Design

Parceria entre Universidade e a empresa Comin Metalmobile proporciona experiência diferenciado a alunos do curso de Design

Parceria entre Universidade e a empresa Comin Metalmobile proporciona experiência diferenciado a alunos do curso de Design
Acadêmicos da 2ª fase foram desafiados a desenvolverem móveis para venda por e-commerce; atividade faz parte da metodologia proposta da Graduação Multi Mais imagens

Os acadêmicos da 2ª fase do curso de Design foram os responsáveis por projetos desenvolvidos em colaboração com a empresa Comin Metalmobile, de Criciúma. O tema escolhido foi o desenvolvimento de mesas metálicas, para uso no centro ou canto de uma sala, com  multifuncionalidades, para serem comercializados por e-commerce. A atividade projetual teve início neste segundo semestre, sob a coordenação do professor Haron Fabre, e foi finalizada na última sexta-feira (9/12). 

Durante este período, os acadêmicos realizaram uma visita às instalações da empresa para conhecer a capacidade produtiva. Depois foi a vez dos proprietários Nevton Natal Colombo, administrador, e Felipe Natal Colombo, engenheiro civil, ambos egressos da Unesc, visitarem o campus, para avaliar as ideias e propor alguns ajustes nas propostas apresentadas. Após os encontros os projetos saíram do papel e foram executados em escala real pelos próprios acadêmicos no Laboratório de Simulação de Modelos do Parque Científico e Tecnológico (IParque). No encerramento da disciplina, os modelos foram apresentados ao coordenador do Curso de Design João Rieth e agora serão encaminhados para a empresa para avaliação final.

“Foi uma experiência muito legal, porque tivemos a oportunidade de um contato direto com a empresa. Vimos o olhar da indústria, como são as demandas do público. Essa relação nos proporcionou uma interessante conexão entre a academia e o mercado de trabalho”, destacou a acadêmica Hellen Saturnino Vicente.

Segundo o professor Haron, a disciplina de Projeto de Design I, que faz parte da matriz da graduação multi do curso de Design da Unesc, neste semestre, mostrou a criatividade dos estudantes. “Dentro da proposta, os alunos utilizaram de metodologias de design, ferramentas e técnicas para chegarem ao desafio proposto. A empresa, em todo o tempo, esteve presente, dando assessoria necessária e validando as ideias. Este tipo de parceria entre a Universidade, é importante, pois os alunos conhecem a realidade de uma empresa, e desenvolvem o que o mercado necessita”, explicou.

O coordenador do curso, professor João Rieth, disse que essas atividades aproximam os alunos da realidade do mercado de trabalho. “Esta é uma grande chance de experimentar uma situação real e desenvolver projetos de móveis para o e-commerce A disciplina proporciona isso já coloca os acadêmicos a par das necessidades do mercado atual”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de dezembro de 2022 às 14:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário