Educação Física

Acadêmico de Educação Física da Unesc é campeão com a seleção brasileira júnior de Handebol

Acadêmico de Educação Física da Unesc é campeão com a seleção brasileira júnior de Handebol
João Vitor Rosso esteve no elenco da seleção campeã do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, realizado em Buenos Aires (Foto: Divulgação/Handball SCA) Mais imagens

O acadêmico da 6ª fase de Educação Física da Unesc, João Vitor Rosso, fez parte do elenco da seleção brasileira júnior de Handebol, campeã do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, realizado em Buenos Aires, na Argentina. No último sábado (12/11), a equipe brasileira venceu os donos da casa pelo placar de 27 a 25 e garantiu a classificação para o mundial da categoria, que será realizado na Alemanha e Grécia entre junho e julho de 2023.

Esta foi a primeira convocação do aluno para a seleção júnior, que conta com jovens de até 21 anos, mas o acadêmico já havia participado de fases de treinamento com a seleção sub-16 em 2017 e 2018. Em todo o torneio, João Vitor marcou quatro gols para a seleção brasileira, incluindo um na final contra a Argentina.

O acadêmico, que pratica o esporte desde os 11 anos, se diz alegre com a oportunidade de honrar a camisa da seleção em um torneio oficial. “É uma sensação única, de muita felicidade e também de dever cumprido, mas com o objetivo de alcançar novas conquistas”, afirma o estudante, que destaca o papel da Universidade nessa conquista. “O auxílio dos professores da Unesc foi muito importante, assim como a flexibilização que a Instituição permitiu, devido às ausências por conta das competições”, completa.

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, também destaca a importância e o orgulho da Universidade em ter um aluno convocado para a seleção brasileira. “Ficamos muito felizes com a convocação, pois a Unesc é parceira deste projeto maravilhoso do Handebol masculino, inclusive, assim como em outros esportes, concedendo bolsas de estudos”, afirma o professor, que comenta sobre como é ter um aluno com experiências de seleção na sala de aula.

“Ter o João como acadêmico do curso de Educação Física é importante para o compartilhamento de suas experiências no âmbito internacional com os demais estudantes, qualificando as discussões em nossas aulas”, continua. “Estamos sempre na torcida para todos os alunos que representam nossas seleções, e neste ano tivemos vários atletas convocados, o que representa a importância destas parcerias com o esporte da nossa cidade.

Na primeira fase do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, o Brasil derrotou a Costa Rica por 40–16, o Paraguai por 36–13 e o Uruguai por 32–25. Nas semifinais, uma vitória contra o Chile por 27–17, e na final, 27–25 contra a Argentina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2022 às 14:24
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc apresentam resultado de pesquisa sobre a influência dos exercícios físicos para a força e autonomia dos idosos

Acadêmicos da Unesc apresentam resultado de pesquisa sobre a influência dos exercícios físicos para a força e autonomia dos idosos
Apresentação do trabalho foi realizada no Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Oitenta minutos de exercícios físicos por semana são suficientes para melhorar a autonomia, força e eficiência muscular dos idosos. A afirmação faz parte do resultado de uma pesquisa realizada pelo programa de exercícios físicos em idosos comórbitos da Unesc conduzida por professores e acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), em parceria com o Laboratório de Psicofisiologia do Exercício (LaPisCo) da Universidade.

O trabalho, que teve o objetivo de investigar o impacto de diferentes estratégias de exercícios físicos para promoção e redução das complicações, mediantes as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) em idosos, foi apresentado no Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem) e faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos Mauricio, Gabriel e Vitoria da Unesc.

Segundo o professor pesquisador, Luciano Acordi, estes trabalhos científicos apontaram impactos interessantes. Os resultados, de acordo com ele, sinalizaram que, além dos 80 minutos de exercícios físicos por semana, são suficientes para o aumento da autonomia física de idosos comórbitos, duas sessões destes exercícios divididas por 40 minutos, melhoram a eficiência de sentar, levantar e se deslocar. Por fim, esses exercícios quando realizados de forma intervalada e com alta intensidade na água (HIIT), melhoram a força muscular de pernas e braços nos comórbitos.

De acordo com os pesquisadores do grupo de estudo GPEAA, mobilizar a população idosa para realizar exercícios físicos duas vezes por semana, durante quarenta minutos, pode ajudar muito na promoção da saúde. “Neste sentido, todos os tipos de exercícios físicos, contam”, destacou o professor.

Ações de extensão

As ações envolvem três projetos de Extensão da Universidade: o projeto Tartaruga que oferece aulas de natação, o Lazerativo e Projeto de Ação Multidisciplinar da Saúde de Idosos (Pansi), que oferecem aulas de hidroginástica, além de atendimentos psicológicos, de enfermagem e nutricionais para idosos.

Conforme Acordi, o foco é a promoção da saúde mental e física na melhor senilidade. “Para os acadêmicos, novas experiências, aprendizado. Para os professores, pesquisa.  Tudo isso é integrado a extensão, consolidando tripé de uma Universidade comunitária”, defendeu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2022 às 13:24
Compartilhar Comente

Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis

Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis
Minicursos marcam abertura de Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis Mais imagens

Dois importantes minicursos abriram a programação do Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), evento organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS) e o curso de Educação Física da Unesc. O evento, que conta com palestrantes de todo o Brasil, é voltado para a comunidade interna e externa e se estende até sábado (12/11) na Universidade.

Pela manhã, os participantes acompanharam debates sobre a fisiologia na prática com o professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Guilherme Antonacci; e políticas públicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e saudáveis com o coordenador geral adjunto nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Santa Catarina, professor Fernando Barbosa dos Santos.

Dentro da fisiologia, o profissional falou sobre índices fisiológicos, prescrição da intensidade do exercício voltado para o condicionamento físico, a frequência cardíaca, ao treinamento intervalado para diferentes populações, entre outros pontos fundamentais para a área.   

Já no outro minicurso foram abordadas as políticas públicas para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e saudáveis e dentro das políticas públicas, como alcançar esses indicadores apontados pelo ODS. “O primeiro dia foi enriquecedor, com muita troca de conhecimento, aprofundamento, possibilidade de atuação do profissional de educação física nesses meios e contribuiu muito para a reflexão e melhor atuação desses futuros profissionais”, comentou a coordenadora do evento, professora Geiziane Laurindo de Morais.

O objetivo do simpósio é unir professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores para discutir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e o impacto do desenvolvimento de cidades sustentáveis para um mundo mais saudável, com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e inovação em sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos. 

“Pensamos em um evento com importantes temáticas para os nossos acadêmicos e também para toda a comunidade em geral. O evento é gratuito e está recheado de temas de interesse da população e com uma abordagem interdisciplinar que inclui todas as áreas e públicos”, convidou Geiziane. 

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Unesc Connect da Universidade.

Semana Acadêmica

Paralelo ao simpósio, ocorre também a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar a aprendizagem dos conhecimentos específicos para a formação acadêmica e atuação profissional do profissional de Educação Física.


Programação

Quinta-feira (10/11)

Das 13h30 às 17h – apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30 – minicursos com os temas: O Ensino dos Esportes na Nova Diretriz Curricular Nacional (DCN); e Ciência na Rua: Desdobramento de Pesquisas Científicas em Ambientes Públicos.

Sexta-feira (11/11)

Das 8h30 às 11h30 – minicursos sobre: “Biomecânica do Treinamento de Força”; e “O que Sabe e Quais São Os Desafios da Agenda de 2018 a 2030 – Mais Pessoas Ativas para Um Mundo Mais Saudável?

Das 13h30 às 17h – apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30 – minicursos com os temas: Oficina de Dança Escolar; e Cidades Sustentáveis e Saudáveis: Saberes, Desafios e Perspectivas.

Sábado (12/11)

Das 8h30 às 10h – Conferência de encerramento sobre “Experiência Exitosa do Município de Jaraguá do Sul”.

Das 10h às 12h – Palestra com o tema “Cidades Inteligentes: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade para a Transformação das Cidades”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de novembro de 2022 às 16:06
Compartilhar Comente

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc
Evento tem submissões de trabalhos abertas até o dia 23/10 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), evento organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS) e o curso de Educação Física da Unesc, está com submissões abertas até domingo (23/10) . O evento, que contará com palestrantes de todo o Brasil, é voltado para a comunidade interna e externa da Universidade e será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro no Complexo Esportivo.

O objetivo do Simpósio, conforme a coordenadora do evento, professora Geiziane Laurindo de Morais, é unir professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores para discutir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e o "Impacto do Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis para um Mundo mais Saudável", com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e inovação em sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos. 

“Simultaneamente ao Simpósio, acontecerá a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar a aprendizagem dos conhecimentos específicos para a formação acadêmica e atuação profissional do profissional de Educação Física”, completa.

O evento tem como potencial a troca de experiências e vivências aos participantes e proporcionar novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes para um mundo mais sustentável e saudável. 

As submissões de trabalhos podem ser realizadas neste link, assim como as inscrições para participar do evento enquanto ouvintes. Mais informações podem ainda ser obtidas pelo contato (48) 3431-2653.

Confira a programação completa abaixo:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 17:49
Compartilhar Comente

Unesc recebe jogos educativos produzidos por detentos de Tubarão

Unesc recebe jogos educativos produzidos por detentos de Tubarão
Entrega ocorreu nesta segunda-feira (17/10) e vai auxiliar acadêmicos e professores do curso de Educação Física (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Jogos educativos confeccionados por detentos do Presídio Regional de Tubarão farão parte do acervo do curso de Educação Física da Unesc. Os materiais receberão a destinação após a direção do presídio masculino de Tubarão fazer a doação, nesta segunda-feira (17/10), de 50 objetos que, a partir de agora, irão propiciar aprendizados nas disciplinas de jogos de mesa e de recreação e lazer, além dos projetos de extensão do curso.

As peças, entre jogos da velha; dominós; tangram, que é uma atividade que traz benefícios como raciocínio lógico, práticas geométricas, incentivo à criatividade; e Torre de Hanói são feitas em madeiras pelos detentos do regime fechado da entidade. “Os encontros ocorrem todos os dias e os materiais utilizados são sobras de fábricas de móveis que recolhemos, ou seja, são madeiras descartadas e que agora vão auxiliar no ensino de muita gente”, comentou o idealizador do projeto, o agente penitenciário, Fagner Amauri.

Os detentos fazem parte do projeto “Fabrincar - Fábrica de Brinquedos”, desenvolvido dentro do local. Os internos que trabalham na produção recebem remição de um dia na pena para cada três trabalhados.

Para a pró-reitora de Ensino da Universidade, Graziela Amboni, esse trabalho é transformador na vida das crianças e adolescentes que brincam aprendendo, para os apenados como ferramenta de ressocialização e para os acadêmicos que recebem mais um auxílio para o aprendizado. “Esse tipo de atividade é importante porque desenvolve uma série de qualidades no ser humano, tanto para quem recebe, quanto para quem faz todo esse trabalho. Traz concentração, atenção, além de ser emocionante toda essa ação do presídio”, destacou Graziela.

Ela reforçou que a Unesc está de portas abertas para projetos futuros e lembrou da contribuição que a Instituição fez e faz ao longo dos 54 anos de história. “É uma satisfação participar de um projeto dessa envergadura. Quando os internos fazem um trabalho que proporciona essa felicidade, é muito importante para eles e sabemos que vai trazer felicidade também para as crianças e contribuir com a sua formação”, sublinhou.

Conforme o diretor do presídio, Reginaldo Marcolino Junior, são brinquedos simples, mas que têm um valor social muito grande. “Nosso desafio é possibilitar que o preso saia com novos valores e disposto a mudar realmente de conduta”, ressaltou. 

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, destacou a importância da ação para os acadêmicos. “É um projeto muito lindo e desenvolvido para várias instituições de ensino. Ficamos felizes em sermos contemplados com esses jogos que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem durante os nossos projetos”, destacou. 

O presídio conta com 500 apenados. “São pessoas que vão voltar diferentes para a sociedade e essa abertura do mundo educacional é fundamental. Quanto mais envolvermos a sociedade, melhor. Esses incentivos são essenciais”, acrescentou Amauri. 

Participaram ainda do encontro a assessora jurídica e a coordenadora do setor laboral do presídio, Raiane Cardoso e Shane Zim, respectivamente.

Em torno de 400 jogos já foram entregues nos últimos anos para escolas das redes municipal e estadual da região de Tubarão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente