Cartazes facilitam comunicação e beneficiam imigrantes em postos de saúde de Criciúma
O Programa de Residência Multiprofissional da Unesc participou de uma importante ação em prol dos imigrantes que vivem em Criciúma. Isso porque foi aliada da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma na disponibilização de cartazes informativos sobre o pré-natal, em diferentes idiomas, em todas as unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Criciúma. Os cartazes foram apresentados, na última quarta-feira (19), na prefeitura.
O projeto pretende facilitar a comunicação entre imigrantes e profissionais que atuam nos postos de saúde do município. Além da Língua Portuguesa, os materiais possuem informações impressas em inglês e francês.
De acordo com um dos coordenadores da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Fernandes Maffei, a iniciativa é do psicólogo e residente em Saúde Coletiva na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Pinheirinho, Rafael Zaneripe de Souza Nunes, que percebeu a grande quantidade de haitianos e ganeses que utilizam a estrutura. Com os cartazes, os pacientes poderão informar os sintomas, em seu idioma natal, e apontar a tradução na Língua Portuguesa, facilitando o trabalho dos profissionais.
“É muito importante oferecermos um serviço de qualidade para as pessoas que não nasceram no Brasil, a fim de que queremos qualificar cada vez mais os trabalhos prestados pelas UBS, para melhor atender os munícipios de Criciúma e toda a nossa comunidade”, afirma Maffei.
De acordo com o professor do Programa, Jacks Soratto, o objetivo da Residência é de propor mudanças no cenário de práticas no sistema de saúde. “São essas mudanças simples que colaboram e muito para o sistema. Não precisa ser uma ideia grande, mas que ela gere mudanças na prática do serviço”, coloca.
O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, também participou do encontro.
Programa de Residência Multiprofissional
O Programa de Residência Multiprofissional é uma parceria entre o município de Criciúma, Unesc e o Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde fornece os locais para atividades práticas e beneficia residentes com bolsas de estudos. Os contemplados são diplomados nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, que tem como missão construir, juntamente com as equipes das UBS, produtos e ações a serem desenvolvidas nos cenários de práticas.
Colaboração: Decom – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Criciúma
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
24 de junho de 2019 às 16:23
Newsletter
RSS