Engenharia Civil

Aprendendo na prática, acadêmicos do curso de Engenharia Civil realizam visita técnica em obra

Aprendendo na prática, acadêmicos do curso de Engenharia Civil realizam visita técnica em obra
Atividade foi desenvolvida no sábado (24/09) em Morro da Fumaça. (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Proporcionar experiências excepcionais aos acadêmicos unindo a teoria e a prática faz parte do método de ensino e aprendizagem da Unesc e mostra a forte atuação na formação dos estudantes. No sábado (24/09), os acadêmicos da primeira e segunda fase do curso de Engenharia Civil da Universidade completaram os conhecimentos adquiridos com as técnicas repassadas pelos professores em visita a obra de ampliação da Escola Municipal Vicente Guollo, localizada na cidade de Morro da Fumaça. 

A atividade faz parte da curricularização da extensão, que, segundo a coordenadora do curso, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, é implementada em parceria com diversos Observatórios Sociais da região e, neste semestre, especificamente com o Observatório Social de Morro da Fumaça.

“Essas visitas são enriquecedoras principalmente porque conseguimos mostrar a realidade aos alunos envolvendo dois importantes itens: a Graduação Multi e a curricularização da extensão. Os profissionais da obra interagiram muito com os acadêmicos, o que foi gratificante e é fundamental para um aprendizado mais completo para esses futuros profissionais”, enfatizou Elaine. 

Antes de partirem para a “mão na massa” os alunos tiveram acesso aos projetos da obra e puderam analisar junto dos professores de disciplinas específicas do curso itens como orçamento, projeto arquitetônico e estrutural, acessibilidade e projetos complementares. 

A atividade está vinculada às disciplinas de Introdução a Engenharia Civil; Desenho Aplicado à Construção Civil; Geometria Descritiva; Materiais e Tecnologias Construtivas I; Projeto de Edificações; e de Estatística.

Diferenciada

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Universidade, Gisele Coelho Lopes, essa experiência é amplamente diferenciada, pois coloca o estudante no centro da aprendizagem diretamente em contato com a realidade da prática profissional onde a Universidade, por meio da Graduação Multi e da curricularização da extensão, prepara o acadêmico para uma experiência diferente na sua formação.

“É um diferencial e um laboratório de experiência formativa que coloca tanto o professor quanto o aluno no processo de ressignificação de saberes. A Unesc sai na frente com esse projeto transformador que é a formação pela experiência”, enalteceu. 

Conteúdo

Acadêmica da primeira fase do curso, Emily Soares Prudencio destacou que o contato com os profissionais responsáveis pela obra foi maravilhoso. “Esse contato foi muito melhor para fixar conteúdo e consequentemente uma melhor aprendizagem desde as fases iniciais. Participei da amarração, algo que já tínhamos visto em aula, mas ver isso in loco e conversar com os profissionais, acompanhar a estrutura, foi muito bom e me fez ter mais certeza do que almejo”, sublinhou. 

Representantes da prefeitura municipal e do Observatório Social, também acompanharam a visita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de setembro de 2022 às 16:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário