Educação Física

Unesc conquista o terceiro lugar no JUCs

A Unesc celebra uma conquista de destaque ao alcançar o terceiro lugar na 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que encerrou nesse domingo (23/07) na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba.

Em uma competição acirrada que contou com a participação de 24 universidades de todo o estado, os JUCs reuniram verdadeiros talentos esportivos em diferentes modalidades. A Unesc brilhou ao alcançar um total de 12 medalhas de prata e bronze, evidenciando a excelência de seus estudantes-atletas.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, desde a sua fundação, a Universidade tem abraçado o esporte como uma das suas principais bandeiras. “O terceiro lugar conquistado enche a todos nós de orgulho. Nossos estudantes-atletas são exemplos de dedicação e habilidade, e demonstram o espírito de excelência que permeia nossa universidade”, enfatizou a reitora, parabenizando também a Unoesc que ficou em primeiro lugar na competição e, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que conquistou o segundo lugar na classificação geral, ambas instituições de ensino superior Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe.  

“Para a comunidade acadêmica, essa conquista representa mais do que uma simples vitória esportiva; é o reconhecimento do trabalho árduo e do compromisso que a Universidade tem com o desenvolvimento e o incentivo ao esporte”, completa a reitora.

Durante os Jogos, que ocorreram ao longo de uma semana intensa, os atletas da Universidade demonstraram habilidades e talento em modalidades diversas, como tênis de mesa; futebol; basquetebol; voleibol, entre outras.

“Cada conquista de medalha de prata e bronze refletiu o esforço e a dedicação dos estudantes-atletas, que também contaram com o apoio incansável de suas equipes técnicas e da comunidade universitária. É importante registrar o apoio da reitoria, oportunizando a realização de sonhos de muitos estudantes. O agradecimento aos professores que tiraram um tempo precioso do recesso para estar com as equipes, e aos estudantes que se dedicaram na realização do treinos e os frutos foram colhidos nos jogos”, enfatizou o coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias.

“Esperamos que esta semente plantada, possa, no futuro, render mais frutos com o esporte e a representação de nossa Universidade, quem sabe teremos algumas equipes representando o Estado nos JUBs”, ressaltou o coordenador.

Representação

A Unesc esteve representada por 126 atletas. Os acadêmicos defenderam a Universidade nas modalidades de Basquetebol feminino; Basquetebol 3x3 feminino; Futsal feminino; Handebol masculino e feminino; Tênis de Mesa masculino e feminino; Voleibol masculino e feminino; vôlei de areia feminino; Xadrez feminino; e Judô masculino; e o Tênis de mesa Paradesportivo.

Neste ano, houve a participação de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) e o envolvimento de aproximadamente 1,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e organizadores.

O evento esportivo é uma realização da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Joaçaba.

Além de fomentar a participação em atividades esportivas nas IES do estado, a competição visa identificar talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários.

Conquistas da Unesc:

Prata:

Futebol feminino 

Tênis de mesa paradesporto masculino 

Tênis de mesa feminino

Basquete feminino 

Handebol masculino 

Voleibol masculino 

Bronze:

Futebol masculino 

Basquete 3x3 feminino 

Judô masculino geral (medalhas de bronze)

Futsal feminino

Handebol feminino

Voleibol feminino

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2023 às 14:27
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física da Unesc promove Festival Cultura do Movimento

Curso de Educação Física da Unesc promove Festival Cultura do Movimento
Cerca de 150 acadêmicos apresentaram suas coreografias no palco do Auditório do Ruy Hülse (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Acompanhe a matéria na integra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2023 às 13:43
Compartilhar Comente

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade
Acadêmicos e professores estiveram reunidos em forma de homenagem e respeito às vítimas de atentado registrado em Blumenau Mais imagens

A quarta-feira (05/04) foi de um silêncio diferente na Unesc, em Criciúma, em Santa Catarina e em todo o Brasil. Após o trágico atentado registrado ainda durante a manhã em Blumenau, fato que tirou a vida de quatro crianças, feriu outras cinco e deixou todo o país em alerta, os cursos de Licenciatura da Unesc promoveram um encontro de reflexão e solidariedade.

Centenas de estudantes se uniram em um ato comandado pelos professores dos cursos de Física, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Educação. Emocionados, os acadêmicos foram convidados a refletir sobre o acontecimento em cada sala de aula e, coletivamente, a fazer um minuto de silêncio.

Para o estudante da sétima fase do curso de Pedagogia, Davi Brígido, a ação foi importante para unir os colegas em um momento de homenagem. “Fiquei muito abalado com a notícia. Enquanto estudante de Pedagogia, me senti mal ao longo de todo o dia e vejo que meus amigos também estão assustados e indignados com tudo isso. Ao afetar crianças de Blumenau, esse caso atinge todo o setor da educação do país, que já vem acendendo esse alerta para a segurança nas escolas”, reflete.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino e professora dos cursos de licenciatura, Andreia Rabelo Marcelino, agradeceu o aceite maciço do convite para o ato, que é algo simples, mas com uma simbologia muito forte. “Todos nós sentimos muito. Sabemos que neste momento precisamos refletir, pensar sobre nosso papel, nossas defesas e emanar energias positivas para as famílias das vítimas e todos aqueles diretamente envolvidos neste trágico incidente. Que essa energia chegue em todas as escolas”, acrescenta.

