AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

De 26 a 30 de julho.

De 26 a 30 de julho.
Mais imagens

Ir direto para Apresentação, Público Alvo, Objetivos, Programação, Formulario de inscrição, Contato,

Apresentação

O curso visa capacitar e fornecer subsídios técnicos e pedagógicos à professores de diversas áreas, para atuarem como multiplicadores da educação ambiental, com ênfase em bacias hidrográficas.

Público-alvo

 Professores da rede municipal e estadual de municípios pertencentes às bacias hidrográficas dos rios Araranguá e Urussanga que já atuem na área de educação ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral
Capacitar educadores de diversas áreas dos municípios das bacias do Araranguá e Urussanga, a fim de atuar como multiplicadores da educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos.

Objetivos específicos
- Preparar educadores para estimular a comunidade a se engajar em ações educativas voltadas à gestão de recursos hídricos.
- Sensibilizar e motivar os educadores para a co-responsabilidade na gestão ambiental.
- Disponibilizar dados atualizados referentes aos municípios das bacias dos rios Araranguá e Urussanga.

Programação

Local: Centro de Treinamento de Araranguá (CETRAR), em Araranguá.

Planejamento - 1º dia
- O primeiro dia é para conhecermos nossos colegas de curso e o Projeto Piava Sul. Vamos ver algumas ações referentes à educação ambiental desenvolvidas nos municípios das bacias do Araranguá e Urussanga, e discutir o nosso papel de educador ambiental!

Planejamento – 2º dia
- Neste dia, vamos aprender o conceito de bacia hidrográfica e sobre a gestão integrada e participativa da água. Entender também as fases do ciclo hidrológico e reconhecer a importância da vegetação para manutenção da quantidade e qualidade da água na bacia!

Planejamento - 3º dia

- No terceiro dia, o educador vai conhecer a sócio-economia e a cultura associada ao modelo de desenvolvimento regional. Ele também irá entender os componentes físico-naturais da bacia e como a percepção influencia no processo de gestão. Além disso, aprenderá a elaborar um projeto de pesquisa!

Planejamento - 4º dia

- No quarto dia, se discutirá a importância dos espaços de participação e da ocupação destes espaços, com saída à campo para observação das condições ambientais de uma pequena bacia hidrográfica!

Planejamento - 5º dia

- No quinto dia será proposta metodologia para a identificação e superação de problemas ambientais. O educador será motivado para o desenvolvimento de EA nas comunidades escolares!

Formulário de inscrição

Leia o Edital de Inscrição e preencha a ficha de abaixo.

Inscreva-se aqui

 

Contato

Projeto Piava Sul – Unesc
Bloco J, sala 5
Telefone: (48) 3431.2523
E-mail: educadorpiavasul@unesc.net

26 a 30 de julho de 2010
Compartilhar