Departamento de Desenvolvimento Humano

Prograd e DDH dão boas-vindas aos novos professores

Prograd e DDH dão boas-vindas aos novos professores
Docentes conheceram melhor a Unesc e seus colegas (Fotos: Milena Nandi/Mayra Lima) Mais imagens

As aulas do primeiro semestre de 2015 iniciam só em 23 de fevereiro, mas os professores da Unesc já estão se preparando para receber os estudantes. Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/2), a Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação) e o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) realizaram a Integração dos Novos Docentes, recepção aos novos integrantes da Universidade que ocorre a cada semestre.

Nesta quarta-feira, a partir das 18h30, no Laboratório de Metodologias Ativas, no Bloco XXI-B, os novos professores participam do minicurso “O ser e o fazer da docência no Ensino Superior”, com as professoras Almerinda Bianca Bez Batti Dias e Maria Aparecida Mello.

As boas-vindas iniciaram na noite de terça-feira, com dinâmicas realizadas pelo coordenador do Programa Ânima, João Batanolli, que permitiram aos professores se apresentarem, conhecerem um pouco mais de seus novos colegas e falar sobre suas expectativas. “Sejam todos muito bem-vindos à Instituição e contem conosco para desenvolver um belo trabalho. Ser professor é uma tarefa muito importante e que exige responsabilidade. Nós formamos profissionais e cidadãos e precisamos, além de ensinar, dar exemplo”, comenta a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, lembrou que a Universidade trabalha de “portas abertas” para toda a comunidade e que os novos professores podem aproveitar oportunidades de capacitação em pesquisa e extensão oferecidos. “Trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão unidos. Aproveitem esta sala de aula enriquecida para possibilitar a melhor formação para os nossos estudantes”.

A pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, lembrou que cada profissional é importante no processo de ensino. “Cada um de nós é essencial para a formação acadêmica. Seja professor ou funcionário, todos colaboram para que o objetivo final, que é de formar ótimos profissionais e cidadãos seja alcançado. Esperamos que vocês também se apaixonem pela instituição como quem trabalha aqui já se apaixonou”.

A coordenadora de Ensino da UNA CET (nidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Marta De Souza Hoffman, e o coordenador de Ensino da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Willians Longen, também participaram da integração.

Após as boas-vindas, os novos docentes participaram da oficina “Competências Técnicas”, com as professoras Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Elisa Netto Zanette e Graziela Giacomazzo, e a colaboradora do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Telma Scussel.

Os recém-chegados à Instituição também vão participar da Formação Continuada, promovida pela Prograd dia 18 de fevereiro.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 11 de fevereiro de 2015 às 20:24
Compartilhar Comente

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum

Criação de núcleo para estudo de Plano Diretor Sustentável do Campus é sugerido em fórum
Zeca Virtuoso Mais imagens

A instalação de um núcleo interdisciplinar, composto por membros das várias áreas de conhecimento, vai ser sugerido à Reitoria para a elaboração do Plano Diretor Sustentável do Campus. A proposição vai integrar um documento  a ser entregue ao reitor Gildo Volpato pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humano, como resultado do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável, realizado nesta sexta-feira na Unesc. O encerramento contou com a participação de Volpato, que destacou a importância da iniciativa como um elemento fundamental ao fortalecimento da missão institucional e o início de um processo para a sustentabilidade socioambiental da Universidade.

A programação do evento foi desenvolvida nos três períodos, no auditório Ruy Hülse, reunindo professores, acadêmicos e funcionário em torno do tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. Pela manhã, a discussão central enfatizou os conceitos de desenvolvimento sustentável e ecodesenvolvimento, sendo este último apontado como o mais abrangente, por incluir desenvolvimento com ética, para além dos interesses meramente econômicos.

Desdobramentos

No período da tarde foram discutidos cinco temáticas – Projetos Arquitetônicos, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental), Humanização, Arborização e Saneamento. Assim, foi possível a configuração de um panorama atual dos principais problemas do campus. À noite, foi apresentado um resumo dos dois primeiros momentos, com discussão posterior e outras sugestões complementares.

 

Confira a programação geral, com temáticas e expositores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 30 de outubro de 2009 às 22:01
Compartilhar Comente

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus

Unesc promove 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus
Mais imagens

Professores, funcionários e acadêmicos da Unesc participam sexta-feira (30/10) do 1º Fórum do Plano Diretor Sustentável do Campus. O evento vai ser realizado no auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas, tendo como tema “O papel da Unesc na promoção do Ecodesenvolvimento - Avaliação interna e perspectivas futuras”. A iniciativa é da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão vinculado à Reitoria.

Prevista para os períodos da manhã, tarde e noite, a programação deverá contemplar três momentos, iniciando com o debate conceitual sobre ecodesenvolvimento, no período da manhã. À tarde entram em pauta temas específicos relativos ao campus – Projetos Arquitetônicos, Humanização, Arborização, PEGA (Programa de Educação e Gestão Ambiental) e Saneamento. A avaliação do evento e encaminhamentos ficam para a noite.

 

Princípios socioambientais


O fórum, conforme o presidente da comissão, professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, "representa um espaço aberto para o debate, contribuições e ações no sentido de que a Universidade possa cumprir sua missão, no âmbito de seus espaços internos, de maneira a fortalecer os seus princípios socioambientais e de busca permanente da qualidade do ambiente de vida".

Programação do evento.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Zeca Virtuoso:zeca@unesc.net 28 de outubro de 2009 às 16:24
Compartilhar Comente (1)