Após as falas rápidas, o minuto de silêncio e uma longa salva de palmas, os alunos retornaram às salas de aula para continuidade das atividades.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/04/05/cursos-de-licenciatura-da-unesc-promovem-momento-de-reflexao-e-solidariedade/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente

Unesc e Criciúma Esporte Clube definem planejamento de ações para o Projeto Tigrinhos

A Unesc, por meio do curso de Educação Física, realizou a primeira reunião de planejamento com os municípios que vão participar do projeto Tigrinhos no ano de 2023. O encontro ocorreu na última semana, na Universidade, e contou ainda com a participação do coordenador técnico do Criciúma Esporte Clube (CEC), Guilherme Bossle, e do técnico das categorias Sub -11 e Sub-13, Rogério Inácio. A parceria tradicional entre o clube carvoeiro, a Unesc e municípios da região já beneficiou, ao longo de 12 anos, mais de 10 mil crianças de 39 cidades da região.

“O projeto vai ter o mesmo status que teve no passado e continuar revelando talentos para no nosso Criciúma Esporte Clube. A equipe de coordenação técnica do projeto está dedicada em fazer um grande projeto, como foi no passado”, destacou o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias.

Ele explicou que o encontro serviu para organizar o cronograma de ações do projeto. Na pauta estiveram, o processo de seleção de atletas, aproveitamento e perfil dos participantes do projeto, a organização das formações continuadas para os técnicos, além da discussão sobre o evento de entrega dos uniformes e início das atividades.

Para a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, esse projeto representa um dos pilares da Instituição: a extensão. “Dentro das bandeiras que definimos como foco para contribuição para o desenvolvimento sustentável está o esporte. Por meio dele, além das oficinas e de todo o crescimento pessoal possibilitado no ensino do esporte, formamos destaques para o futebol até em âmbito nacional, como já temos exemplos”, enfatizou Luciane.

Atualmente, o projeto já conta com 20 prefeituras e mais de 50 atletas em cada uma delas. Estiveram presentes neste encontro, os municípios de Morro da Fumaça, Balneário Rincão, Morro Grande, Turvo, Maracajá, Meleiro, Treze de Maio, São Joaquim, São João do Sul, Criciúma, Orleans, Treviso, Içara, Lauro Muller, Balneário Gaivota, Capivari de Baixo, Santa Rosa do Sul, Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul, e Urussanga.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de março de 2023 às 15:39
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física promove acolhimento e integração entre veteranos e ingressantes

Curso de Educação Física promove acolhimento e integração entre veteranos e ingressantes
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (02/03) no ginásio Professor José Antônio Carrilho, na Unesc (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O curso de Educação Física da Unesc promoveu uma atividade especial na manhã desta quinta-feira (02/03) envolvendo veteranos e ingressantes. Foi a tradicional acolhida, uma atividade que tem como intenção promover a integração entre os acadêmicos, coroada com união, confiança, respeito e conhecimento. 

Organizado pela coordenação do curso, o encontro ocorreu no Ginásio Professor José Antônio Carrilho, na Universidade, e contou ainda com a participação de professores. 

Para o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias, o objetivo principal é promover a interação entre os alunos, de forma a criar um ambiente acolhedor e colaborativo. 

E foi o que o curso fez. Para tornar mais atrativo, o professor da disciplina de Recreação e Lazer, Rômulo Luiz da Graça, trouxe um conteúdo carregado de informação, dança e animação entre os presentes. “Essa é uma atividade compartilhada na qual os alunos aprendem um pouco da história da comunicação dos povos originários do nosso país, por meio de atividades que englobam brincadeiras e cantos, transformando tudo isso em um momento de descontração entre os participantes. Esses momentos são fundamentais para que os alunos possam se conhecer melhor e criar laços de amizade”, explica Farias. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a atividade também contribui para a criação de um ambiente de colaboração e amizade, o que é fundamental para o sucesso dos alunos em seu percurso acadêmico.

“Plantem a semente do bem, acreditem na causa comunitária e façam do curso o melhor lugar para vocês estarem. Aproveitem cada ensinamento e vivam a melhor experiência nesta Universidade que tem história e que tem ainda muita coisa para compartilhar com todos vocês”, disse Gisele, durante sua fala de boas-vindas. 

Quem também esteve presente e desejou sucesso aos acadêmicos, foi a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni. “Além de vocês saírem da Universidade capacitados tecnicamente, sairão daqui capacitados de forma humana, e isso é muito importante, pois vocês vão lhe dar com seres humanos, cuidando e promovendo melhor qualidade de vida e precisamos ter um olhar empático”, disse ela que aproveitou para participar das dinâmicas.

Dinâmicas

Por falar em dinâmicas, quem adorou a ideia foi o veterano, Lucas Motta Couto da Silva. O estudante, que não passou pela atividade ao ingressar na Universidade por ter sido em período de pandemia, reconhece a importância da ação em cada semestre. “É uma forma de recebê-los muito bem e de fazer com que se sintam à vontade no curso e nos corredores, interagindo com os veteranos das outras fases”, comentou.

A içarense e ingressante do curso, Rafaela Philippi Garcia, ficou encantada com a ideia e deseja participar das próximas oportunidades. “A dinâmica foi relaxante e me proporcionou momentos divertidos com meus colegas. Ao fim do encontro percebi que algumas pessoas se despediram já interagindo com os companheiros de outras fases, o que é muito bom”, destacou.

Nesta sexta-feira (03/03) o curso fará a segunda atividade com os acadêmicos da noite, a  partir das 19h30, no mesmo local.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de março de 2023 às 15:54
Compartilhar Comente