PPGD -Programa de Posgrado en Derecho

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de enero de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de octubre de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julio de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

Políticas públicas complementares de acesso à justiça é tema de Aula Magna do Mestrado em Direito da Unesc

Políticas públicas complementares de acesso à justiça é tema de Aula Magna do Mestrado em Direito da Unesc
Mais imagens

O conflito, o acesso à justiça no Brasil nos tempos atuais, e as políticas públicas voltadas ao acesso à justiça foram abordados na palestra da professora doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-doutora pela Università degli Studi di Roma, Fabiana Marion Spengler, durante Aula Magna do Mestrado em Direito da Unesc. 

O encontro virtual ocorreu na manhã desta segunda-feira (13/03) e contou com a participação de professores e mestrandos, que dialogaram acerca do tema “Políticas públicas complementares de acesso à justiça”. Já a mediação foi realizada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) Ismael Francisco de Souza.

Durante a aula, a convidada contou suas experiências, trouxe observações sobre o ensino de pós-graduação na área do Direito e refletiu sobre pontos importantes da área, como a estrutura do poder judiciário, os números de processos, e o pensar na solução de conflitos, por exemplo. 

Fabiana ainda destacou outro tema relevante, como o estado de crise que vive o judiciário pelo alto volume de processos e a mediação como meio alternativo para resolução dos conflitos. Ao final do encontro, os participantes fizeram indagações e refletiram, junto com a convidada, sobre o tema proposto. 

O coordenador adjunto do mestrado em Direito, professor Reginaldo de Souza Vieira também participou do debate, bem como a coordenadora do curso de Direito, Márcia Piazza.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de marzo de 2023 às 09:15
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de noviembre de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente