PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

INSCRIÇÕES ABERTAS - 3ª EDIÇÃO: SIMPÓSIO DE MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE/CURSO DE INTRODUÇÃO À REOLOGIA

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e III Curso de Introdução à Reologia que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2022 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

 O III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade será gratuito e visa promover uma discussão de novas tecnologias e/ ou produtos desenvolvidos por CT&I nas áreas química, de mineração e de materiais (metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos e cimentícios) por meio de palestras e painéis nacionais e internacionais com profissionais de excelência em suas áreas de atuação.

Nesta edição, concomitante ao III Simpósio, também será realizado o III Curso de Introdução à Reologia, com metodologia teórico-prática, no qual serão abordados os conceitos básicos e aplicações tecnológicas ambientalmente amigáveis da ciência da Reologia e serão apresentados os métodos de determinação das propriedades reológicas dos fluidos. Será também fomentada a discussão de assuntos específicos relacionados às necessidades profissionais e de interesse dos participantes. O Curso de Introdução à Reologia, já na sua terceira edição, ocorre com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio de Madrid (ICV/CSIC), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN), da Universidade Federal do ABC (UFABC), do programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Empresa ReoTerm Instrumentos Científicos.

  As inscrições para o III Simpósio e para o Curso estão abertas no período de 26 de setembro a 16 de novembro de 2022 e serão realizadas somente no site (www.unesc.net/materiaisesustentabilidade), onde também pode ser conferida toda a programação. 

As inscrições para o III Curso de introdução à Reologia até dia 15/10 estão em lote promocional. A inscrição dará direito a participação no curso, material didático e coffee breaks.

É importante salientar que o número de vagas é limitado.

Outras informações podem ser obtidas no e-mail simposioppgcem@unesc.net

29 de setembro de 2022 às 20:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário