AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Desafios da pós-graduação são debatidos durante Aula Magna do Mestrado em Direito

Desafios da pós-graduação são debatidos durante Aula Magna do Mestrado em Direito
Professor doutor Felipe Chiarello foi o convidado do evento virtual que marcou o início das atividades de uma nova turma do PPGD (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As inquietações do docente, as questões disruptivas relacionadas ao ensino na atualidade e as diferenças entre gerações no processo de ensino e aprendizagem foram alguns dos assuntos levantados e refletidos na última semana, durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc. À frente do debate esteve o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Felipe Chiarello de Souza Pinto. O evento virtual contou com a participação de professores, mestrandos, alunos da nova turma e egressos do PPGD.

Durante a Aula Magna “Os Desafios da Pós-Graduação: Caminhos e Perspectivas”, o convidado contou suas experiências como pós-graduando e posteriormente, como professor, trouxe observações sobre o ensino de pós-graduação na área do Direito e refletiu sobre pontos como o período de atenção dos alunos durante as aulas. Chiarello citou um estudo feito por Harvard, apontando que o período de atenção da Geração Y, hiper conectada, é de 8 minutos.

Conforme o estudo, em uma aula meramente expositiva, o índice de aprendizagem é de 5%. Se tiver material de apoio e leitura prévia, pode chegar a 10%. Caso o professor utilize audiovisual e apresentações, o índice de aprendizagem chega a 30%. Ao separar a turma em grupos e praticar cases o índice gira entre 50% e 75% e se o aluno for monitor, alcança 80%. “O que surpreendeu é que eles colocaram eletrodos nos estudantes para avaliar como o cérebro se comportava e chegaram a conclusão de que basicamente, eles estavam em sala de aula mas era como se o cérebro não estivesse naquele local, não prestava atenção. O Brasil é o quarto país mais conectado do mundo, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos, o que faz levanta a necessidade de repensarmos a maneira de ensinar”, afirma.

O professor Felipe Chiarello de Souza Pinto é doutor em Direito e ainda professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador adjunto de programas acadêmicos da área de Direito da Capes e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Gestão universitária enfatiza a importância da pós-graduação

Representantes da gestão universitária da Unesc participaram do evento e ressaltaram a importância para a Instituição e para o desenvolvimento regional a existência de Programas de Pós-Graduação de excelência, como o PPGD. “Um programa como o PPGD da Unesc, gera conhecimento na área do Direito e dos Direitos Humanos e desenvolve competências voltadas ao comprometimento com a sociedade”, afirma o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, salientou a alegria de estar no evento com pós-graduandos e de ver profissionais empenhados em construir uma trajetória na pesquisa e na produção do conhecimento. “O Programa de Pós-Graduação em uma universidade comunitária significa que ela está reforçando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região e para a produção de conhecimento”.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, ressaltou a importância do evento. “O PPGD vêm demonstrando um desenvolvimento destacado por estar sempre trazendo temas modernos para debates e reforçando as redes de parceria. Só posso parabenizar a todos os professores e alunos”.

A Aula Magna faz parte de um rol de atividades desenvolvidas pelo PPGD ao longo dos quatro anos de existência. Neste período, foram quase 200 eventos científicos, além de publicações e inserções na comunidade – como quando o curso trabalhou o fortalecimento de lideranças comunitárias de 50 municípios brasileiros. O PPGD ainda se destaca pelos trabalhos em Grupos de Pesquisa e redes internacionais com outras instituições.

Homenagem

Durante a Aula Magna, um momento especial emocionou gestores, professores e estudantes que conviveram com o coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, falecido no fim de março.

“O professor João tocou muito as pessoas, na sua vida pessoal e profissional. Ele deixou um legado de transformação na vida das pessoas e esse legado vai ser levado adiante. Ele tinha uma ética inegociável e valores que são tão difíceis encontrar atualmente”, salientou o professor Gustavo Borges, que conduziu a homenagem.

O coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, lembrou que João Carlos era uma pessoa diferenciada. “Fica para todos a presença de seu exemplo e seu espírito grandioso. Perdemos um grande líder, que inspirou e continuará inspirando com a lembrança de sua cordialidade e dedicação”.

O coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, que conviveu 20 anos com o professor, sendo inclusive seu orientador no Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, contou que João Carlos foi um dos grandes entusiastas do Mestrado em Direito e incentivador da interlocução entre o curso de graduação em Direito e o PPGD. “Podemos honrar essa lembrança dele cuidando das pessoas que amamos e de nós mesmos”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2021 às 16:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário