Matemática

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática

Semana Acadêmica aborda as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática
Serão três dias para socialização de experiências, projetos e integração entre estudantes e docentes Mais imagens

O curso de Matemática da Unesc iniciou na noite da última quarta-feira (23/11), a 16ª Semana Acadêmica que abrange três eventos em uma única oportunidade. Além da Semana, acontecem também o 11º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura - “Reflexões e Aprendizagens” e 10º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas/2022.

Os principais objetivos são promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso e refletir sobre as tendências pedagógicas na área de Educação Matemática; incentivar as produções das pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da Educação e da Educação Matemática e socializar as pesquisas, ensino, extensão e os estágios e as suas relações com a docência da Matemática.

Na palestra de abertura, o professor dos cursos de Licenciaturas e do Programa de pós-graduação da Educação (PPGE), Rafael Rodrigo Mueller, apresentou o tema "Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense”. Segundo ele, a intenção foi esclarecer as novas diretrizes curriculares aprovadas em 2017 e implantadas em Santa Catarina. “Abordo sobre as mudanças que ocorreram em âmbito nacional, a partir da implementação do novo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415 no Brasil e a partir de 2020, aqui em nosso estado. Como a proposta curricular acabou se adequando a essa alteração e as particularidades que a nova matriz educacional tomou aqui no território catarinense”, explicou.

Conforme a coordenadora do curso e organizadora do evento, Ledina Lentz Pereira, o evento é uma oportunidade para os estudantes receberem muitas informações e realizarem trocas de experiências. “Nestes três dias, os nossos acadêmicos têm a possibilidade de conhecer também os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação (MEC), bem como da Residência Pedagógica, além da valorização do docente no mercado de trabalho. Este ano estamos trabalhando com a importância da licenciatura na formação de novos professores com o tema ‘Produzindo conhecimento desde 1970’. Então, toda a minha vida foi dedicada a ser docente e eu amo essa profissão. É isso que estamos querendo mostrar aos alunos: que saibam que vale a pena”, sintetizou.

Durante o ano, também foram realizadas duas aulas inaugurais, no primeiro e segundo semestre, que fazem parte da Semana Acadêmica de Matemática.

Texto e fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de novembro de 2022 às 13:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário