Iparque

Viabilizado pela Unesc, projeto de extensão da Via Rápida recebe recursos do Governo do Estado

Viabilizado pela Unesc, projeto de extensão da Via Rápida recebe recursos do Governo do Estado
Oficialização do repasse foi realizada na manhã desta sexta-feira em evento no Balneário Rincão (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, está com intensa agenda nesta sexta-feira (6/5) para a entrega de recursos para a região. Em visita ao Sul, Moisés iniciou a agenda no Balneário Rincão para oficialização de repasse para projeto executivo de extensão da Via Rápida Deputado Aristides Bolan, entre a BR-101 e o Balneário Rincão, executado pela Universidade e entregue no final do ano passado para prefeitos e lideranças empresariais. O valor viabilizado e entregue durante ato no Container Food Park, no Calçadão Central da cidade, é de R$ 684 mil.

A nova rodovia que está sendo planejada leva em conta uma possível extensão de 9,07 quilômetros, com custo estimado de pouco mais de cem milhões, incluindo todo o projeto de iluminação. “Participar desta conquista é uma grande satisfação enquanto Universidade Comunitária que tem como um de suas bandeiras contribuir com o desenvolvimento região como um todo. Fizemos esse projeto em tempo recorde e entregamos no final do ano passado. Agora está em análise e adequações no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e hoje recebemos a autorização para o repasse desse recurso que viabilizará implementações que precisamos fazer no projeto”, sublinhou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que acompanhou a cerimônia junto com o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), Renato Gaidzinski Bastos e do presidente do Diretório central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Vittor Teixeira.

Para a reitora, a ampliação da Via Rápida é absolutamente necessária para o desenvolvimento da região, para o turismo e para a economia. “É um projeto complexo, muito bem feito e que mudará de modo importante o acesso ao Rincão”, complementou. O projeto foi elaborado por técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Estão propostas no documento uma ponte sobre o Rio dos Porcos e cinco viadutos em cada via, totalizando 11 obras de arte. Pelo planejado, 80% do leito da futura rodovia passará pelo município de Içara, restando os demais 20% ao Balneário Rincão. O evento foi acompanhado por deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças locais e comunidade em geral. “Estamos muito felizes em colocar esses recursos tão importantes para a região. Eles fortalecem a economia, o emprego e a renda”, destacou o governador.

Em Criciúma, o governador assina ainda a ordem de serviço para implantação e pavimentação do Anel Viário de Criciúma, abertura de programa para Ampliação da Mina de Visitação Octávio Fontana, repasse de recursos para construção de pontes, pavimentação de vias e outros empreendimentos, entre eles outro projeto de grande relevância em parceria com a Unesc. Carlos Moisés ainda cumpre agenda em Forquilhinha e Siderópolis nesta sexta-feira (06/05).
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de maio de 2022 às 15:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário