Ciências Biológicas - Licenciatura

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC

Semana Acadêmica abre com mesa-redonda sobre espécies exóticas em SC
https://doity.com.br/semanabiologica2016 Mais imagens

Com o tema “Espécies Exóticas Invasoras no Estado de Santa Catarina: Ecologia e Manejo em Unidades de Conservação”, a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Unesc foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (8/9). A mesa-redonda teve a participação da doutora em Ciências, Área de Concentração em Recursos Genéticos Vegetais, e coordenadora da implementação do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, da Fatma, Elaine Zuchiwschi e do professor de Ecologia, Zoologia de Vertebrados, Taxonomia da Unisul e consultor ambiental, Rodrigo Ávila Mendonça.

Segundo os palestrantes, há, no Estado, 19 espécies de plantas exóticas invasoras e que já estão adaptadas ao ambiente. No entanto, elas causam danos e são uma ameaça à fauna e à flora: uma vez que não possuem grandes predadores, se desenvolvem em um ritmo intenso. Atualmente, as espécies exóticas invasoras de plantas e animais são a segunda maior causa de perda da biodiversidade no mundo.

O evento, que encerra nesta sexta-feira (9/9), tem como tema “Um Olhar sobre as Espécies Exóticas e a Ameaça de Extinção” e é aberto para professores, estudantes, profissionais da área, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade e demais interessados, sendo um espaço para a socialização de conhecimento e reflexão sobre assuntos relacionados às temáticas ambientais. A programação conta com um concurso sobre fotografia biológica, minicursos e mesas redondas.

Segundo o coordenador do curso, Rafael Martins, a escolha do tema da Semana Acadêmica parte da observação dos assuntos da área que estão na pauta das discussões nacionais e internacionais e os estudantes também fazem sugestões. “A Semana Acadêmica tem atividades específicas para Bacharelado e para a Licenciatura, além de temas comuns às duas habilitações. O evento é uma oportunidade dos estudantes aprenderem na prática com profissionais com experiência em diversas áreas”, comenta.

A abertura da Semana teve a participação do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickmann. O evento, organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Unesc tem o apoio da UNA HCE, PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, Fatma e Instituto Felinos do Aguaí.

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de setembro de 2016 às 22:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário