Educação Física

Projeto Saúde nos Parques será iniciado na próxima segunda-feira

Projeto Saúde nos Parques será iniciado na próxima segunda-feira
Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPES) da Universidade, em parceria com a Secretaria de Saúde de Criciúma, irão iniciar na próxima segunda-feira (16/10) o projeto Saúde nos Parques. O intuito é promover ações envolvendo os frequentadores dos parques Altair Guidi, Imigrantes e Parque das Nações e a comunidade em geral.

O projeto ocorrerá das 7h às 10h e das 17h às 20h todas as segundas, quartas e sextas-feiras, e as atividades iniciais contemplarão grupos de caminhada, corrida e exercícios funcionais. Para participar, os interessados deverão comparecer aos locais nos dias e horários estabelecidos, realizar suas inscrições e terão à disposição todos os recursos necessários, incluindo exames de sangue, avaliação do estado de saúde, análise da composição corporal e demais serviços, todos gratuitos.

“Este projeto representará uma significativa iniciativa de integrar a Extensão ao currículo do curso de Educação Física, envolvendo ativamente os estudantes em diversas disciplinas, incluindo avaliação física, prescrição de exercícios e outras áreas relevantes, para que eles participem de ações práticas junto à comunidade”, disse o professor do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, um dos coordenadores do projeto e pesquisador do GEPPES.

“Esperamos que este projeto possa efetivamente contribuir para a redução dos índices de inatividade física e sedentarismo na população, promovendo, assim, um estilo de vida mais saudável e ativo para todos”, complementou o professor pesquisador Ricardo Teixeira Quinaud, que também coordena o projeto Saúde nos Parques.

A definição do cronograma de atividades ocorreu na última semana durante reunião com representantes do Governo Municipal, gerentes de saúde e agentes de saúde. O encontro ocorreu na Unesc. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de outubro de 2023 às 15:45
Compartilhar Comente

11° Desafio 24 horas de natação Unesc está chegando

11° Desafio 24 horas de natação Unesc está chegando
Mais imagens

A piscina do Complexo Esportivo da Unesc vai estar movimentada nos dias 21 e 22 de outubro quando ocorrerá a 11ª edição do Desafio 24 Horas de Natação, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA) em conjunto com o curso de Educação Física da Universidade. Interessados podem se inscrever até o dia 11 de outubro para o evento.

Diferenciando-se de anos anteriores, a equipe organizadora escolheu um modelo híbrido para esta edição, que combina a promoção da saúde com o estímulo ao rendimento esportivo. A cerimônia de abertura está programada para as 9h15, logo após a partida da primeira bateria, e cada equipe deve ter, no mínimo, dois integrantes presentes.

“Teremos duas categorias: a Categoria Saúde, destinada àqueles que praticam a natação visando o bem-estar, e a Categoria Elite, voltada para aqueles que veem a natação como uma competição esportiva. As regras são simples e definidas com base na distância percorrida: até 5.975 metros, você estará na Categoria Saúde, enquanto a Categoria Elite começa a partir de 6.000 metros”, explica o professor Luciano Acordi, idealizador do 24h de Natação.

Este evento, conforme ele, é aberto a acadêmicos, idosos, adultos dos projetos de Extensão da Universidade, bem como membros da sociedade em geral. “Além disso, estamos ansiosos para receber clubes, academias, guarda-vidas civis e os corpos de bombeiros da região. Nadadores iniciantes, intermediários e avançados terão a oportunidade de mergulhar na piscina da Universidade em forma de revezamento”, completa.

O Desafio 24 Horas de Natação é um evento que combina tanto o aspecto coletivo quanto o individual. “Cada nadador contribui com uma hora de natação, duas vezes, dentro das 24 horas do desafio. Os resultados são calculados com base na distância total percorrida, tanto no nível individual quanto por equipe, que é composta por 12 nadadores. Este é um evento participativo no qual todos os que completarem o desafio receberão medalhas. Aqui, a superação é uma jornada pessoal, mas o resultado é um esforço conjunto”, enfatiza o educador.

Toda a organização e arbitragem serão realizadas por acadêmicos de diversos cursos da Universidade, promovendo a Extensão e o Ensino na Universidade em conjunto com a prática.

Inscrição

Para fazer a inscrição ou obter mais informações basta entrar em contato com Vitória pelo telefone (51) 99971-0412 e solicitar o regulamento. 

O evento ainda tem caráter social e cada nadador deverá entregar 1kg de alimento não perecível (exceto sal) no dia de prova. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Bairro da Juventude e à Associação Feminina de Assistência Social (Afasc). 

O valor arrecadado com as inscrições será destinado aos acadêmicos de iniciação científica, bolsistas do GPEAA, a fim de custear as despesas de eventos e congressos científicos.

O Desafio 24 Horas de Natação conta com apoio da Atlética Brutamontes, do Centro Acadêmico José Antônio Carrilho, da Doce Pão, da Dunnis Cantina, da Ideal Comunicação Visual, da Costa Serviços Contábeis, da 2H Imóveis, da PratiKa Negócios e da Concretur Construtora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2023 às 16:31
Compartilhar Comente

Acadêmicos exploram Santo Amaro da Imperatriz em experiência educativa e radical

Acadêmicos exploram Santo Amaro da Imperatriz em experiência educativa e radical
Mais imagens

Os acadêmicos das disciplinas de Atividades na Natureza (habilitação Bacharelado) e de Esportes Radicais (habilitação Licenciatura) do curso de Educação Física da Unesc tiveram a oportunidade de participar de uma emocionante jornada de rafting na região de Santo Amaro da Imperatriz, no último sábado (30/09).

A atividade, conforme o professor Romulo Luiz da Graça, já é uma tradição há alguns semestres e desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

“Nessa atividade, os acadêmicos vivenciam conceitos, como risco controlado e segurança, além das sensações e emoções que só esse tipo de ação proporciona”, disse.

Conforme Graça, durante a jornada, os acadêmicos não se limitaram apenas ao rafting. Eles também tiveram a oportunidade de explorar outras atividades emocionantes, como cavalgadas, canoagem e stand up em uma lagoa localizada na sede da empresa parceira. 

“A combinação de aprendizado teórico em sala de aula com a experiência prática de atividades ao ar livre desempenha um papel essencial na formação dos futuros profissionais de Educação Física. Essas vivências não apenas fortalecem o entendimento dos conceitos abordados em sala de aula, mas também incentivam o trabalho em equipe, a superação de desafios e a apreciação da natureza e do ambiente ao redor”, completa o docente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2023 às 09:24
Compartilhar Comente

Crianças e adolescentes com asma poderão receber tratamento no campus da Unesc

Crianças e adolescentes com asma poderão receber tratamento no campus da Unesc
O projeto prevê a necessidade de inscrição e podem ser contemplados participantes entre seis e dezoito anos Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2023 às 16:45
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física promove palestra para os professores do projeto Tigrinhos

Curso de Educação Física promove palestra para os professores do projeto Tigrinhos
Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc proporcionará uma oportunidade para os professores do projeto Tigrinhos e acadêmicos da área com o palestrante Pedro Smania. Ele estará presente para compartilhar seus conhecimentos, a partir das 8h30 deste sábado (19/08), na sala 11 do Complexo Esportivo, na Universidade.

O tema a ser abordado será “O perfil dos atletas de futebol que os grandes clubes buscam”. Smania proporcionará insights e informações atualizadas sobre como aprimorar as habilidades e competências dos educadores físicos.

“A participação nessa palestra não apenas oferecerá uma visão mais ampla e detalhada do campo da Educação Física, mas também permitirá que absorvam as valiosas experiências e insights de um profissional tão experiente e bem-sucedido como ele”, comentou o professor Tiago Silveira, um dos organizadores do evento. 

A entrada para a palestra é gratuita e aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia.

Mais de duas mil crianças e adolescentes das 21 cidades integram o Projeto Tigrinhos, realizado por meio da parceria entre o Criciúma E.C. e a Unesc. O incentivo ao esporte está no DNA da Universidade e integra as grandes bandeiras de atuação da Instituição. O projeto Tigrinhos foi criado em 2010 e já atendeu, ao todo, mais de 35 Prefeituras da região.

Sobre o palestrante

Pedro Smania está atualmente cursando mestrado em Saúde Coletiva na Unesc. Além disso, possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício e é também especialista em treinamento desportivo. Possui qualificação em gestão de futebol pela CBF Academy e faz parte da coordenação técnica de base da CBF Academy. Também já foi coordenador das categorias de base do São Paulo Futebol Clube.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2023 às 16:08
Compartilhar Comente