradores, egressos, estudantes do ensino técnico, entre outros diálogos, intensificados a partir de agosto.

A previsão é que o PDI seja concluído e aprovado em todos os órgãos competentes até o mês de março de 2024.

Além dos encontros presenciais para discussão, comunidades interna e externa podem colaborar respondendo a Consulta Pública disponível no link.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2023 às 10:13
Compartilhar Comente

Deixe um comentário