Ciências Biológicas - Licenciatura

Atuação do biólogo em âmbito social e no ecoturismo pautam primeira noite de Sacib

Atuação do biólogo em âmbito social e no ecoturismo pautam primeira noite de Sacib
Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unesc segue até sábado com extensa programação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A primeira noite de Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) da Unesc foi de discussões em torno da atuação do profissional biólogo nas relações sociais e no ecoturismo. Para falar sobre os assuntos, o curso recebeu os biólogos Leonardo Pinheiro, Bento Júnior e Natália Oliveira.

As experiências compartilhadas pelos convidados abriram a semana de intensa programação, que será encerrada no sábado (18/9) no Primeiro Simpósio de Biologia Marinha. O evento marcará o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Receber os jovens biólogos para tratar sobre os assuntos que fazem parte das suas rotinas de trabalho, para o coordenador do curso, Fernando Carvalho, foi uma forma prática de mostrar a atuação da ciência no dia a dia da sociedade, seja por meio da atuação em comunidades pesqueiras, como Leonardo, ou no incentivo ao ecoturismo, como Natália e Bento, egressos da Unesc. “No início da ciência ela falava entre pesquisadores, entre o próprio meio científico. Hoje é muito diferente. Mostrar que a ciência está no nosso dia a dia é uma barreira cultural que temos a vencer e que estamos caminhando para ultrapassar”, comentou.

Natália e Bento compartilharam as vivências do projeto Naturama, no qual utilizam o conhecimento das ciências biológicas como guias naturalistas em mais de 100 trilhas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ser o elo do conhecimento com a comunidade e com os turistas, para Natália, é exatamente o que mais encanta no ecoturismo. “O mais legal é que esse trabalho possibilita que a gente explique na prática aquilo que aprendemos. Com o ecoturismo nós podemos fazer com que as pessoas vejam na prática o que cada ecossistema significa, além de conseguir levar de forma lúdica a educação ambiental”, pontuou.

A proposta da Semana Acadêmica é proporcionar viagens dos acadêmicos a diferentes biomas sem sair de casa, já que as atividades estão sendo realizadas de forma remota e receberão painelistas de todas as regiões do país.

Os interessados em participar das atividades ao longo da semana podem encontrar as informações completas na página do curso no Instagram (@BiologiaUnesc) e fazer as inscrições no site.

Para o primeiro Simpósio de Biologia Marinha, com programação para todo o dia de sábado, as inscrições podem ser feitas na página (aqui).

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 21:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário