AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

8 profissões para sobreviver a crise

8 profissões para sobreviver a crise
Procura é por profissionais que aumentem resultados (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os tempos não estão fáceis. E com um cenário desses é fácil pensar em estagnar. Mas aí é que mora o perigo. Períodos assim também são (muito) propícios para o sucesso. Basta se mexer e fazer escolhas certas. Sim, o mercado tá cada vez mais exigente. E sim, é possível se tornar aquele profissional que todos querem: criativos, proativos e que percebam oportunidades mesmo em cenários atípicos.

A psicóloga, consultora e professora da Unesc Vera Lúcia Leal Crispim revela que as exigências e busca do mercado de recursos humanos por profissionais qualificados continua em alta mas que o problema continua sendo o mesmo: a falta de investimento em qualificação profissional. Segundo ela, muitas vagas são ocupadas, mas exigem um baixo nível de conhecimento, apenas para a execução de tarefas, com baixos salários e pouca perspectiva de crescimento. “As pessoas que investem no seu desenvolvimento são profissionais que têm vaga garantida no mercado de trabalho e os melhores salários”, afirma.

Ela comenta que os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho precisam se reinventar, já que as melhores vagas exigem planejamento, direcionamento, foco e estratégia. “Se você quer crescer na carreira aqui vai uma dica das competências mais exigidas pelo mercado: agilidade na tomada de decisão, foco em resultados, visão sistêmica, trabalho em equipe, flexibilidade”.

E além do conhecimento técnico, o mercado tem valorizado habilidades que são possíveis de ser desenvolvidas em paralelo com os estudos – várias delas você pode estudar no próprio curso e aprofundar buscando materiais além da sala de aula, como em cursos online, por exemplo.

Conforme levantamento da Revista Exame publicado no fim de 2016, as 10 habilidades mais apreciadas pelo mercado de trabalho são: estratégias de marketing; negociação de contratos; análise de dados e análise estatística; gerenciamento estratégico de projetos e planejamento estratégico; desenvolvimento de negócios; desenvolvimento para mobile; gerenciamento de riscos; conhecimento de Recursos Humanos; design de interface para usuários e forecasting (previsão).

Depois desses conselhos, é hora de dar uma olhadinha na lista que a gente preparou com as 8 carreiras que tendem a ser mais valorizadas durante a crise atual. Claro que pra isso, a gente contou com a ajuda da Exame e do Guia do Estudante Abril, que também adoram listas bacanas como essa que a gente montou.

1 – Gestor administrativo/financeiro
Formados em Administração, Gestão Financeira, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas fazem parte dos profissionais procurados pra estes cargos. Com um perfil multitarefa, este gestor lidera o departamento financeiro (tesouraria, controladoria, planejamento financeiro e contabilidade) e administrativo (compras, TI, RH e jurídico) de empresas de pequeno e médio portes.

2 – Direito
Principalmente os advogados especializados na área tributária são os mais requisitados por empresas pra consultoria. A procura também é grande por profissionais que dominam a área societária, de fusões e aquisições.

3 – Engenheiro ambiental
A preocupação com o meio ambiente tem crescido e as novas leis e fiscalizações exigem que as empresas cuidem de seus passivos ambientais. Por isso, os engenheiros ambientais e sanitários estão entre os profissionais requisitados pra avaliar questões como o tratamento de água e solo, controle de resíduos e gestão do ecossistema.

4 – Tecnologia da Informação
O mundo tá cada vez mais online e interligado. Assim, profissionais de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais, por exemplo, estão entre os procurados pra atender uma sociedade cada vez mais mobile. Sem contar que as vendas e relacionamento com clientes tem aumentado nas plataformas online e de e-commerce. Ah, e os aplicativos. Quem consegue viver sem eles?

5 – Biomédico
O colaborador na pesquisa sobre os microorganismos, o biomédico vai ter um papel cada vez maior em prol da sociedade. Especialmente na área de imunologia, já que cada vez mais a humanidade tem se deparado com novas epidemias.

6 – Farmácia
Cuidar da saúde é a ordem e as pessoas cada vez mais buscam uma vida melhor. Então, indústrias farmacêuticas, laboratórios de pesquisa avançada e produtos de beleza e higiene pessoal precisam, cada vez mais, de profissionais com essa formação.

7 – Professor
Sem professor não há profissional, não é mesmo? Assim, as Licenciaturas serão sempre uma boa aposta. E a carreira também se transforma na era digital. Além das salas de aula, o professor passa a atuar também na internet. Olha o Ensino a Distância aí gente!

8 – Profissionais que ajudam a envelhecer com saúde
A expectativa de vida aumentou e a preocupação com o envelhecimento de qualidade também segue o fluxo. Nesse sentido, os profissionais de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, por exemplo, entram para auxiliar as pessoas na busca pela saúde do corpo e da mente.

#EscolhaUnesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui pra conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de julho de 2017 às 10:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário