Educação Física

O ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida

O ensino, a pesquisa e a extensão para a melhoria da qualidade de vida
Aulas do curso de educação Física ocorrem nos períodos matutino e noturno em espaços amplos, aliando teoria e prática (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Ana Luísa Goulart tem 23 anos e muitos sonhos. Formada em Educação Física – Licenciatura ela viu na Unesc a oportunidade de múltiplas experiências. A moradora do bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, que achava que isso parecia distante, já soma essa graduação e muitas outras conquistas na sua bagagem. A jovem é um dos inúmeros exemplos de profissionais que encontraram a realização profissional por meio da formação do curso de Educação Física da Unesc.

“Minha oportunidade iniciou na habilitação em Licenciatura. Durante a graduação, participei de programas que me trouxeram grande bagagem de conhecimento, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Durante o percurso, tive uma grande motivação dos professores, o que foi muito importante para a continuidade dos meus estudos”, disse.

Alunas como Ana encontram no curso de Educação Física da Unesc diferentes oportunidades de carreira. Conforme o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias, o profissional de Educação Física habilitado em Bacharelado tem sido valorizado em todas as áreas de atuação com uma projeção de aumento dos campos de trabalhos. “Esse aumento é significativo tendo em vista as mudanças no modo de vida da sociedade, que compreende cada vez mais a importância de ser fisicamente ativo e o papel do profissional educador físico neste contexto”, comenta.

Os habilitados em Licenciatura, de acordo com Joni, da mesma forma encontram espaço no mercado, nesse caso como professores da disciplina em escolas públicas e privadas, além das oportunidades de atividades ofertadas em contraturno.

Mudança de realidades

Quem também é apaixonada pela área e não perdeu as oportunidades que a Unesc oferece foi a acadêmica Ohana Souza dos Santos. Ela está na 4ª fase do curso - habilitação em Bacharelado e foi contemplada com a Bolsa do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), programa de concessão de Bolsas de Estudo, da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, previsto no Art. 171 da Constituição Estadual.

Na caminhada de estudos, Ohana a aprimora ainda mais seus conhecimentos por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS). O grupo, que atende a população com idade entre 18 e 50 anos, tem o objetivo de avaliar a contribuição do exercício físico aeróbio, resistido e combinado na diminuição do peso corporal de pessoas adultas com sobrepeso e obesidade.

O programa é gratuito e realizado no complexo esportivo do curso de Educação Física da Unesc, sendo uma das formas de aliar teoria e prática em prol da comunidade.  “Essa é minha segunda graduação. Estar na Unesc representa o futuro. É uma oportunidade de alavancar minha carreira profissional e pessoal, pois é uma Universidade conceituada”, comenta Ohana.

Diferenciais

Entre os diferenciais da graduação em Educação Física na Unesc está a unificação das duas habilitações: Licenciatura e Bacharelado. A partir de 2022 o acadêmico inicia uma trajetória formativa unificada até a quarta fase, sendo que, no quinto semestre, poderá optar por seguir com a formação nas duas vertentes no mesmo tempo de curso. “Montamos uma matriz que permitirá que o estudante esteja cursando as duas habilitações ao mesmo tempo e finalize a graduação com ainda mais possibilidades de atuação, tanto em sala de aula quanto em academias, clubes, clínicas, como pesquisador ou outras funções”, explicou. A graduação tem formação em oito semestres e conta com turmas com aulas pela manhã ou à noite.

Ainda entre os diferenciais do curso na Unesc está a estrutura ofertada pela Universidade, algo que envolve espaço físico, equipamentos, qualidade técnica de professores e o contato com a realidade da profissão desde a primeira fase por meio do projeto Graduação Multi.

De acordo com o coordenador do curso, a qualidade da graduação se reverte na alta taxa de empregabilidade no curso de bacharelado, nas diversas áreas de atuação, além do alto índice de aprovação nos concursos para professor. “Nos últimos concursos, os índices chegaram a 90% de aprovados da Unesc”, comenta orgulhoso, acrescentando ainda a possibilidade de o acadêmico cursar as disciplinas durante os períodos da manhã ou da noite, fato que colabora para a organização da dinâmica de trabalho de forma paralela aos estudos.

Parcerias

Para ofertar o ensino de qualidade e promissor, o curso também conta com diferentes parcerias. Elas representam oportunidades de o acadêmico atuar durante a sua graduação como estagiário em diversos projetos que a Universidade desenvolve, como o Projeto de Iniciação Desportiva (PIDE) da Fundação catarinense de Esporte (Fesporte), o projeto Tigrinhos, entre outros, assim como as parcerias com outras entidades esportivas, Fundações Municipais de Esportes, academias e outros.

Bolsas de estudo com descontos de até 100%

Interessados em conhecer mais sobre as oportunidades de ingresso e bolsas podem entrar em contato com a Universidade pelo Whatsapp no número (48) 99915-0433. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.

A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

Entre os programas disponíveis para ingresso imediato estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de agosto de 2022 às 15:08
Compartilhar Comente

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças

Em reunião com gestores, reitoria da Unesc avalia início do semestre e anuncia mudanças
Mais imagens

Análise da primeira semana de aula e o anúncio de mudanças na instituição pautaram a reunião entre a reitoria da Unesc e os gestores do ensino, realizada na tarde desta sexta-feira (05/08), no auditório Edson Rodrigues.

Entre os temas abordados, destaque para o Programa de Equidade Racial da Universidade e os detalhes da reestruturação administrativa da gestão superior. Os coordenadores de cursos também puderam dialogar sobre a recepção de calouros, as novidades do UniEdu, acompanhar os indicadores de matrículas, além das novas possibilidades de bolsas de estudo e descontos.

Programa de Equidade Racial

Na primeira edição do Programa de Equidade Racial da Unesc serão oferecidas 255 bolsas de estudos de 50% e 100% a estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, ingressantes em 2022/2. As matrículas seguem até o dia 15 de agosto. Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

O programa assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. O assunto será ampliado para as comunidades interna e externa na próxima semana.

Reestruturação administrativa

Os gestores da Unesc também conheceram a proposta de reforma administrativa que foi aprovada nas últimas semanas nos Conselho Superior Universitário (Consu) e Conselho Superior de Administração (CSA).

A nova estrutura prevê a extinção da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que darão lugar a três novas estruturas: a Pró-reitoria de Ensino (Proen), a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex) e a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf), que contarão ainda com diretorias e gerências.

Novas funções

A reunião também marcou o anúncio da mudança de projetos da professora Indianara Reynaud Toreti, que deixa a Pró-reitora Acadêmica e passa a assumir outras atividades na Universidade.

Outra alteração é registrada no Colégio Unesc. Giselle dos Passos Vieira deixa a direção, assumindo em seu lugar, de forma interina, a atual coordenadora do Ensino Fundamental, Mainara Figueiredo Cascaes.

“Agradecemos de forma especial à Indianara e à Giselle que cumpriram as suas funções com excelência e deixaram as suas marcas em nossa Universidade. Desejamos todo o sucesso e felicidade nas suas novas atribuições”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 20:11
Compartilhar Comente

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc

Formados comemoram conquista com familiares e amigos em solenidade emocionante na Unesc
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (04/08), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

“Toda batalha vale a pena quando nós aproveitamos cada segundo do nosso percurso. Até quando as coisas parecem impossíveis, a vida nos surpreende em cada milagre que acontece em cada dia”. O depoimento reflexivo é da formada do curso de Pedagogia da Unesc, Beatriz Sônego Zanette, que concluiu na noite desta quinta-feira (04/08) um de seus sonhos: a segunda graduação. A solenidade ocorreu na Unesc e, além dela, outros 55 jovens também receberam com orgulho o tão sonhado canudo. A noite também marcou a conclusão da acadêmica de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, História e Letras e foi presidida pelo coordenador dos cursos da área de conhecimento de Humanidades, Ciências e Educação e coordenador adjunto do curso de História, Ismael Gonçalves Alves.

Beatriz tem 26 anos e já conquistou muita coisa, mas para chegar até aqui teve que enfrentar muitos obstáculos. Sua primeira barreira foi aos oito meses de idade. Mesmo tão nova foi diagnosticada com encefalite herpética, o que causou danos em sua coordenação física e motora, fazendo com que não desenvolvesse a fala. Os médicos chegaram a dizer que ela teria apenas 2% de chances de sobrevivência. Mas, diante de todas as circunstâncias, ela não desistiu e foi em busca de seus objetivos. Hoje, conta, com orgulho, todo o seu crescimento profissional e pessoal.

Comunicando-se via redes sociais, por meio de programas de voz e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), ela ressalta que a formatura representa mais uma conquista em sua vida. Ainda quando pequena iniciou seus estudos no Colégio Unesc e nos corredores sabia onde queria chegar. Como primeira graduação, fez o curso de Letras. A paixão pela leitura e pela escrita ganharam força e por ser determinada, não poupou esforços para alcançar mais um objetivo. No seu calendário de atividades, lá estava a vontade de escrever um livro. E assim o fez.

Dedicou-se, estudou muito para que tudo saísse da melhor maneira. Torcedora do Tigre ela transformou sua imaginação no livro “O Diário de Uma Torcedora”. A publicação da obra, considerada por ela como uma de suas melhores conquistas, foi lançado em outubro de 2016, o que foi uma surpresa até para os pais, pois tudo foi planejado como surpresa até para eles. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. A lista de prioridades já contava com o segundo livro.  “Aventurando-se no Mundo Fantástico de Era Uma Vez” será lançado nos próximos meses.

“O segundo exemplar possui 17 contos infanto-juvenis baseados em curtas metragens. Estou ansiosa para lançar”, conta.

Acolhimento

Nos oito anos dedicados aos estudos, conforme Beatriz, ela não só aprendeu, mas ensinou e se superou a cada dia. “Vivi dias inesquecíveis e momentos desafiadores. Me tornei uma pessoa mais capaz, uma pessoa que tem a consciência da importância de batalhar pelos nossos objetivos, propósitos e sonhos e isso quero passar para as pessoas, encorajá-las a seguir sempre em frente, principalmente nos dias mais difíceis”, relata.

A moradora do Bairro Comerciário, de Criciúma, disse que encontrou na Unesc muito acolhimento para seguir em frente e já adiantou que quer atuar como profissional nas escolas da região. “Aqui sempre tive auxílio e nunca encontrei dificuldades, desde o Colégio Unesc. Me vejo trabalhando em uma escola, sendo uma escritora muito famosa e sendo muito feliz”, finaliza.

Dedicação

Os obstáculos e as conquistas mencionadas por Beatriz também foram elencados pela oradora da turma, Caroline Venceslau Floriano. Em seu discurso, ela destacou os avanços e a ajuda primordial dos pais, familiares e professores durante a jornada.  “Iniciaremos um novo capítulo, só que agora nossa mala já está um pouco mais pesada. Carregamos na bagagem novos ensinamentos, experiências, vivências, histórias, valores, novas vontades e desejos. Seja licenciados ou como bacharéis, teremos a oportunidade de tentar fazer da vida de outras pessoas um pouquinho melhor”, descreve.

Caroline ainda mencionou um dos discursos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama que dizia que “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo. Apegue-se à esperança que o trouxe aqui hoje [...]”.

O orgulho em formar pessoas que ocuparão diferentes espaços a partir de princípios da instituição, como a democracia, a justiça social, a liberdade e o respeito a diversidade foi destacado pelo paraninfo dos graduados e graduadas, professor Ismael Gonçalves Alves, coordenador dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação. 

“Uma Universidade Comunitária é assim, comprometida com a justiça social nos seus mais diferentes níveis, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Profissionais que a Unesc tem muito orgulho de formar. Gostaria que vocês saíssem daqui com a mesma energia de quando entraram, com os sonhos trazidos e com a vontade de ser cultivada. É importante que saibam que toda a experiência que trouxeram na bagagem permanece viva no interior de cada um, só que agora rearticuladas com as experiências vivenciadas ao longo dos mais distintos processos formativos que vivenciaram”, destaca.

O professor ainda enfatizou a importância do olhar diverso, plural e múltiplo. “Respeitem e incluam a cada um dos sujeitos que cruzarem as suas vidas. Tenham compromisso ético com a humanidade, construindo espaços de trabalho e de sociabilidades inclusivos e acolhedores”, solicita. Professores também foram homenageados durante a cerimônia.

Confira as fotos aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2022 às 10:40
Compartilhar Comente