Letras

Professores, acadêmicos e convidados conhecem documentário Racconti Di Due Mondi

Professores, acadêmicos e convidados conhecem documentário Racconti Di Due Mondi
Atividade fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia e ocorreu de forma online (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os sonhos, a história, a língua, a gastronomia e os costumes da cultura italiana fizeram parte do diálogo proposto pelos professores da Unesc, juntamente de convidados de várias partes do país, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (25/10). Quem esteve presente foi submetido a uma verdadeira viagem para esse patrimônio cultural de descendência italiana que contou com um destino certo carregado de descobertas e diálogos: o Racconti Di Due Mondi (O conto de dois mundos), um documentário desenvolvido pelos pesquisadores italianos Giorgia Miazzo e Gianluca Parise que fizeram questão de mostrar cada detalhe do trabalho desenvolvido por eles. A atividade fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc e ocorreu de forma online.

O filme foi lançado oficialmente há três anos, em Veneza, na Itália, e em comunidades vênetas daquele país e faz parte um trabalho de pesquisa sobre os estudos do dialeto Talian. 

Responsável pela apresentação do trabalho, Giorgia descreveu que ele é resultado de dez anos de vivência e convivência no Brasil. Por meio de fotos, vídeos e depoimentos, conforme ela, esta é uma forma de compartilhar o olhar como italiana. “É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades. Transmitir a receita, a música, é um passo muito importante para a cultura e para as raízes”, contou Giorgia.

Segundo ela, dentro das pesquisas realizadas, a música sempre esteve presente como patrimônio cultural. “A música justifica as diferentes linguísticas. Esses valores têm que ser vistos e ensinados com orgulho. Os imigrantes foram exemplo de vida por carregarem dentro de si a cultura da terra-mãe e povoá-la em outro lugar. É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades”, descreveu Giorgia. 

Ela destacou ainda os valores-pilares como a família, a religião e o trabalho que funda a comunidade vêneta em diferentes partes do Brasil. O Jogo da Mora também esteve no documentário Racconti di due Mondi, que tem co-direção de Andrea Scopelli.

Encontro

A atividade foi proposta pelo curso de Letras e Escola de Idiomas da Universidade. Para o coordenador do curso de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann, foi um momento muito enriquecedor. 

“É importante que a tecnologia posse nos unir a tantos lugares para nos aproximar e esse encontro foi muito produtivo para conhecermos mais um pouco da cultura italiana”, enalteceu Schlickmann.

A assessora pedagógica da Escola de Idioma e professora do curso de Letras da Unesc, Dayane Cortez, foi quem conduziu as atividades. “Foi um encontro muito produtivo e tomara que possamos nos reunir pessoalmente”, pediu Dayane. 

Festival

O Festival Delle Grandi Migrazioni (Festival das Grandes Migrações) também foi um dos temas apresentados no encontro. O professor Idemar Ghizzo, que é museólogo e docente do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), foi quem falou das origens da cultura, os primeiros postos de trabalho e destacou que a identidade está sempre em construção. 

“Os imigrantes foram atualizando a sua identidade em seu novo território”, disse. Por meio de fotos, ele apresentou toda a trajetória dos imigrantes e os locais que foram se instalando.

O coordenador do Centro de Memória e Documentação da Universidade (Cedoc) da Unesc, Paulo Sérgio Osório, também participou da atividade destacou, em sua fala, que a cultura é dinâmica e está sempre em atualização. 

“Esse processo de atualização é importante porque a memória e a identidade, assim como a história, são atualizações no contemporâneo vivido. Há sempre um processo de atualização e do encontro de mundo e culturas diferentes e importantes”, sublinhou Osório.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2022 às 17:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário