Pedagogia

Aprendizado fora da sala de aula: acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia saem a campo

Aprendizado fora da sala de aula: acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia saem a campo
Atividade foi desenvolvida na cidade de Treviso Mais imagens

Os acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia foram estimulados a muitas descobertas no domingo (23/10) durante saída de estudos para o município de Treviso. A atividade está relacionada ao cumprimento da curricularização da extensão dos estudantes, que depois de estudos teóricos e experimentos em sala de aula, visualizaram isso na prática.

No roteiro de atividades esteve a visita ao espaço do Instituto Alouatta, que é uma entidade que atua principalmente no estado de Santa Catarina, desde 2005 e tem como objetivo principal a fomentação do ecoturismo, com base econômica sustentável, aliada à educação e a conservação ambiental.

A coordenadora adjunta do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, salientou que foram momentos de muita aprendizagem, pois os participantes conseguiram usar " lentes" de interdisciplinaridade no espaço natural e que tudo está conectado.

“Na atividade de campo foi possível ter aula na "sala passarinho", ou seja, uma sala de aula em meio a vegetação, ao ar livre”, comentou Andréa.

A atividade foi conduzida por dois estudantes da oitava fase do curso de Geografia que fizeram o planejamento, a organização e o acompanhamento durante a atividade, que faz parte da pesquisa de trabalho de final de curso.

Após esses estudos de campo, os estudantes devem planejar uma aula atrelada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando materiais pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula e, no final do semestre letivo, uma apresentação em seminário. 

Professores de diferentes áreas do conhecimento estiveram envolvidos na ação: Andréa Rabelo Marcelino (Processos Pedagógicos Geografia), Yasmine de Moura da Cunha (Geologia, PCC VIII e Recursos Hídricos e Zenaide Topanotti (Processos Pedagógicos de Ciências), e Ricardo Luiz de Bittencourt (Didática I).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário