Coordinación de Asuntos Internacionales

Ano de olhares voltados à Unesc

Na Alesc, o destaque pela Responsabilidade Social da Unesc

As virtudes que completam o DNA da Unesc têm se mostrado grandes diferenciais na conquista de bons resultados. Mais uma prova disso foi o destaque recebido na última semana, na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Em cerimônia especial no Legislativo Catarinense a Universidade foi contemplada não só pelo Certificação de Responsabilidade Social, mas também com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC 2019, estrelando, desta forma, entre as principais instituições do Estado.

Está é a nona edição da tradicional premiação, que tem entre seus objetivos reconhecer as organizações de Santa Catarina que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão, com o comprometimento social da empresa e da organização, dos dirigentes, empregados, servidores e voluntários, estimulando outras organizações a seguirem o mesmo caminho, tudo isso analisado em especial pelo Balanço Social da organização.

As certificações foram entregues para aproximadamente 90 instituições de todas as regiões do estado, divididas entre organizações sem fins lucrativos, categoria na qual a Universidade se enquadra, e empresas públicas ou privadas. Já o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, grata surpresa do evento para a Instituição, foi concedido para seis empresas privadas e a apenas duas organizações sem fins lucrativos, definidas por apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de Responsabilidade Social entre as participantes. Além da Unesc, recebeu o troféu na categoria a Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer).

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que recebeu pessoalmente a certificação e o troféu das mãos do deputado Rodrigo Minotto, o momento é de recompensa pelo trabalho coletivo realizado na Universidade. “Tivemos uma grata surpresa nesta noite. Estar entre os finalistas e receber a certificação por si só já era uma alegria, mas receber o troféu foi ainda mais satisfatório pela possibilidade de levar essa conquista para a nossa Universidade. Esse resultado é fruto de um empenho incessante e nos motiva a ir ainda mais além em tudo o que diz respeito à responsabilidade social”, apontou.

Critérios minuciosamente analisados

Entre os critérios analisados na categoria de organizações sem fins lucrativos na certificação estão a clareza da missão e visão, objetivos e metas, o planejamento estratégico e plano de ação, a inscrição em Conselhos e Órgãos, indicadores de desempenho, as práticas de reconhecimento, o desenvolvimento e capacitação profissional do público externo, parcerias e ações voltadas à preservação do meio ambiente.

A Comissão Mista que analisou os Balanços Sociais e apontou as instituições melhores colocadas diante dos critérios estabelecidos foi composta por representantes da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), da Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), do CIEE/SC (Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina), do CRC/SC (Conselho Regional de Contabilidade), da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), da Fecomércio SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina) da Fecontesc (Federação dos Contabilistas de Santa Catarina), da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) da OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina) e SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).

Mais uma premiação de peso para a conta: Universidade no GPTW

O fim de 2019 tem sido de gratas surpresas para a gestão da Unesc. Após meses de muita dedicação em torno de avaliações internas, diagnósticos e planejamento intenso para a Universidade dos próximos anos, os resultados mostram que no presente a Instituição já tem muito a comemorar, quiçá com o que conquistar como consequência de todo esse trabalho interno ao longo dos próximos anos. Mais uma evidência da excelência já obtida ao longo dos seus 51 anos de história é o destaque obtido no prêmio Great Place To Work (GPTW). A criteriosa pesquisa realizada em parceria entre o Grupo Hel e a NSC Comunicação colocou a Unesc como décima primeira colocada, na categoria empresas de médio porte. Ao todo a premiação foi entregue apenas 50 empresas espalhadas por todo o estado.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a premiação é resultado de um trabalho realizado com foco na qualidade do ambiente de trabalho e do investimento nas pessoas. “Quando assumi o desafio de fazer a gestão deste patrimônio intelectual que é a Unesc, coloquei como meta pactuada com o nosso time, que cuidaríamos das pessoas e faríamos da nossa Universidade um local onde elas pudessem construir seus projetos de felicidade, mais do que um emprego. Esses resultados atestam que estamos atingindo os objetivos propostos. Não há portanto, para um gestor, resultado melhor: pessoas contentes e orgulhosas do seu local de trabalho. Temos muito a avançar, mas já avançamos muito”, salienta a reitora.

As empresas premiadas são divididas em um ranking anual, com três categorias: pequenas empresas, (de 30 a 99 funcionários), médias (com até 999 colaboradores) e grandes empresas (que empregam a partir de mil funcionários).

Esta é a 8ª edição do ranking no Estado, realizado pela Consultoria GPTW. O resultado é obtido através de pesquisas internas junto aos colaboradores das empresas, onde são avaliados o ambiente de trabalho e nas estratégias de gestão de pessoas implantadas pelos gestores das empresas. Para participar da lista GPTW, as empresas precisam ter no mínimo 30 funcionários e ter CNPJ registrado em Santa Catarina.

RUF 2019: Unesc segue na frente em pesquisa e Internacionalização em Santa Catarina

A Unesc aparece novamente em destaque no Ranking Universitário Folha, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. Além de estar novamente posicionada entre as grandes universidades do país, a Unesc comemora os excelentes índices divulgados em quesitos fundamentais como pesquisa, internacionalização, mercado e inovação.

Conforme os dados divulgados anualmente pela Folha, a Unesc aparece em primeiro lugar em pesquisa em Santa Catarina entre as instituições não estatais, repetindo os anos de 2017 e 2018. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, avalia que os dados divulgados pelo RUF mostram mais uma vez a qualidade tanto dos cursos quanto dos demais itens pesquisados. Para ela um dos itens mais importantes foi na pesquisa feita na Universidade, que está entre as dez melhores do Brasil entre as não públicas. “No ranking brasileiro ficamos novamente muito bem colocados com relação à pesquisa. Nós subimos dez posições entre as não estatais, o que revela que melhoramos em muito as posições”, salientou.

O posicionamento em inovação e internacionalização também são destacados pela reitora. “Em âmbito nacional, no quesito inovação, nós ficamos muito bem na internacionalização e na inovação. E também na avaliação do mercado ficamos também muito bem avaliados em Santa Catarina”, analisa Luciane.

A Unesc possui sete programas de Mestrado, com 357 inscritos, e cinco de Doutorado, com 87 inscritos. Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, os números do RUF são reflexo dos investimentos em fomento em pesquisa e bolsa em pesquisa, que geram uma produção qualificada em termos de artigos científicos publicados, tanto no Brasil quanto no exterior, bem como pedidos de patentes, livros, entre outros. “O resultado reflete o forte investimento que aplicamos, tanto nos grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ, quanto na pesquisa fomentada dentro dos programas de pós-graduação, onde temos cinco Doutorados, sendo um deles com nota 6”, avalia Montedo.

Outro destaque para a Unesc está na internacionalização. De todas as 68 pesquisadas em Santa Catarina, estatais e não estatais, a Unesc ficou em segundo lugar. Entre as universidades não estatais o ranking coloca a Unesc na primeira posição, novamente, a exemplo dos anos de 2017 e 2018.

Para o coordenador do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Emilio Streck, um dos pilares da internacionalização está no volume de artigos publicados anualmente pelos pesquisadores da universidade. “Um dos diferenciais da Unesc está relacionado à publicação de artigos em revistas internacionais, que é um ponto muito positivo. Também temos uma participação em congressos científicos internacionais, que são fatores que nos levam a ter essa colocação”, avalia Streck.

A instituição mantém 52 acordos internacionais com universidades em 20 países. “Para 2020 vamos trabalhar ainda melhor o acolhimento aos alunos estrangeiros. Também vamos disponibilizar disciplinas em inglês e espanhol para cursos de graduação, a exemplo do que já acontece nos mestrados e doutorados”, destaca. A Unesc possui mais de 100 alunos estrangeiros inscritos nos cursos de Graduação.

Fundamental ao novo modelo de ensino no país, a inovação também é um dos pontos destacados na Unesc. Conformo o Ranking da Folha a inovação na Unesc se mantém entre as top do mercado, com a segunda colocação entre as não estatais em SC. Nos anos de 2017 e 2018 a Unesc também ficou na segunda colocação no Estado. “Na gestão da inovação, a Unesc conta com uma Agência de Inovação com equipe qualificada articulada com seus diversos órgãos e setores e um Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, que promove capacitações nas áreas de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual, licenciamento de produtos, elaboração de projetos para captação de recursos editais com foco na atividade inovadora, ponte com eventos e feiras ligados à área de atuação da empresa e a parceria com outros ecossistemas de inovação, através da rede catarinense de NITs, com a finalidade de promover a inovação e a realização de projetos conjuntos”, salienta o Diretor de Inovação da Unesc, Evânio Ramos Nicoleit.

Para apoiar ideias e startups, a Unesc possui uma Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios - Itec.in - no seu Parque Científico e Tecnológico (Iparque) que incentiva a criação e apoia empreendimentos inovadores oferecendo infraestrutura adequada com espaços, recursos tecnológicos e organizacionais compartilhados em um ambiente de cocriação favorável para conexões, apoio de gestão financeira, de exportação e ainda no desenvolvimento do negócio e suporte de programas de orientação e capacitação para a gestão dos empreendimentos inovadores.

O Ranking Universitário Folha avaliou 1967 universidades públicas e privadas de todo o país, analisando cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O ranking também avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. A pesquisa trabalha com dados nacionais e internacionais, de periódicos científicos, patentes, agências de fomento à ciência e pesquisas de opinião.

Consolidação: Universidade desponta entre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil em 2019

O que antes parecia distante se tornou realidade de uma forma ainda melhor que o sonhado: a Unesc foi reconhecida nacionalmente entre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Guia Você S/A. O ranking é formado a partir de rigorosa seleção feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que ao longo de todo o ano faz análises e visitas a fim de, através dos dados coletados, identificar as instituições que se destacam em cada segmento.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os dados obtidos através de uma pesquisa tão minuciosa aponta que o caminho escolhido pela gestão é adequado e certeiro. “Temos na Unesc um grande time. Estar na gestão desta Universidade e receber este retorno dos nossos colegas, de que estamos no caminho certo para a valorização das pessoas, me produz alegria, mas também gratidão. Nossa Unesc comunitária, compreendida por quase 1.500 colaboradores, merece estar entre as 150 melhores instituições para trabalhar no Brasil porque cada uma dessas pessoas, de fato, faz por merecer”, garante.

O grande evento que premiou oficialmente as empresas vencedoras foi realizado em São Paulo e recebeu aproximadamente 700 pessoas. Representando a Universidade estiveram no evento de premiação a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Marileia Maciel, acompanhada da consultora Luciane Briguente.

O sentimento de Marileia, conforme ela é de imensa satisfação pela validação de um propósito que é seguido todos os dias na Instituição. “É um grande orgulho receber esse prêmio em nome da Universidade. Nesta conquista foram levadas em consideração questões como planejamento, benefícios, valorização do trabalho, respeito e compartilhamento de informações, tudo isso ouvindo os próprios funcionários de forma confidencial. Estar entre as Melhores Empresas Para Trabalhar, portanto, comprova e externaliza um sentimento que existe, de fato, entre o grupo”, pontuou.

Processo de evolução

O foco da gestão da Universidade no Clima Organizacional teve um dos seus principais capítulos iniciados em 2018. Após uma série de reformulações internas na instituição, no fim deste ano foi lançado o projeto “Clima Mais Unesc”, pesquisa para o diagnóstico de pontos fortes e fracos que serviu como norteador para a elaboração de planos de ação para melhorias das questões levantadas.

De acordo com a chefe de gabinete Gisele Coelho Lopes, líder da ação, a ideia foi criar um programa que pudesse promover o engajamento dos colaboradores. “Formamos um grupo de lideranças, chamados de multiplicadores, que nos ajudaram a engajar o grande grupo na participação da pesquisa. Isso foi fundamental para que pudéssemos alcançar um número significativo no processo de captação de informações, o que foi precioso para que definíssemos as estratégias a seguir a partir disso”, relembrou.

Com o apoio de uma consultoria externa, após receber as respostas, compila-las, apresenta-las aos colaborares, identificando fortalezas e fraquezas dos processos, conforme Gisele, foi o momento de ousar e participar de pesquisas como a da Você S/A. “Acredito que foi uma decisão importante e ousada da nossa reitoria diante desses resultados obtidos e de uma busca constante pelo menor cenário possível. Abrimos nossas portas, nos inscrevemos e acreditamos que seria possível. Graças à confiança da nossa reitora, agora colhemos esse resultado positivo. Ele nos sinaliza que estamos no caminho certo, que as pessoas estão acreditando no projeto e acreditando que estamos em uma empresa de excelência”, apontou a chefe de gabinete.

Mayara Cardoso - Na Alesc, o destaque pela Responsabilidade Social da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de diciembre de 2019 às 15:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário