PDI

PDI: acadêmicos ajudam a planejar o futuro da Unesc

PDI: acadêmicos ajudam a planejar o futuro da Unesc
Mais imagens

As aulas dos cursos de graduação da Unesc iniciaram de maneira diferente nesta segunda-feira (21/08). Durante cerca de uma hora, os tradicionais conteúdos repassados pelos professores deram lugar às contribuições dos acadêmicos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

Divididos em grupos, eles debateram o que enxergam da Instituição atualmente e apresentaram as suas visões de futuro, mais precisamente para o ciclo 2024-2028, período de vigência do novo documento.

“Os acadêmicos são a essência da Unesc e nada melhor que a participação deles na elaboração do PDI que irá nortear as ações da Instituição para os próximos anos. Os nossos estudantes vivem o dia a dia da Universidade, conhecem o campus e têm as suas percepções para contribuir com a construção da Unesc do futuro”, cita a reitora Luciane Bisognin Ceretta.  

“O PDI é um Plano construído coletivamente e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica. Agora discutimos cada um dos eixos temáticos associados à percepção e compreensão dos acadêmicos”, acrescenta.

Diagnóstico

A coordenadora do Plano de Desenvolvimento Institucional, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, revela que cerca de 40 mil dados devem ser coletados somente nesta segunda-feira (21/08). Eles serão somados às outras quatro mil informações já levantadas anteriormente. 

Depois disso, a comissão responsável pelo PDI fará a leitura de cada um deles para categorizá-los. Estes dados englobam as fragilidades, fortalezas da Universidade, além das sugestões de melhoria divididas em 26 eixos. Já em PDI: acadêmicos ajudam <br>a planejar o futuro da Unescsetembro, será realizado o diagnóstico junto ao público externo. 

“A partir dos dados, irão emergir os objetivos estratégicos pelos quais iremos definir as metas e os projetos. É fundamental que o planejamento de uma Instituição, independente da área, ocorra da forma mais participativa possível. Em função da natureza Comunitária da Unesc, e devido às lideranças que temos na Reitoria, há o desejo de que a comunidade acadêmica, além do público externo, participe. Não temos um dono, então, nada mais coerente que a participação de todos”, enfatiza.

Demandas e percepções

Na última semana, quem participou desse processo foram os professores da Graduação, Mestrado e Doutorado da Unesc. Em grupos, estes participaram do amplo debate em torno da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Já nesta segunda-feira eles conduziram os estudantes na avaliação do presente e na projeção do futuro. “O momento de construção do PDI junto à turma foi valoroso. Os acadêmicos ficaram instigados com a possibilidade colaborativa que o Plano possui. Presenciamos debates frutíferos porque eles são ouvidos e apresentam demandas e percepções”, relata a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Eyng Savi.

O processo de elaboração do documento abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa, tanto de maneira presencial, quanto por meio de uma consulta pública que pode ser acessada neste link.

Etapas

A construção do PDI 2024-2028 prevê uma sequência de etapas como diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

“Para nós professores, técnicos e acadêmicos é uma oportunidade diferenciada, pois ajudamos a realizar um diagnóstico de como a Instituição está atualmente e ainda fazer proposições para o futuro. É uma experiência extremamente importante e enriquecedora. Para a Universidade, quanto mais participativo, mais certeira é a direção que a Instituição caminhará”, conclui Bianca.

O PDI da Unesc

Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que foi lançado em novembro de 2022.

Ele é o documento que corresponde ao planejamento estratégico da Universidade no qual estão inseridas as políticas; os objetivos; as metas e as estratégias gerais a serem seguidas pela Instituição nos próximos cinco anos.

Todos os participantes são convidados a identificar os pontos fortes e fracos em cada uma das temáticas abordadas, além de apresentar sugestões para melhorias, que serão analisadas e utilizadas para embasar a definição dos objetivos, das metas e das estratégias da Unesc.

Em 2023 já foram realizadas reuniões com acadêmicos, colaboradores, egressos, estudantes do ensino técnico, entre outros diálogos, intensificados a partir de agosto. A expectativa é de que o Plano seja finalizado em março de 2024.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2023 às 14:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário