Colégio Unesc

Professora do Colégio Unesc compartilha experiências durante evento em São Paulo

Professora do Colégio Unesc compartilha experiências durante evento em São Paulo
Encontro ocorreu na cidade de São Paulo na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora Francine Nazário do Colégio Unesc esteve em São Paulo para participar do encontro e lançamento da plataforma Tecnologia em Ação (TECLA), iniciativa da organização Ação Educativa em parceria com a Fundação Mozilla para promoção de direitos digitais. Durante o encontro foram realizados muitos debates em torno da temática Práticas Pedagógicas Antirracistas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

O evento contou com a seleção de seis planos de ensino, e um deles foi da professora da instituição, que levou o tema "Influências africanas na música brasileira", atividade desenvolvida com as turmas das segundas séries do Ensino Médio.

Para Francine, é preciso trabalhar com práticas antirracistas a qualquer momento, não apenas em novembro. Dia 20 de novembro, de acordo com ela, é uma data importante para ser lembrada e estudada, mas há muito que ser feito para além disso. “Apresentar referências negras nas diversas áreas do conhecimento aos alunos e alunas, é um passo importante para construção de políticas antirracistas, é possível e interdisciplinar. É preciso propor aos estudantes grandes referências que ultrapassam o olhar e o conhecimento”, descreveu.

O processo de seleção foi realizado por uma comissão julgadora interdisciplinar de especialistas: Lucia Xavier (CRIOLA), Luzineide Borges (UESC), Silvana Bahia (PretaLab) e Glenda Dantas (Conexão Malunga).

Além da publicação da cartilha com os planos de aula, as cinco professoras e um professor foram convidados para uma atividade presencial na sede da Ação Educativa em São Paulo com objetivo de realizar uma roda de conversa sobre experiências pedagógicas e os desafios em promover a educação antirracista sobre tecnologias digitais.

Encontro

Pela manhã foi realizada a Caminhada São Paulo Negra, com o Guilherme Soares Dias e o Heitor Salatiel do Guia Negro. Já no final da tarde, foi realizada uma roda de conversa para compartilhamentos sobre os planos de aula selecionados a partir da temática “Diálogos sobre Educação, Justiça Racial e Direitos Digitais” com participação de Sil Bahia (Olabi - PretaLab), Glenda Dantas (Rede Negra/UFBA), Turmalina (Perifacon) e mediação do Tarcizio Silva (Ação Educativa).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 21:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário