imagem do site

Pesquisadores da Unesc participam de evento de Arqueologia em Chapecó

Pesquisadores da Unesc participam de evento de Arqueologia em Chapecó
Mais imagens

A Unesc marcou presença com seus pesquisadores do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), no 12º Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira – “Arqueologias do Sul: diálogos científicos em tempos de crise” e a “6ª Jornada de Atualização em Arqueologia Guarani”. O evento ocorreu na última semana, no campus da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), na cidade de Chapecó.

O encontro Sociedade de Arqueologia Brasileira – Núcleo Regional Sul (SAB-Sul ) ocorre bienalmente e tem como objetivo congregar pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na área da Arqueologia, atuando como espaço de divulgação de resultados, comunicação de trabalhos em andamento, propostas e discussões teóricas e metodológicas.

De acordo com o professor e pesquisador do PPGCA/LAPIS, Juliano Bitencourt Campos, o encontro é um momento de promoção e difusão dos resultados das pesquisas, das ações de salvaguarda e de difusão do conhecimento em torno do patrimônio arqueológico. “A partir do tema, objetiva-se discutir não apenas as mais recentes pesquisas arqueológicas na Região Sul do Brasil e suas conexões, mas colocar em pauta questões relacionadas à profissionalização, à formação e à ética dos profissionais, o diálogo com a sociedade, os avanços em termos de métodos e técnicas e os resultados obtidos com as pesquisas”, comentou.

Além disso, segundo Campos, o encontro também serviu para o compartilhamento de conhecimento, de pensar a ciência arqueológica de forma colaborativa, em maior interação entre os processos educativos, culturais e científicos, articulando de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão.

O Congresso é promovido, realizado e organizado pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira e nesta edição contou com a parceria da Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani, do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Ceom/Unochapecó), além do apoio de agência de fomento; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Os pesquisadores da Unesc acompanharam os debates, as palestras e apresentaram estudos. Confira:

Pesquisas apresentadas:

1 – A Red Geolac e o Geoparque Mundial Da Unesco Caminhos Dos Cânions Do Sul: Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável de autoria de Anna Lethicia dos Santos (Univille); Dione Rocha Bandeira (Univille); Mariluci Neis Carelli (Univille) e Juliano Bitencourt Campos (Unesc).

2 – A Estrutura Funerária de Vento Frio 1, Um Pequeno Concheiro no Litoral Norte-Rio-Grandense de autoria de Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Paulo DeBlasis (USP); Edenir Bagio Perin (UFSC); Renata Estevam da Silva (USP).

3 – Revisão Global Sobre a Presença de Mamíferos Marinhos em Sítios Arqueológicos de Antigas Populações Humanas de autoria de Lucas Seibert (Unesc); Rodrigo Machado (Unesc); Juliano Bitencourt Campos (Unesc); Guilherme Alves Elias (Unesc); Diego Dias Pavei (UFS).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 08:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário